Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Blog

7 de Dezembro de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Aqui serão replicados todos os artigos publicados originalmente no sítio do grupo Software Livre Educacional.


O Fisl, a Educação e o Software Livre

5 de Agosto de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

No Fisl 13 a educação marcou presença! E a presença foi substancial, e significativa. O GT de Educação conseguiu unir debates, palestras, oficinas, encontros, e estudos. Foram momentos em que se consolidou a necessidade e a pssibilidade de educar tendo com ferramenta o software livre.

Há pouco tempo atrás, essa interação software livre e educação parecia impossível de acontecer. Hoje no entanto é visívvel a todos que é possível, viável e ético educar  usando software que permite a distribuição gratuíta, o estudo, a modificação  e o compartilhamento.

Peço licença, a você leitor, para me aventurar nesse acróstico despretencioso.

Falamos de educação

Inclusão digital fez parte das nossas conversas

Socializamos nossos saberes e reforçamos nossa certeza...

Liberdade para Educar X Educar para Liberdadesmiley



Fisl 13

30 de Julho de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

O Fisl13 foi mardado por muito aprendizado, troca de experiências, e calor humano.

SER LIVRE é o CAMINHO!!!!!

fisl13 debate o uso de softwares livres na educação das crianças

28 de Julho de 2012, por Gabriel Galli

Traduções
Visualizado 99 vezes

No último dia de fisl13 o GT Educação proporcionou um diálogo com professores e profissionais de T.I. que compartilharam experiências educativas a cerca do uso de Software Livre. A mesa composta pelas professoras cearenses, Glenilce Maria de Sousa Forte e Liduína Vidal de Almeida e pelo o professor gaúcho e ganhador da Prêmio Ação Coletiva 2010 pela distribuição Pandorga Linux, Marcos Silva Vieira, compartilharam experiências e soluções criativas utilizando o Software Livre em escolas públicas.

O professor Marcos Silva Vieira, destacou em sua fala que o futuro já existe, pois as crianças hoje se apropriam com total autonomia de técnicas que ainda não sabem lidar. Ele apresenta um vídeo para os participantes da palestra, de um aluno que embora sem ter noção de teoria musical, consegue criar melodias utilizando pela primeira vez um software de educação musical.

O professor ressalta que o uso do Software Livre na Educação é importante por duas razões: pela questão econômica e pelas múltiplas possibilidades criação e modificação que oferece. Destaca ainda, que o SL contribui para se alcançar os 4 pilares da Educação para o Século XXI segundo a UNESCO e que para ele, também são os pilares do Software Livre: Aprender a conhecer; Aprender a viver junto e colaborar; Aprender a ser e Aprender a fazer.

As professoras da Rede Municipal de Fortaleza-CE Glenilce e Liduína, compartilham experiências do uso do Software Livre em suas escolas e as modificações criativas feitas com programas já existentes. Elas afirmam que o Software Livre proporciona a autonomia, colaboração e a criatividade dos alunos e ressaltaram a importância de espaços como o fisl, para a troca de experiência com professores de outras regiões do Brasil.

A professora Glenilce cita exemplos dessas “soluções criativas”. Ela utiliza osfamosos programas do LibreOffice Impress e Calc para atender outras necessidades educativas, dando novas funções para esses programas, como a criação de jogos de múltipla escolha, ortografia, cruzadinhas, “contação” histórias, elaboração de aventuras de geografia (Você é um astronauta) e outras novas funções. A professora cita uma famosa frase do filósofo grego Aristóteles: “A autêntica riqueza se encontra no uso mais que na propriedade” e conclui sua apresentação ressaltando que o Software Livre deve ser utilizado para proporcionar atividades lúdicas e prazerosas.

A professora Liduína, chamada carinhosamente de “vovó do Software Livre”, fala da necessidade de superação da “tecnofobia”, termo que diz respeito à resistência dos professores ao uso das tecnologias na educação e afirma: “gosto de ser professora e gosto de ser livre”. Para ela, imposições e cerceamento não favorecem a aprendizagem e o Software Livre proporciona a liberdade de criação e transformação, autonomia e colaboração. A professora finaliza sua apresentação, ressaltando a necessidade de ampliação do diálogo entre os professores e os profissionais de T.I, tão importante para a solução dos problemas, capacitação dos professores, desenvolvimento de programas que atendam às necessidades dos educadores e elaboração de novos projetos.

