Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blog
Tela cheia

Debian e o horário de verão na Bahia e no Tocantins

20 de Outubro de 2012, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

À meia noite deste Sábado, uma parte do Brasil vai adiantar os seus relógios em uma hora. De última hora, aconteceram alguma mudanças no horário de verão: a Bahia não vai mais participar, e o Tocantins passa a participar. Existe uma certa polêmica ainda, o Tocantins tentando sair, mas a sua participação no horário de verão está no decreto oficial.

Uma grande parte dos sistemas operacionais, Debian inclusive, utiliza uma base de dados chamada tzdata para atualizar seus relógios automaticamente com a chegada do horário de verão, e toda vez que os políticos resolvem alterar as regras, essa base de dados precisa ser alterada.

No Debian, Rogério Bastos relatou o bug #690606 alertando para a mudança nas regras. Eu preparei um patch fazendo as mudanças necessárias. O Aurelien Jarno, um dos mantenedores do tzdata no Debian, atualizou o pacote incluindo esse patch tanto na distribuição Wheezy (testing) quanto na Squeeze (stable).

Então, pra atualizar as regras de horário de verão num sistema Debian, basta atualizar o seu sistema normalmente (apt-get update && apt-get dist-upgrade). No caso do Squeeze (stable), o repositório stable-updates precisa estar habilitado (ele está habilitado por default).

O pacote tzdata oficial ainda não foi atualizado para as mudanças do horário brasileiro de verão, mas o patch utilizado no Debian já foi submetido para a lista.


Tags deste artigo: debian tzdata bahia tocantins

1Um comentário