Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
Banner 600
 Feed RSS

Software Freedom Day 2014 Curitiba

7 de Dezembro de 2009, 0:00 , por Vicente Aguiar - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Para informações mais atualizadas sobre o Software Freedomm Day (SFD) em Curitiba acesse o site do Fórum de Tecnologia em Software Livre (FTSL) em http://www.ftsl.org.br O SFD e o FTSL estão sendo organizados em conjunto pela mesma equipe.

Fotos da 1a Semana de Software Livre de Curitiba

25 de Setembro de 2014, 22:32, por Paulo Santana - 0sem comentários ainda

Veja as fotos da 1a Semana de Software Livre de Curitiba, evento que reuniu o VI Fórum de Tecnologia em Software Livre nos dias 18 e 19 de setembro e o Software Freedom Day no dia 20 de setembro, no campus central da Universidade Tecnológia Federal do Paraná.

A Comunidade Curitiba Livre participou da organização em parceria com os funcionários do Serpro e da UTFPR.

https://www.flickr.com/photos/curitibalivre



Aviso aos participantes da 1a Semana de Software Livre de Curitiba

14 de Setembro de 2014, 16:05, por Paulo Santana - 0sem comentários ainda

Segue abaixo algumas informações da organização da 1a Semana de Software Livre de Curitiba:

1 - Convidamos a todos para prestigiarem a abertura do evento que acontecerá às 14:00h no auditório principal da UTFPR com a presenças de: Marcos Mazoni - Presidente do Serpro; Prof. Carlos Cantarelli - Reitor da UTFPR; Prof. Cezar Romano - Diretor do Campus Curitiba da UTFPR; Dep. Pr. Edson Praczyk - autor das leis estaduais sobre software livre e formato aberto de documentos; Paulo Miranda - Secretário de Informação e Tecnologia de Curitiba; Sandro Molés - Presidente da ASSESPRO Paraná; e Paulo Henrique de Lima Santana - membro da Comunidade Curitiba Livre.

2 - Está disponível o aplicativo que mostra a grade de programação do evento. Você pode baixar em:

https://play.google.com/store/apps/details?id=br.org.ftsl

3 - Neste ano, o evento terá uma contribuição à ação social. Todos os participantes estão convidados a trazerem um quilo de alimento, que será doado ao Projeto Dorcas, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, focando-se em atividades educacionais, culturais e esportivas, para promoção do desenvolvimento social sustentável. O projeto atua no Bairro Bonfim, em Almirante Tamandaré, Região Metropolitana de Curitiba. Como o público da entidade é majoritariamente infantil, os alimentos de maior necessidade são: leite e suco em caixa, achocolatado, biscoitos doce e salgado.

4 - Todo participante inscrito deverá retirar o crachá e os materiais (pasta, bloco, caneta, etc) nas mesas de credenciamento no momento da chegada ao evento. Estas mesas estarão no pátio coberto da UTFPR, próximo a cantina. Para ter direito a receber o certificado do evento, o participante deverá assinar a lista de presença no momento do seu credencimento. O certificado ficará disponível alguns dias após o encerramento do evento no site www.ftsl.org.br.

5 - O participante inscrito na oficina/minicurso deverá chegar no laboratório com no mínimo 15 minutos de antecedência. Devido a grande procura pelas oficinas/minicursos e a falta de compromisso de algumas pessoas que se inscrevem e desistem de participar sem avisar a organização, nas próximas horas enviaremos um email para os inscritos nas oficinas/minicursos solicitando a confirmação da inscrição. Fiquem atentos! A confirmação deverá ser feita até esta terça-feira (16/09) às 14:00h. As inscrições não confirmadas serão canceladas e as vagas disponibilizadas para outros participantes.

6 - O mapa da UTFPR onde acontecerão as atividades pode ser visto em:

http://comunicacao.ftsl.org.br/imagens/mapa-utfpr.jpg

7 - A Editora Novatec doou livros que serão sortados durante o evento. São livros do André Noel (tirinhas Vida de Programador), do Eriberto Mota (Descobrindo o Linux e Análise de Tráfego em Redes TCP/IP) e de outros autores voltados para PHP. Os sorteios acontecerão nas palestras dos autores e no encontro da comunidade PHP.

8 - No dia 20/09 (sábado) a partir das 14:00h o André Noel estará autografando o seu livro de tirinhas do site Vida de Programador no pátio da UTFPR. Se você não tiver o livro, poderá comprá-lo lá na hora. Esta será uma grande oportunidade de conversar com o criador do site que tem feito um grande sucesso e tirar algumas fotos.

