Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Vini Melo

 Voltar a Blog
Tela cheia  Todas as versões

A utilização de Software Livre no processo de aprendizagem

22 de Junho de 2017, 20:12 , por Vinícius Melo - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 84 vezes

Atualmente o conhecimento mínimo em informática é essencial, seja para trabalho ou até mesmo para se comunicar com um parente mais distante. Muitas pessoas conseguem se virar sozinhas, outras preferem fazer um curso presencial, mas infelizmente o que mais aprendem hoje são tecnologias proprietárias (como o pacote Office da Microsoft). Quais as desvantagens em começar no mundo da informática com softwares proprietários? E quais as vantagens em iniciar com Software Livre?

Segundo a FSF (Free Software Foundation), todo software é considerado liivre quando este respeita as 4 liberdades essenciais:

Liberdade 0 - A liberdade de executar um programa como você desejar, para qualquer propósito.

Liberdade 1 - A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo às suas necessidades. (É necessário o acesso ao código fonte)

Liberdade 2 - A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao próximo.

Liberdade 3 - A liberdade de distribuir cópias de suas versões modificadas a outros. Desta forma, você pode dar a toda comunidade a chance de beneficiar de suas mudanças. (Também é necessário o acesso ao código fonte)

 

Tendo noção disso, como todas essas liberdades nos ajuda na aprendizagem? Aprender tem o significado de ir além da instrução direta, logo, no processo de aprendizagem não podemos apenas aceitar tudo o que nos é imposto. Com a utilização de tecnologias proprietárias perdemos o direto de aprender do nosso jeito, pois ao modificar qualquer parte do programa estaríamos violando os direitos de quem produziu o software, dessa forma deixamos de ter a autonomia na aprendizagem e passamos a aceitar tudo o que o proprietário quer.

A forma como se aprende pode determinar, em grande parte, o que se aprende. Se os proprietários impoem como devemos formatar um texto, como devemos fazer uma apresentação em slides ou até mesmo como nos comunicar através da internet, o que seria esse processo de aprendizagem senão apenas decorar tudo o que definiram por nós, quebrando com toda a nossa autonomia na forma de assimilar o conteúdo. 

Além disto podemos falar sobre a forma colaborativa de construção de Software Livre, que se é dada em grande maioria por colaboração de pessoas da comunidade. A forma como cada pessoa encara um problema/desafio e o soluciona é diferente, por isso muitas soluções são mais eficientes pelo simples fato de que outras pessoas colaboraram na formação destas. A aprendizagem cooperativa implica diretamente na interação e ajuda mútua, possibilitando que pessoas aprendam de modos distintos.


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.