Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Blog

7 de Dezembro de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Aqui serão replicados todos os artigos publicados originalmente no sítio do grupo Software Livre Educacional.


SLEducacional na LibreOffice Magazine

18 de Outubro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

No dia da comemoração de 2 anos do LibreOffice, no Latinoware, também foi lançada a LibreOffice Magazine. A revista traz matérias incríveis, incluindo uma apresentação do SLEducacional. O SLEducacional e o LibreOffice congregam esse ano com o minicurso da Professora Liduína Vidal: "Alfabetização com o LibreOffice e o Tux Paint", tema que estará na pauta da próxima edição da Revista, em dezembro. Clique e baixe a LibreOffice Magazine em:

http://wiki.documentfoundation.org/PT-BR/Revista

Um abraço a tod@s!

 



Primeira reunião on-line da Federação LibrEdu

13 de Setembro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

No Fórum Internacional de Software Livre (FISL) de 2011, através de uma discussão entre membros de grupos de educação e software livre, surgiu a ideia de se criar um coletivo latino-americano que tratasse da questão do uso educacional de softwares livres em seus mais diversos níveis. Surgiu aí a iniciativa LibrEdu.

Algumas pessoas desse grupo se reencontraram na X Conferência Latino-Americana de Software Livre (Latinoware), também em 2011, e avançaram na discussão das propostas e estruturação. Até que, no FISL de 2012, mais especificamente nos dias 27 e 28 de julho, foi feita a primeira assembleia do grupo, aberta à participação de qualquer pessoa interessada. A ata dessa reunião, com os objetivos do grupo e propostas de encaminhamentos, pode ser encontrada aqui:

http://miniurl.org/libredu1

No próximo sábado, dia 15 de setembro de 2012, às 17 horas (horário de Brasília/Buenos Aires e UTC-3), será realizada a primeira reunião on-line do LibrEdu. Todos os interessados em discutir propostas e encaminhamentos para o grupo estão convidados a participar.

A reunião vai acontecer em uma sala de IRC do servidor Freenode. Participantes que já usam o IRC podem entrar diretamente na sala #libredu em qualquer servidor da rede Freenode. Já as pessoas que não estão habituadas com essa tecnologia (ou não possuam um cliente IRC disponível no computador que estão utilizando) podem entrar na sala usando a seguinte interface web (já personalizada para abrir a sala #libredu):

http://pitit.in/chatlibredu

Ao abrir a página, coloque no campo Nickname: o nome que irá identificá-lo na sala. Esse pode ser seu nome real ou um apelido, mas é fundamental que você não use nem espaços em branco e nem acentuação, pois o servidor não aceita. A opção Channels: já deve estar preenchida com o nome #libredu. Deixe-a exatamente como está. Em seguinda preencha o campo abaixo do reCAPTCHA: com as duas palavras/números que aparecem na imagem. Muitas vezes a imagem não está muito legível, por isso, caso não dê certo da primeira vez, tente novamente. Não existe limite para o número de tentativas. Por fim, clique no botão Connect e você estará na sala.

Imediatamente após entrar na sala, você verá uma série de mensagens e, depois de um tempo, uma tela de bate-papo com os nomes das pessoas presentes no lado direito. Se você for a primeira pessoa a entrar no canal, deverá ver pelo menos o nome @ChanServ. Caso isso não aconteça, ocorreu algum problema com sua conexão. Para tentar resolvê-lo, clique no botão de recarregar a página do seu navegador e, caso apareça uma janela perguntando se você quer permanecer na página ou sair, escolha a opção de sair. Após isso você será levado novamente à página inicial, onde poderá reiniciar o processo. Geralmente erros de conexão estão ligados a algum problema com o nome de usuário, portanto preste atenção se você não colocou nenhum espaço em branco nem acento no nome. Caso você escolha um nome de usuário que já exista, será acrescentado um "_" ao final do seu nome.

Esperamos vocês na reunião de sábado!



O Parque do Cocó

13 de Agosto de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

 

Fortaleza, minha terra querida, possui uma floresta urbana linda e desconhecida . Está série além de encantar os olhos nos abre os sentidos para querer saber…
 
E agora? Depois de sabermos sobre todas essas coisas, o que devermos fazer para cuidar melhor dessa maravilha?
enlightened


Projeto Noosfero Lança nova versão 0.38.0 "Enáuenês-nauês"

6 de Agosto de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Sobre

O Noosfero é uma plataforma web para redes sociais e redes de  economia solidária na internet que integram ferramentas como blog, portfólio online, CMS para sites, RSS, fóruns, Chats, eventos e compartilhamento de ideias no mesmo sistema!

Além disso, o Noosfero é um projeto de software livre, desenvolvido pela Colivre junto com a contribuição de uma comunidade  de  desenvolvedores que garantem o lançamento de novas versões todos os  meses. Abaixo seguem as novidades da versão 0.38.0 - denominada de  "Enáuenês-nauês"  em homenagem a uma grande comunidade indígena brasileira.

Se você quer saber mais sobre nós, acesse o site www.noosfero.org ou participe do grupo !noosfero no Identi.ca

 

Novidades para usuários

 

» Novo mural!!

O Mural do Noosfero foi remodelado para ficar mais dinâmico e interativo!


 

 

A primeira grande alteração é que as abas de "Mural" e "Atividades" de pessoas e comunidades, agora, foram integradas numa só:  "Mural"!  Além disso, você pode interagir com todos os seus amigos pela sua (aba) de "Rede".



Assim, se você entrou em alguma comunidade, criou um novo blog pessoal, adicionou algum amigo etc, seus contatos também poderão postar comentários sobre isso diretamente no mural.

Os comentários - que antes eram apenas permitidos nos artigos, posts, fotos e eventos, agora poderão ser feitos também direto mural de cada usuário!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Se você clonou seu blog via feed rss de um outro blog externo, as atualizações também aparecerão no mural.

Além disso, quando você faz um upload de apenas uma imagem, ela agora aparece agora com mais destaque no seu mural! :)





» Novo sistema de busca!

Sim, o Noosfero agora tem uma nova infraestrutura de busca de conteúdo que segue os melhores padrões dos buscadores internacionais! Para mais informações técnicas, acesse o AI 1958

Em especial, a busca por produtos teve uma grande mudança: uma nova forma de visualização dos resultados de busca com direito a utilização de filtros e marcadores para facilitar o processo!

Quer ver uma aplicação na prática? Confira o busca de produtos do Cirandas.net.

Para essa grande melhoria, gostaríamos de agradecer ao Rafael Messias  e ao Braulio Bhavamitra pela bela contribuição! :)