Texto: Eduardo Ferras
Na tarde de sábado, 16, no Fórum Internacional de Software Livre (FISL) foi apresentado a iniciativa “Metabotix: robótica e metareciclagem como forma lúdica de atrair meninas para TI” que teve como palestrantes a engenheira Christiane Borges, professora no instituto federal de Goiânia, e a Webdesigner Andresa Martins, uma das fundadoras do grupo MNT (Mulheres na Tecnologia) (http://mulheresnatecnologia.org/).
Christiane Borges começou na área de tecnologia por influência do avô que trabalhava com eletrônica devido a manutenção de sistemas de alarme. A dupla apresentou dados do cenário atual sobre a escolha das mulheres nos cursos de graduação e a distribuição de gêneros entre alguns cursos de engenharia e ciências humanas, além de nomes de engenheiras famosas que fizeram grandes contribuições para produtos que utilizamos hoje.
O início do projeto pesquisou a respeito de kits educacionais para aprendizagem de robótica com adolescentes, e resultou em uma decepção. Naquele momento o kit mais barato se encontrava em torno de R$ 2mil reais, e inviabilizaria o seguimento da iniciativa. Assim, os voluntários do projeto optaram por escolher o produto Lego Mindstorms (mindstorms.lego.com), tendo um custo menor para manter a iniciativa e alcançar mais pessoas.
O projeto nasceu de um edital disponibilizado pelo Governo Federal, que tinha a missão de ensinar assuntos relacionados a tecnologia para mulheres e jovens, sendo o público restrito ao gênero feminino. Após algum tempo de projeto, o mesmo se tornou aberto para todos os públicos gerando ótimos resultados para os participantes e levando o Metabotix (https://www.facebook.com/metabotix/) a participar de alguns eventos mostrando seus resultados e trabalhos realizados.
0sem comentários ainda