Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

banner

 


Tela cheia

Como configurar o Ubuntu 14.04 para desligar quando a tampa do Laptop for fechada

28 de Abril de 2014, 16:39 , por Marcos Mota - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 919 vezes
Desligar laptop

Se você atualizou para o Ubuntu 14.04 recentemente e quer mudar o comportamento do sistema quando a tampa do laptop for fechada, veja aqui como fazer.

Normalmente, ao baixar a tampa de um laptop ele entra em hibernação, mas nem sempre esse é o comportamento que usuário quer. Por exemplo, o sistema também pode ser desligado. Se você ainda não sabe como configurar isso, acompanhe esse tutorial e descubra.

Como configurar o Ubuntu 14.04 LTS para desligar quando a tampa do Laptop for fechada

Para configurar o Ubuntu 14.04 LTS para desligar quando a tampa do Laptop for fechada, você pode abrir as “Configurações do sistema” e no item “Energia”, colocar o campo “Quando a tampa for fechada” como Desligar. Alternativamente, você pode optar por “Suspender” ou “Não fazer nada. Mas se preferir fazer isso no arquivo de configuração, faça o seguinte: Passo 1. Abra um terminal (Usando o Dash ou pressionando as teclas CTRL+ALT+T) Passo 2. Execute o comando abaixo para abrir o arquivo de configuração via editor de textos Gedit:

sudo gedit /etc/systemd/logind.conf

Passo 3. Encontre a linha #HandleLidSwitch=suspend, remova o símbolo # e mude-a para o comportamento correspondente ao que deseja usar. Por exemplo, para desligar o computador quando a tampa for fechada, deixe assim:

HandleLidSwitch=poweroff

Passo 4. Para hibernar o computador quando a tampa for fechada, deixe assim:

HandleLidSwitch=hibernate

Passo 5. Para não fazer nada, use isso:

HandleLidSwitch=ignore

Passo 6. Salve o arquivo e feche-o. Passo 7. Execute o comando abaixo ou simplesmente reinicie o computador, para aplicar as alterações;

sudo restart systemd-logind

Pronto! Agora você já pode usar seu equipamento com mais tranquilidade, sem ficar se preocupando com seus documentos.


Tags deste artigo: ubuntu 14.04 notebook