O debate “Manifestações e repressão: o que a UFBA tem a ver com isso?” ocorrerá em 10/4/2014, das 15 às 17 horas, no Auditório de Arquitetura e tem presença confirmada do Professor Nelson Pretto.
Confira, abaixo, o release completo.
Manifestações e repressão: o que a UFBA tem a ver com isso?
Estamos vivendo um momento delicado de alerta e endurecimento do sistema de repressão política pelo Estado. Diversas estratégias já atingem os estudantes, com repressões ocorridas nas universidades, em especial com criminalização da juventude, a exemplo das manifestações na UFRGS e no Campus da UFSC. Em Salvador, um ato contra a COPA ocorrido em 29 de março foi interrompido com a prisão de 18 jovens, inclusive estudantes da UFBA e IFBA, cujo crime foi protestar contra os gastos públicos exorbitantes e remoções forçadas decorrentes das obras para o evento.
Assistimos o aparelho de segurança pública ameaçar, amedrontar e principalmente cercear o direito de defesa e de livre manifestação, tão caros à nossa história recente, marcada por arbitrariedades que continuam a acontecer cotidianamente. Hoje, torna-se mais nítido seu teor classista e racista.
Mesmo do ponto de vista nacional, estamos num período de endurecimento, inclusive da legislação, com a Lei da COPA, o Decreto de Garantia da Lei e da Ordem e a Lei a antigreve. Este será o grande legado da COPA? Acreditamos que não. O legado será consolidar as ruas como espaço de manifestação política e por isso precisamos debater e nos posicionar, em especial frente à criminalização do direito de manifestação e contestação dos mais jovens. Neste contexto, perguntamos: o que a UFBA tem a ver com isso? E propomos um debate entre a Comunidade Acadêmica e os pré-candidatos a Reitor da UFBA com o seguinte tema: “Manifestações e repressão: O que a UFBA tem a ver com isso?”.
O evento ocorrerá na próxima quinta-feira (10/4), dia de paralisação nacional dos docentes das IFE, como parte do calendário de mobilização do ANDES-SN, em meio a uma crescente organização dos servidores públicos federais. Durante o evento será feita a entrega pública aos pré-candidatos da pauta local construída pelos docentes da UFBA durante a greve de 2012.
Data: 10/4/2014
Horário: das 15 às 17 horas
Local: Auditório de Arquitetura
Organização: Professores da UFBA – oposição à direção da APUB
0sem comentários ainda