Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blog
Tela cheia

OMG! SUSE! Entrevista Jos Poortvliet

11 de Setembro de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1515 vezes

Geeko01Caros Lizards e Geekos, OMG! SUSE! entrevista Jos Poortvliet!

 

Durante a ultima semana tivemos uma entrevista do Jos, recentemente apresentado como Community Manager do projeto openSUSE, publicada no. OMG! SUSE!. Esta entrevista foi muito bem conduzida pelo RTyler, fundador e mantenedor do OMG! SUSE! e integrante do time de Marketing do openSUSE.

Segue abaixo a tradução livre da entrevista, que pode ser encontrada em seu idioma original neste link

________________________________________________________

Quando comecei a trabalhar no OMG! SUSE! o projeto openSUSE não tinha um gerente da comunidade preenchendo o vazio deixada pelo Joe Brockenmeier (aka Zonker), ou seja, eu não tinha ninguém para incomodar com minhas perguntas tolas de todos os tipos. Felizmente, Jos Poortvliet foi apresentado como o novo gerente de comunidade e chegou até a oferecer-se para responder a algumas perguntas para mim!

Acho que vou chamar esta série de entrevistas de "Síntese Geeko", que eu farei em determinados momentos, conversando com membros do projeto openSUSE exatamente como estamos fazendo agora. Sem mais delongas, vamos a entrevista.

_____________________

 

Rtyler_200Olá Jos, aproximadamente um pouco mais de um mês você se juntou a  Novell como o gerente da comunidade openSUSE, pelas minhas anotações você visitou escritórios da Novell em Boston, em Nuremberg, e agora estão de volta a Holanda, perdi alguma coisa?

Jos_200Ehrm, Praga ;-) Eu queria conhecer as pessoas que eu estava trabalhando.  Muitos de vocês vivem em todo o lugar, obviamente, por isso antes de 01 de Agosto eu já comecei a ler sobre o que estava acontecendo na web.  Mas muita gente do openSUSE trabalha nos escritórios da Novell, especialmente em Nuremberg e Praga, então fui lá falar com eles pessoalmente.  Espero encontrar mais membros da comunidade na conferência do openSUSE - é legal saber que existem os rostos por trás dos endereços de correio ...

 

Rtyler_200Como funcionário da Novell você também foi a GUADEC correto? Este ano teve alguns reclamando sobre as contribuições do GNOME na Internet no que diz respeito a Canonical, você notou alguma tensão em relação a Novell/SUSE Linux e o seu apoio para Mono, GNOME e alternativas, como o KDE e XFCE? (sinta-se a vontade para expandir o tema GUADEC em relação ao openSUSE)

Jos_200 Bem, eu ainda estava na folha de pagamento do governo holandês, mas eu fui uma noite. Isso foi durante uma festa dada pela Canonical e toda a tensão que eu notei foi sobre os tickets para cerveja que acabaram bem cedo ...

Eu o conheci alguns desenvolvedores do GNOME na Novell, mas isto não tem a ver com o assunto. Claro que eu sei que algumas pessoas não estão muito contentes com a situação do Mono, mas eu duvido que existam usuários do GNOME loucos o suficiente para não gostarem do openSUSE só porque ele também vem uma aplicação KDE ... Quero dizer,  eu pessoalmente misturo KDE e aplicativos GTK e me divirto com vários ambientes shell e desktops, mas se você não o faz, que mal pode fazer a existência de XFCE ou LXDE no openSUSE?

Prefiro ver isto como uma oportunidade - não há espaço para melhorias, quando se trata de usar aplicativos GTK em um desktop Plasma e aplicativos do KDE no GNOME - e espero que o openSUSE possa ajudar ai. Afinal, vamos ser honestos - algumas aplicações do GNOME destroem os aplicativos equivalentes do KDE - e no sentido inverso também é verdade.  Você pode desperdiçar seus recursos em reescrever as aplicações do KDE no GTK + - e o que é que você ganha com isto se analisarmos pelo ponto de vista de um usuário final? Nada!

Então, vamos passar mais tempo falando sobre integrações, por favor!

 

Rtyler_200Agora que você esta se estabelecendo, quais são os grandes projetos que estão no seu prato para Setembro?


Jos_200 Deixe-me ver.  Estou envolvido com o Marketing, e entre outras coisas trabalhando no programa de embaixadores. Estou tentando empurrar adiante a formação de uma Fundação dentro da Novell e SUSE Linux. Claro que a discussão sobre estratégias já estão ai, esperamos terminar esta discussão em nossa conferência, em Outubro.  O que é em si, uma grande coisa também, eu diria - organizar a conferência é um trabalho enorme.  Muito do que já está feito, foi feito antes de eu entrar para a Novell e - bem, algumas destas coisas não foram colocadas no meu prato ;-)

 

Rtyler_200Sim, a conferência está chegando *real * em breve! De acordo com @ openSUSEConf a agenda ja foi definida, algo interessante que você deseja compartilhar conosco? :) O que mais precisa ser organizado para a conferência, você precisa de alguma coisa da grande comunidade do openSUSE?