Para finalizar, a professora e pesquisadora da UFMG, Ana Cristina Fricke Matte, elogia a abertura do evento para os debates e troca de experiências com o Software Livre na Educação e fala sobre a necessidade de consolidação de diálogos entre educadores e profissionais de T.I para a consolidação do Software Livre para uma educação de melhor qualidade.

Escrito por Rafaela Melo



Redes Sociais com software livre Noosfero serão temas de várias atividades no FISL 13

24 de Julho de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

O Noosfero, a plataforma livre, desenvolvida no Brasil, será tema de várias atividades na 13ª edição do Fórum Internacional Software Livre (fisl13) em Porto Alegre, entre os dias 29 de junho a 2 de julho de 2012. 

Ao todos serão sete atividades que abordarão desde casos de uso, encontro da comunidade e até mesmo um debate que relaciona o desenvolvimento de plataformas livres e federadas para colaboração na internet como uma estratégia para o desenvolvimento do país! 

 

Confira abaixo a programação e participe!

 

25/07/2012 (quarta)


254 - Criando sua rede social com Noosfero
Sala 41-B (DAEMON) -> 25/07/2012 (quarta) as 11h.
Com Caio Almeida e Daniela Feitosa

Demonstraremos como instalar um ambiente Noosfero, mostrando como é fácil criar sua própria rede social e algumas dicas de personalização. Apresentaremos os passos para a instalação da plataforma e como personalizá-la, criando uma rede social única. Tópicos que serão abordados na palestra: - Instalação no Debian - Criação de admin - Criação de ambiente - Criação de templates dos perfis - Habilitando plugins - Habilitando/desabilitando as funcionalidades do ambiente - Configurando os papéis do ambiente - Configurando o chat - Inserindo opções de tema para os perfis - Aplicando temas nos perfis - Configurando domínio próprio - Configurando a instalação para suportar multitenancy. Mais informações.

 

328 - O software livre Noosfero potencializando a educação a distância
Sala F-12 (Paulo Freire) -> 25/07/2012 (quarta) as 13h.
Com Anderson Alencar (IPF)

Essa palestra será ministrada por um representante do Instituto Paulo Freire (IPF) sobre um projeto realizado em parceria com a Colivre. Mais especificamente, esta palestra objetiva apresentar o caso de uso do software livre Noosfero em dois cursos de educação a distância no Instituto Paulo Freire, por meio da Universitas Paulo Freire (UniFreire). O Noosfero foi utilizado em dois cursos oferecidos pela UniFreire como tecnologia para a educação a distância: um oferecido a professores da rede pública e privada do município de Bertioga, em São Paulo, e outro oferecido ao Instituto Ilhas do Brasil, em Florianópolis.

 

27/07/2012 (sexta)


189 - Encontro da Comunidade Noosfero
Sala 601 (Encontros Comunitários) -> 27/07/2012 (sexta) as 12h.
Com Caio Almeida e Daniela Feitosa.

O objetivo desta atividade é integrar os usuários e desevolvedores da plataforma Noosfero e dar a oportunidade para que novas pessoas interessadas no projeto possam se integrar à comunidade. A atividade será composta dos seguintes momentos: - Breve apresentação de redes e grupos de usuários Noosfero - Planos para o futuro: redes sociais federadas, dados abertos, web semântica, API para aplicações independentes. Mais informações.

 

550 - TecCiencia – uma rede social para a educação
Sala 602 (Educação) -> 27/07/2012 (sexta) as 18h.
Com Débora Abdala

A palestra visa apresentar a experiência do ambiente TecCiencia,uma rede social que congrega recursos em diversas mídias,possibilitando a criação de comunidades educacionais,utilizando a plataforma livre Noosfero. Esse ambiente é desenvolvido em Ruby On Rails e roda sob servidor GNU/Linux com banco de dados PostgreeSQL. O uso do TecCiência na educação tem como princípio norteador utilizar os recursos digitais com o propósito de uma didática “rizomática" e participativa.


28/07/2012 (Sábado)


752 - Tecnologias livres e as plataformas de colaboração como estratégia nacional.
Com Antônio Terceiro e Marcio Pochamn (UNICAMP). 
Sala 40-A (Painéis) -> 28/07/2012 (Sábado) as 10h.