9 - Siga os perfis da Comunidade Curitiba Livre nas redes sociais para receber as últimas informações sobre o evento:
Twitter: https://twitter.com/curitibalivre
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/280494315492525
Página no Facebook: https://www.facebook.com/CuritibaLivre
Grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/curitibalivre.grupo
Perfil no DiasporaBR: https://diasporabr.com.br/u/curitibalivre

Dúvidas e informações:
contato@ftsl.org.br



Mapa da UTFPR

14 de Setembro de 2014, 16:04, por Paulo Santana - 0sem comentários ainda

Veja abaixo o mapa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) com a indicação dos locais onde acontecerão as atividades da 1a Semana de Software Livre de Curitiba para facilitar a sua localização.



Tarde de autográfos com André Noel do Site de Programador

14 de Setembro de 2014, 16:03, por Paulo Santana - 0sem comentários ainda



Mais alguns palestrantes confirmados para o #FTSL #SFD Curitiba

14 de Setembro de 2014, 16:02, por Paulo Santana - 0sem comentários ainda

Sady Sady Jacques é Assessor da Presidência do Serviço Federal de Processamento de Dados - SERPRO e Embaixador da Associação de Software Livre.Org (ASL.Org), uma associação civil sem fins lucrativos, com sede em Porto Alegre/RS, a qual reúne desenvolvedores, empresários, profissionais liberais, estudantes e técnicos da área pública, estabelecendo relações com os mais diversos setores da economia. O objetivo é tornar o software livre amplamente incluído na sociedade, propiciando espaço de discussão, apoio, fomento e organização de iniciativas nas mais diversas áreas relacionadas. Mais informações em http://softwarelivre.org/asl
Adriana Adriana Cássia da Costa é Mestra em Ciência da Computação (PUCRS), Graduada em Publicidade e Propaganda (UFMT) e Desenvolvimento de Sistemas para Internet (IFMT). Atualmente atua como Analista de Sistemas, membro da comunidade Curitiba Livre e colabora com o Software Livre auxiliando na organização de eventos da área. Administradora do blog Mulheres, Tecnologia e Oportunidades (www.mulheres.eti.br).
Furusho Vitório Furusho é formado em Processamento de Dados - UFPR, Pós-graduação em Análise Moderna de Sistemas e Desenvolvimento em RH – PUC PR; Trabalhou na Dimax, Exército, IPPUC, SERPRO, PUC PR, FAMEC e CELEPAR; Coordenou na ABNT a criação da norma brasileira ODF ISO 26300, Colaborou na criação das Leis ODF no Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Novo Hamburgo RS e Projeto de Lei ODF no Congresso Nacional. Apoiou a criação do Protocolo Brasília ODF; Colaborador de LibreOffice e Firefox; Experiência de mais de 40 anos em TI e educação; Recebeu Menção Honrosa do Exército, Aeronáutica, Prêmio Internacional ODF Alliance Award e Menção Honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná, pelos relevantes serviços prestados em TI e Software Livre; É Membro The Document Foundation, Free Software Foundation, Comunidade LibreOffice Brasil e Associação Software Livre Brasil; É Ativista de Software Livre, Open Document Format ODF e LibreOffice.
Alberto Alberto J. Azevedo cursou Tecnologia em Informática no Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná(CEFET-PR). Acumula mais de 14 anos de experiência em TI, tendo se especializado em Segurança de Redes Corporativas. Entusiasta da comunidade Hacker, é criador da Metodologia ESPH (Enterprise Security Planning – Hack), para implementação da segurança em redes corporativas e do Projeto Security Experts que reúne especialistas em segurança da informação em todo território nacional com o objetivo de prover livre acesso à informação sobre segurança. Atualmente atua como consultor de segurança para grandes empresas dos setores industrial e de serviços no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas e Estados Unidos.
Valverde Joaquim M. M. Valverde é Coordenador de Educação a Distância do IFC - Instituto Federal Catarinense. Professor de Tecnologias da Informação e Educação a Distância - Campus Camboriú (IFC/CAM). Professor Colaborador da UFPR Setor Litoral. Doutor e Mestre em Comunicação Social: Processos Comunicacionais pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP. Bacharel em Administração de Empresas pela Unisantana, SP. Membro do grupo de Pesquisa Comunicação e Tecnologias Digitais, UMESP. Coordenador do Projeto de Incubadora de Desenvolvimento de Tecnologia de Software Livre - UNISYSTEMS. Mais de 30 anos de atuação nas áreas acadêmica e profissional em atividades Operacionais e de Gestão em TI; Desenvolvimento de Sistemas; Programação e Bancos de Dados; Projetos de Framework para Desenvolvimento de Software e Plataforma JAVA. Diretor de Ensino, Pesquisa e Tecnologia. Projetista, Coordenador e Professor em cursos superiores presenciais e a distância (EaD) de Tecnologia da Informação e Comunicação Social. Professor de pós-graduação em Telecomunicações nas disciplinas de Gestão de Projetos e Mídias Digitais. Coordenador de Pesquisas Aplicadas nas áreas de Open Source/Free Software (OS/FS), e-learning, mídias digitais e educação. Coordenador do Projeto Laboratórios de Mídias Digitais com Software Livre para o Ensino de Ciências. Pesquisas de Qualidade de Cursos na Modalidade de Ensino a Distância.
Aracele Aracele Torres é historiadora da Ciência e da Tecnologia. Doutoranda e mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente desenvolve trabalhos sobre tecnologia digital, cibernética e utopia. Produziu dissertação de mestrado sobre o Projeto GNU, cujo o título é "A tecnoutopia do software livre: uma história do projeto técnico e político do GNU". É membro da comunidade KDE e colaboradora desde 2010, atuando nas áreas de tradução de software e promoção.
Silma Silma Battezzati é pesquisadora e usuária de software livre desde 1996. Em 2009 apresentou a tese de doutoramento intitulada - Comunicação Social com Software Livre - na UMESP. Atualmente é docente e coordena o Projeto de Extensão Cidadania e Independência Digital - PROCIDI na UFPR - Setor Litoral. Este Projeto tem por objetivo divulgar e aproximar estudantes de escolas públicas das novas TICS, notadamente da tecnologia de software livre. Outras informações estão disponíveis em: www.procidi.net.br e www.facebook.com/Procidi.
Edson Praczyk Pr. Edson da Silva Praczyk é Deputado Estadual do Paraná pelo PRB, autor da leis estaduais sobre Software Livre (Leis 14058 e 14195) e Open Document Format ODF (Lei 15742). Em 2008 formou-se em Processamento de Dados/Engenharia de Software pela Faculdade ESEEI de Curitiba/PR e em 2014 está concluindo o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Positivo UP.



