Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia

Kristinn Hrafnsson : Porta-voz do WikiLeaks confirma presença no Encontro Mundial de Blogueiros em Foz do Iguaçu

18 de Setembro de 2011, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 270 vezes

O 1º Encontro Mundial de Blogueiros Progressistas já começará em grande estilo, com nomes importantíssimos da blogosfera mundial. A primeira mesa de debate “O papel das novas mídias” começa às 9 horas de sexta-feira (28) de outubro. Contará com a presença de Ignácio Ramonet, Kristinn Hrafnsson e Dênis de Morais, será mediada pela representante da Agência Pública, Natalia Vianna e pela blogueira gaúcha Tatiane Pires.

Kristinn Hrafnsson – é jornalista islandês, seu primeiro contato com o WikiLeaks foi em 2009 quando ele fez uma reportagem sobre a falência do sistema financeiro da Islândia. Em 2010 não teve seu contrato renovado com a TV estatal islandesa e foi contratado pelo site de vazamento de dados. Desde então é o braço direito de Julian Assange e porta-voz do portal pelo mundo.A primeira colaboração de Hrafnsson com o Wikileaks depois de contratado foi traçar a melhor estratégia de divulgação do vídeo “Assassinato Colateral”, que mostra dois soldados americanos atirando em civis no Iraque. Nesta ação morreram dois jornalistas da agência Reuters. A principal função de Hrafnsson no site é filtrar os materiais recebidos e pensar a melhor forma de divulgação, sem deixar de lado a segurança das fontes.

WikiLeaks – a organização sem fins lucrativos surgiu em 2006 com sede na Suécia, país de origem do editor, Julian Assange. A principal característica do site são as matérias sobre assuntos sensíveis elaboradas à base de informações de fontes anônimas, documentos, fotos e dados confidenciais que vazam de governos ou grandes corporações. Já em 2007 o site tinha 1,2 milhão de documentos publicados.

Em fevereiro deste ano o WikiLeaks foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz pelo parlamentar norueguês Snorre Valen. Ele afirmou que o site é “uma das contribuições mais importantes para a liberdade de expressão e transparência. Ao divulgar informações sobre corrupção, violações dos direitos humanos e crimes de guerra, o WikiLeaks é um candidato natural ao Prêmio Nobel da Paz”.

1º Encontro Mundial de Blogueiros – o evento acontece entre os dias 27 e 29 de outubro em Foz do Iguaçu no Cine Barrageiro do Parque Tecnológico Itaipu. É organizado pelo Centro de Estudo de Mídias Alternativas Barão de Itararé e Altercon, patrocinado pela Itaipu Binacional, recebe apoio da Loumar Turismo e tem como portal oficial em Foz do Iguaçu o Clickfoz. As inscrições devem ser feitas pelo site, o valor é de R$100 e R$50 para estudantes. Mais informações no Blogueiros do Mundo.

Fonte: Portal de Notícias de Foz do Iguaçu | Clickfoz


Tags deste artigo: foz do iguacu itaipu binacional latinoware blgueiros

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.