Debate terá como objetivo discutir a questão sobre software livre e a necessidade de desenvolvimento tecnológico para o desenvolvimento do país. Levantar, debater e evidenciar pontos para o governo federal e empresas possam amadurecer o uso estratégico de tecnologias livres. Mais informações.


302 - Redes Sociais Federadas e o desafio de uma Internet livre e autônoma.
Com Antônio Terceiro e Aurélio Heckert. 
Sala 41-D (Desktop) -> 28/07/2012 (Sábado) as 17h.

O que são redes sociais federadas? Como acontece isso na prática? E por que esse novo conceito de redes sociais é vital para a manutenção dos princípios de liberdade e de autonomia na Internet? Partindo dessas questões, essa palestra visa contribuir para o esclarecimento e difusão desse emergente conceito e suas diferentes formas de implantação. Mais informações.

305 - Occupy softwarelivre.org: encontro das comunidades do PSL -BR
Sala 601 (Encontro Comunitários) -> 28/07/2012 (Sábado) as 18h.
Com Paulo Meirelles, Valessio Britto e Aurélio Heckert

O softwarelivre.org, desde 2009, passou de um simples portal de notícias para uma rede social temática. Ela usa o Noosfero, uma plataforma livre para redes sociais e economia solidária, desenvolvida no Brasil. Existe um bom conjunto de funcionalidades do Noosfero pouco usadas ou, ainda, muitas comunidades de SL brasileiras não enxergaram a importância de usarmos e nos unirmos em torno dessa rede. Este encontro tem o objetivo de discutir ações e mostrar ao vivo como usar os recursos da rede.



Programação da trilha educacional no FISL13

23 de Julho de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Abaixo está a grade de programação da trilha educacional do FISL13. A diversidade é enorme e tem tema para todos os gostos.  Smile

Dia 25/07

Salas 41B
Daemon
41F
Desenvolvimento
40A
Painéis
602
Educação
F12
Paulo Freire
10:00         Reunião dos GUs com o GT Educação: organização 2012
Clarisse de Lima Abrahão, Wilkens Lenon da Silva de Andrade, Frederico Gonçalves Guimarães, Ana Cristina Fricke Matte
11:00       Crianças Livres, UCA e Pandorga
Marcos Silva Vieira, Italo Modesto Dutra, Rainer Otto Wilhelm Krüger
Comunidades de prática no software livre
Carlos Henrique Silva de Castro
12:00       Software livre na educação superior
Rodrigo Padula de Oliveira, Ronald Emerson Scherolt da Costa, Sergio Amadeu da Silveira, Ana Cristina Fricke Matte, Ana Beatriz Gomes de Carvalho
Robótica livre e informática no ensino fundamental
Patricia Fisch
13:00       O software livre Noosfero potencializando a educação a distância
Anderson Fernandes de Alencar
14:00 Duda Library: Reinventado a Biblioteca de Papel para a Era Digital
Duda Nogueira
  Política Públicas de Inclusão Digital: um olhar da sociedade civil
Mauricio Serrano Falavigna, Beatriz Tibiriça, Vilmar Simion Nascimento, Fabiano Flores, Silvana Lemos, Domingos Sávio de França
Software livre na educação de adultos
Fátima Conti, Ana Cristina Geyer de Moraes
Scratch para educadores
Juliano Bittencourt
15:00     Software livre e a alfabetização tecnológica dos Professores
Marinez Siveris, Frederico Gonçalves Guimarães, Antonio C. C. Marques
Criando vídeo aulas com o RecordMyDesktop
Wilkens Lenon da Silva de Andrade
16:00   O Projeto ABC Robótica Livre
Juliana Vargas, Tatiane Silveira da Cruz Alves, Leandro Schneider
  Ensinando Redes com Emuladores
Edwin Cordeiro
Educação Libertária e código proprietário - Tomada01
Cinara Kelly Alves Cruz, Gleidston Alis Mendes de Campos
17:00       Educomunicação e software livre na formação de sujeitos autonomos
Gracia Lopes Lima
Amadeus
Thiago Araújo
18:00       Radio Escola nas Trilhas da educomunicação
Aline Dilkin
19:00       Uso das TICs na Educação Latino Americana
Leonardo Zenha Cordeiro




