Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Área de Software Livre da Campus Party BrasilCampus Party Brasil

Divulgação

Latinoware 2018

fb.com/SLCampusParty

Nossa Rede

Edições anterioress

 Voltar a Blog da Área...
Tela cheia Sugerir um artigo

Área de Software Livre define temas para a CPBR5

19 de Dezembro de 2011, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 829 vezes

Programadas 33 palestras e 18 oficinas em dois palcos na Área de Software Livre da Campus Party Brasil 2012

A equipe responsável por organizar a Área de Software Livre (SL) da Campus Party Brasil, que será realizada no Anhembi Parque, em São Paulo, de 6 a 12 de fevereiro de 2012, disponibiliza a maioria dos conteúdos que serão discutidos em dois palcos, através do site do evento (http://www.campus-party.com.br/2012/software-livre.html). No endereço, você pode conferir a descrição de cada uma das 33 palestras e 18 oficinas que já estão confirmadas; toda a programação é debatida com a comunidade antes de ir para a grade final.

No Palco 1, palestras e mesas redondas com temas diversos que vão atrair todos os públicos. Os assuntos vão desde o debate do governo mexicano sobre o Projeto de Software Livre desenvolvido em instituições de educação e empresas, a palestras sobre sistemas de gerenciamento de sites, realidade aumentada, o Kinect para todos, a gestão e monitoramento de redes e dispositivos com Software Livre, o cyberativismo político. Os visitantes, os 'campuseiros', poderão ainda aprender métodos para captura de imagens na plataforma Android e aprender um pouco mais sobre a cultura do Software Livre, sobre o futuro da web e conhecer o padrão aberto para livros eletrônicos.

A Área de Software Livre reserva uma palestra especial para as mulheres. Num ambiente tradicionalmente masculino, a área de Tecnologia da Informação (TI) tem espaço especial nos projetos de SL. Três representantes femininas estarão em uma mesa redonda discutindo sistemas operacionais, de interface com o usuário e desenvolvimento de software livre.

Outra palestra que traz junto uma oficina é a de Open Cobalt, um software gratuito e de código aberto que permite criar um ambiente de trabalho e aprendizado virtual em 3D, ele permite a construção, acesso e compartilhamento de um mundo virtual. O objetivo do aplicativo é estimular e ampliar a colaboração na pesquisa, no ensino e no entretenimento.

No Palco 2, foram programadas oficinas que ensinam a fazer um Vídeo Blog com Software Livre, a produção gráfica com o Gimp, o WordPress para o desenvolvimento de sites, como criar documentos normatizados pela ABNT com o LibreOffice Writer. Para os recém chegados ao mundo do Software Livre, uma oficina dedicada ao Ubuntu, a distribuição mais amigável do Linux, como sistema operacional para notebooks e desktops.

Para os usuários que gostam de segurança e querem aprender a criptografar, proteger, seus documentos, e-mails, senhas e dispositivos, uma oficina "mão na massa" está programada como "Criptografia para todos". Além dessas oficinas, muitas outras estão disponíveis no site, confira!

O curador da Área de Software Livre da Campus Party 2012, Pablo Lorenzzoni, diz que o mais importante é a participação de cada um. "Na edição 2012, estamos preparando diversas atividades para desde quem está começando a descobrir o software livre até os mais veteranos. Palestras, mesas redondas, oficinas e minicursos dos mais variados assuntos. Queremos uma Área Software Livre na Campus Party Brasil feita pela comunidade", conta.

Software Livre e Campus Party Brasil
O Brasil conta com uma das mais importantes e ativas comunidades de software livre de todo o planeta. A Campus Party Brasil, por sua vez, é o maior acontecimento tecnológico do mundo. O que acontece quando juntamos as duas coisas em um mesmo lugar? OpenColbalt, OpenKinect, Epub, Android, Inkscape, realidade aumentada, os assuntos mais inovadores e muito conhecimento compartilhado. É justamente o que os campuseiros encontram nesta área.

Nosso Twitter/Identi.ca: @slcampusparty


Tags deste artigo: campus party cpbr5 software livre

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.