Jos_200O que resta? Muito pouco ;-)
Aquelas coisas que você só pensa nas últimas semanas, como emblemas, tickets de viagens de/para o local, coisas patrocinador, oh, e as mochilas e materiais da conferência. Ei, e precisamos de alguns presentinhos legais para lá e que vai ajudar no ato da inscrição... Assim, muitas questões ainda em aberto ...

O que eu preciso de todos vocês? Bem, primeiro de tudo seria ótimo se você pudesse vir para o evento.  Eu quero conhecer o maior número possível de comunidades.  Além disso, vamos discutir coisas como estratégias, e também muitas coisas técnicas e tal - quanto mais membros da comunidade estiverem no evento mais decisões poderão ser feitas. E, claro, mais cerveja pode ser bebida, é preciso ajudar os pobres Nurembergers livrar-se de que a piscina de cerveja enormes que eles têm lá, né?

Em outras áreas - bem, o Marketing da conferência ainda precisa ganhar força.  Esperemos publicar o calendário na sexta-feira e a partir de então precisamos de pessoas para falar sobre a conferência openSUSE. Pubilca-lo  como notícia nos fóruns , tweet, identica, blogs sobre o assunto - que pode parecer trivial, mas se tivermos 10% dos leitores deste blog e para cada 20 blogs um visitante - nós provavelmente teremos o triplo do numero de visitantes que pretendemos atender ;-)

Por isso, faz uma grande diferença para nós se você espalhar esta mensagem. Ajuda com digg, facebook etc - e nós poderemos nos certificar que todos ficaram sabendo sobre a conferência!

 

Rtyler_200O marco inicial para o openSUSE 11.4 foi "lançado" na semana passada, você já começou a elaborar um plano "master" para o lançamento em Março de 11.4?

Jos_200Heh, já conversei sobre estas festas de lançamento com o Gnokii , mas sem grandes mudanças.  Eu tenho algumas coisas planejadas do meu time KDE no qual podemos usar, mas francamente, prioridades a curto prazo ocupam a maior parte do meu tempo agora.

Em geral, eu não sou muito aquela pessoa de planejamento de qualquer maneira.  Pelo menos, não quando se trata de trabalhar em uma comunidade de fonte aberta e especialmente quando se trata de prazos não muito longos.   Qualquer pessoa pode dar ideias, discutir, planejar. Mas a única coisa que realmente ajuda é fazer o trabalho.  Então, eu prefiro ver alguém escrever um news.opensuse.org artigo sobre a conferência que esta para chegar do que um maravilhoso plano de mídia para o 11.4.

Sim, é sério. Planejamento futuro  em software livre... - bem, você precisa ter uma ideia de onde você vai, com certeza. Mas, em geral temos tantas pessoas inteligentes em ao redor que uma conversa de 10 minutos traz ideias o suficiente para nos manter ocupados durante o resto do ano ...   Veja as melhorias do programa de embaixador.   Nós temos um documento com ideias sobre como fazer isso. Para a execução de metade delas seria preciso dedicar um time de 10 pessoas para um ano inteiro de trabalho.  Então, eu prefiro muito mais se alguém puder assumir algum trabalho para agora, em vez de continuar a reflexão e discussão e tal.  Especialmente discussões sobre as prioridades - francamente, quem se importa? Priorities? Prioridades?. Vamos lá, a maioria de nós são voluntários, nós trabalhamos com o que gostamos.  Eu não posso ditar o que é uma alta prioridade - se alguém quiser escrever um artigo sobre o uso do openSUSE em máquinas de café. Eu prefiro fazer isto do que - bem, nada ...  Porque tenho certeza que não seria capaz de convencer essa pessoa a escrever sobre a conferência openSUSE.

Então o que nós precisamos focar mais está  em fazer o trabalho.  Olhe para você - é exatamente o que você faz.  Basta escrever artigos esquisitoes! Não falar,... Trabalhar!.  No final, o resultado é a única coisa que conta.  Então, quem fala em diminuir nossos esforços "porque não é prioridade" ou para aqueles que mantém todos ocupados com reuniões, em vez de escrever ou pintar ou fazer algo de útil - eles vão ter que lidar comigo ;-)

 

Rtyler_200 Acho que praticamente cobrimos tanto quanto deveríamos para o inicio do "Geeko Síntese", alguma coisa interessante que você gostaria de adicionar para terminar?

 

Jos_200 Bem, hum, desculpe pelo longo discurso no final. Os que estão na lista de Marketing e, obviamente, os da equipe de Marketing do KDE que já ouviram anteriormente minha opinião sobre "planejamento" ok, para outros podem ser novos no grupo ...  Sério, geralmente eu sou um cara legal, existem muito poucas coisas que me tiram do sério ;-)

______________________

 

E está foi a traducao livre da primeira edição do "Síntese Geeko"

Abraços a todos!Euhackergotchi
Ate a próxima
CarlosRibeiro


Tags deste artigo: wallpaper software livre novell debian ubuntu opensuse microsoft red hat redhat linux

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.