Dia 26/07

Salas

602
Educação

F12
Paulo Freire
10:00   Construção de ambientes web livres
Frederico Gonçalves Guimarães
11:00 Desenvolvimento de software livre educacional
Thiago Araújo, Rubens Takiguti Ribeiro, Hugo Leonardo Canalli, Leonardo Freitas da Silva Pereira, Rainer Otto Wilhelm Krüger, Luis Fernando Carvalho De Marchi, Paulo Meirelles, William Daniel Colen de Moura Silva
12:00
13:00 DownEx: Informática na Educação para auxiliar a alfabetização de pessoas de SD
Ameliara Freire Santos
Discutindo as 4 liberdades do Estudante
Anderson Fernandes de Alencar, Wilkens Lenon da Silva de Andrade
14:00 Políticas públicas educacionais e software livre
Verónica Xhardez, Ana Cristina Geyer de Moraes, Ana Beatriz Gomes de Carvalho, Lina Montoya
Uma analise das tirinhas dos Site, VIDA DE SUPORTE E VIDA DE PROGRAMADOR
Antonio C. C. Marques
15:00   Cultura Livre e Educação Popular
Clarisse de Lima Abrahão
16:00 Elaboração e Implantação do curso Fundamentos em Software Livre
Américo Munhóz Junior
Educação Libertária e código proprietário – Tomada02
Cíntia Antão de Santana, Vitor Steinhaus, Monica Carvalho Brum Rodrigues
17:00 Uma experiência de computadores recondicionados para difusão do Software Livre
Cíntia Mercês Souza, Fabio Ressurreição Rocha, Débora Abdalla Santos, Abraão do Carmo Pina
GCompris
Luciana Xavier de Campos, Ana Cristina Geyer de Moraes, Marinez Siveris
18:00 As redes de aprendizagem e a sociedade do controle
Duda Nogueira, Frederico Gonçalves Guimarães, Sergio Amadeu da Silveira, Wilkens Lenon da Silva de Andrade, Alexandre Oliva
19:00






Dia 27/07

Salas 41B
Daemon
41F
Desenvolvimento
602
Educação
F12
Paulo Freire
10:00 Inclusão Digital e a singularidade das multidões
João Carlos Caribé, Mario Brandão, Paulo Rená da Silva Santarém
  Professor livre na rede
Hugo Leonardo Canalli, Rafael José Puiati Bergamaschi, Sergio Amadeu da Silveira, Ana Beatriz Gomes de Carvalho, Wilkens Lenon da Silva de Andrade, Ana Cristina Fricke Matte
Usos Educacionais do TuxPaint
Marcos Silva Vieira, Liduina Vidal de Almeida
12:00     LibrEdu:avances en la construcción de una red latinoamericana de Educación
Frederico Gonçalves Guimarães, Pablo Javier Etcheverry, Laura Marotias
13:00     Algumas formatações especiais no Writer
Fátima Conti
14:00   O Papel do Software Livre na universalização do conhecimento
SECOM
Autoria e coautoria na perspectiva da colaboração
Luciana Xavier de Campos
Migração para software livre
Gustavo Guerra
15:00     É preciso hackear a educação
Adriano Teixeira
Libros Libres: una experiencia de libre acceso al conocimiento académico
Laura Marotias
16:00     Um novo modelo para transformação de caça-níqueis em computadores educacionais
Gabriel Armando Delgado, Benjamin Grando Moreira, Fabricio Bortoluzzi
Educação Libertária e código proprietário – Tomada03
Manassés Ferreira Neto, Agda Mendonça
17:00     Arranjo Produtivo Local de Base Comunitária em Cultura Digital
Lucas Alberto Souza Santos, Jader Gama
ACO - Ambiente Colaborativo Online
Wilkens Lenon da Silva de Andrade, Rafael José Puiati Bergamaschi, Carlos Henrique Silva de Castro, Ana Cristina Fricke Matte, Hugo Leonardo Canalli
18:00     TecCiencia – uma rede social para a educação
Amaleide Lima dos Santos, Débora Abdalla Santos
19:00     Dojo com Arduino
Luciano Ramalho






Dia 28/07

Salas 41A
Tux
41F
Desenvolvimento
602
Educação
F12
Paulo Freire
10:00     Experiencia de educomunicação e radio escola em Santa Maria e região
Luciane Moura
Reunião GT Educação: propostas 2013
Clarisse de Lima Abrahão, Wilkens Lenon da Silva de Andrade, Frederico Gonçalves Guimarães, Ana Cristina Fricke Matte
11:00     Uso de softwares livres na educação de crianças
Marcos Silva Vieira, Glenilce Maria de Sousa Forte, Liduina Vidal de Almeida
Fazendo por falta do que fazer
Tomaz Canabrava
12:00 Linux Certification: What's and how can I get it?
Alessandro de Souza e Silva
     