Faltam 4 dias para a 1a Semana de Software Livre de Curitiba - #FTSL #SFD

14 de Setembro de 2014, 16:00, por Paulo Santana - 0sem comentários ainda



Faltam 9 dias para a 1a Semana de Software Livre de Curitiba - #FTSL #SFD

9 de Setembro de 2014, 14:20, por Paulo Santana - 0sem comentários ainda



Estão abertas as inscrições para as oficinas da 1a Semana de Software Livre de Curitiba

1 de Setembro de 2014, 18:00, por Paulo Santana - 0sem comentários ainda



Alguns participantes serão premiados com livros da Editora Novatec

1 de Setembro de 2014, 17:59, por Paulo Santana - 0sem comentários ainda

Precisando aumentar sua biblioteca e está sem $$??

Participe da 1a Semana Software Livre de Curitiba e concorra a um dos livros doados pela Novatec Editora.

Inscrições Gratuitas para as palestras!!!

 



Chamada de voluntários para ajudar no evento

26 de Agosto de 2014, 12:47, por Paulo Santana - 0sem comentários ainda

Alguns membros da Comunidade Curitiba Livre estão há alguns meses trabalhando voluntariamente com funcionaŕios do SERPRO e professores da UTFPR na organização da 1a. Semana de Software Livre de Curitiba que acontecerá de 18 a 20 de setembro na UTFPR das 9:00h às 21:00h.

A 1a. Semana de Software Livre de Curitiba engloba dois eventos: o Fórum de Tecnologia em Software Livre (18 e 19 de setembro) e o Software Freedom Day (20 de setembro).

Agora estamos convidando pessoas interessadas em trabalhar voluntariamente durante os 3 dias do evento em diversas atividades como por exemplo ficar nas salas assessorando os palestrantes ou nos laboratórios assessorando os instrutores, recepcionando os participantes dando orientações ou fazendo o credenciamento, etc.

Vamos criar escalas com os voluntários para que todos ajudem nas atividades, mas também possam participar do evento assistindo as palestras ou oficinas.

Os voluntários receberão os seguintes benefícios:

  • Contato com diversos palestrantes fora das salas.
  • Camiseta do evento.
  • Coffee-breaks oferecidos aos organizadores e palestrantes.
  • Declaração do comitê organizador do evento, contendo as horas trabalhadas para atividades complementares ou uso de seu interesse.

Se você só pode ajudar em uma noite, não tem problema. Qualquer ajuda é válida e será uma experiência bastante legal, nós garantimos :-)

Para se inscrever como voluntário, acesse o formulário:

http://va.mu/AHx9F

Contamos com a ajudar de todos!