Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Comunidade d...
Tela cheia Sugerir um artigo

O Raspberry Pi é realmente open hardware?

30 de Junho de 2014, 11:37 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 66 vezes

06-02-2013_Raspbebby-logo

Para que existe um equívoco na comunidade de hardware livre/aberto. Muitas fontes dizem que o Raspberry Pi é open hardware/hardware livre. Sites grandes, pequenos, nacionais e estrangeiros fazendo citações do tipo enquanto alguns poucos realmente citam o correto. Mas parece que não é bem assim, como informa o site site everpi.net.

Ainda conforme o referido site, o Raspberry Pi não é open hardware e ainda não se sabe exatamente de onde saiu essa ideia. Talvez o fato da forte influência em torno da comunidade opensource/openhardware e a utilização de software livre tenha desencadeado isso.

A seguir, o site esclarece essa “confusão”:

Vejamos o que temos hoje de “open” no hardware do Raspberry Pi:

1- Esquemático do circuito
2- Imagem do Gerber file

E mais nada, não há os projetos da PCB por exemplo. Mas não só isso bastaria, mesmo que fossem liberados os projetos de PCB, sem uma licença aberta não adiantaria muito, todos os direitos da placa são da Fundação Raspberry Pi ( Isso é algo como a confusão código aberto vs software livre que muitos fazem ). Se fossem liberados com uma licença que condiz com essa realidade, somente a placa e esquemas entrariam na dança, a placa em si se tornaria open hardware, mas o chip da SMSC ( Que hoje pertence a Microchip ) e o SoC da Broadcom são fechados. O que existem são datasheets e a documentação e código da stack gráfica que foi a pouco tempo liberada.

Algo similar acontece com placas como o Arduino, que apesar de serem open hardware, com arquivos de design da PCB e outros liberados na licença Creative Commons Attribution Share-Alike, o chip ( ou os chips dependendo da placa ) da Atmel que o acompanha não é aberto ( Existirem projetos abertos em VHDL no opencore.org compatíveis com as instruções AVR desses chips ).

A placa do Raspberry Pi dificilmente um dia se tornará open hardware, o foco da fundação nunca foi esse, mas para quem quer estudar o hardware do Raspberry Pi ainda tem a vantagem de se ter os esquemáticos disponíveis, algo que tornou possível a criação do raspmap.everpi.net. Infelizmente o esquemático da câmera ainda não está disponível.

Mesmo na parte de software, engana-se quem pensa que todo software no Raspberry Pi é aberto, o firmware carregado no boot por exemplo é totalmente fechado.

Mesmo sem um projeto open hardware, o Raspberry Pi e sua comunidade tem ajudado muito a difundir o código aberto de diversas formas e a influência da fundação conseguiu a liberação do código da stack gráfica citado acima na licença BSD.

Fonte do logo: http://oshwlogo.com/

Com informações de everpi.net.


Fonte: http://www.revista.espiritolivre.org/o-raspberry-pi-e-realmente-open-hardware

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.