13:00     VixLinux: do projeto à realidade
Sandro Salatiel Brasileiro
Oficina Pandorga Linux e Crianças Livres no Projeto UCA
Italo Modesto Dutra, Marcos Silva Vieira, Rainer Otto Wilhelm Krüger
14:00 Software libre en la Universidad de la República
Daniel Viñar Ulriksen
  Liberdade na internet, software livre e educação
Fátima Conti, Anderson Fernandes de Alencar, Thomas Soares
15:00   Por uma educação ágil - do quadro-negro ao quadro de scrum
Felipe Mobus, Soraya Sybele Hossain
Cultura livre, educação e autonomia
Anderson Fernandes de Alencar, Richard Serraria, Wilkens Lenon da Silva de Andrade
16:00     Recondicionamento de computadores para inclusão da juventude rural
Igor Rodrigo Souza Vasconcelos, Cíntia Mercês Souza, Débora Abdalla Santos, Amaleide Lima dos Santos
Educação Libertária e código proprietário – Tomada04
Simone Garofalo, Raquel Brandão Rodrigues Duarte, Tarsila Fricke Montenegro
17:00     Esqueça os AVAs! Viva a Internet!
Adriano Teixeira, Marco Antônio Sandini Trentin, Marie Jane Soares Carvalho
Debate Performático Cultura e Educação
Richard Serraria, Isabel Cristina Vieira Coimbra Diniz, Ana Cristina Fricke Matte, Alexandre Oliva, Luiz Gayotto, Iuna Fricke, Wilkens Lenon da Silva de Andrade, Lucas Alberto Souza Santos
18:00      
19:00      


Educação e cultura livre em debate no FISL13

23 de Julho de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Neste 13º Fórum Internacional de Software Livre o público da educação terá uma programação bem diversificada, com mesas redondas, palestras e oficinas voltadas às demandas de educadores, profissionais, gestores da educação e estudantes, além do debate performático, que trará a inusitada proposta de misturar saber e sabor, numa convergência dinâmica entre tecnologia, educação, cultura e arte.

O Grupo de Trabalho da Educação do FISL caprichou na programação voltada para esse público. A grade está maravilhosa, misturando gostos e gestos de vários atores da educação e cultura livre. Ninguém melhor do que a galera do GT-educação para dar a nós um pequeno aperitivo desse cardápio de atividades para a versão 13 do FISL!

 

“O Grupo de Trabalho da Educação do FISL preparou uma programação muito bacana pra mostrar que software livre e educação são não só uma parceria importante, mas, necessária, para a construção de uma educação libertadora e de qualidade. Ou você ainda acredita que educação combina com aprisionamento?”

Frederico Guimarães – SLEducacional, MG

 

"Onde podemos ter compartilhamento de informações e aprendizado ao mesmo tempo? Nas mesas de discussão e oficinas que o Grupo de Trabalho em Educação apresentará no fisl13. Liberte-se, venha participar conosco e aprender que software livre começa na educação.”

Marcos Vieira - ASL, RS

 

"Este ano conseguimos unir todas as linhas do grande e belo tecido que é o mundo do Software Livre na Educação. Somos didática, técnica, metodologia, tecnologia. Somos inclusão, desafio, respeito, colaboratividade, meritocracia. Somos desenvolvimento de software, documentação, licenças livres, formatos abertos. Somos adultos, crianças, adolescentes que, da pré-escola à pós-graduação e, mais ainda, do berço à completude da maturidade exercem seu direito máximo em busca de uma sociedade mais justa: o direito à liberdade. É com alegria que aguardamos você no fisl13! Venha compartilhar seu sonho."

Ana Matte - Texto Livre, MG

 

“Será um momento fantástico de discussão e debates entre os atores da educação e da cultura em torno das nossas demandas. Momento mesmo de construção de apropriação e aplicação das tecnologias de viés libertários para as nossas salas de aulas e comunidades locais.”

Wilkens Lenon - UFPE, PE

 

É isso aí, no fisl13 Educação e cultura livre estão imperdíveis. Não deixe de vir ao fisl e vindo saiba que tem uma galera do bem esperamos por você. Wink

Venha participar conosco!