Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Comunidade d...
Tela cheia Sugerir um artigo

II Fórum da Revista Espírito Livre: sucesso absoluto!

16 de Junho de 2012, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 116 vezes

O que dizer da segunda edição do Fórum da Revista Espírito Livre? Sucesso absoluto! Creio que isso resume bem a satisfação e o sentimento ao término do evento. Auditório lotado e muita gente empolgada com os diversos palestrantes que por ali passaram durante todo o dia. A dinânica do evento possibilita que as pessoas possam circular e assistir o que as interessam, sem intervalos e com palestras rápidas. Foi essa fórmula que atraiu mais de 1300 inscritos para o II Fórum da Revista Espírito Livre ocorrido em Vila Velha, no dia 29 de maio de 2012.

Auditório lotado durante todo o evento

A experiência dos palestrantes associada a uma grade de palestras diversificada foi fundamental para o sucesso. Assuntos que realmente interessam ao público leitor da revista e, em grande parte, estudantes e profissionais da área.

Após a mesa de desfazer, deu-se início a mais uma edição do fórum, tendo como palestra de abertura “Sociedade da Informação e Liberdade de Conhecimento” que ficou por conta de Milton Simonetti. Carlos Eduardo Mattos da Cruz, o Cadunico, veio do Rio de Janeiro para mostrar aos presentes como são feitas as capas da Revista Espírito Livre. Cadunico, a muitas edições, é o responsável pelas capas de nossa publicação. Carlos Eduardo do Val assume as atividades, falando sobre as distribuições GNU/Linux pré-instaladas e o Ubuntu como alternativa ante a pirataria. Kadu, como gosta de ser chamado, é o autor do do livro “Ubuntu – Guia do Iniciante”, lançado em 2010, e que mais tarde foi publicado como “Guia prático de Ubuntu para Iniciantes”, pela Digerati. Gilberto Sudré dá prosseguimento aos trabalhos falando sobre o Perito em Forense Computacional. A primeira parte do evento finaliza com a palestra de Fábio Malini que fala sobre cobertura colaborativa, mobilidade e streaming e em seguida Hélio Ferreira, que fala sobre Mídia Livre, independente e alternativa.

Após o almoço, são retomados os trabalhos, com Gustavo Freitas que fala sobre WordPress, uma importante ferramenta de código aberto para produção de blogs e sites. Edgard Alves Costa assume em seguida falando sobre Alfresco, uma plataforma aberta para gestão de documentos. SOPA e o efeito Carolina Dieckmann foi o tema da palestra de William Stauffer Telles, que despertou a curiosidade dos presentes sobre o que pode ou não ser feito na Internet, diante dos últimos acontecimentos e leis. Levany Rogge, fala sobre Seleção e avaliação de softwares para auxiliar no processo ensino e aprendizagem, e em seguida Wanessa Zavarese Sechim, secretária de educação da Prefeitura de Vila Velha fala sobre o emprego da tecnologia educacional na rede de ensino de Vila Velha.

Com o título “Sexo, Drogas e Software”, Alexandre Oliva começa sua palestra com vários temas polêmicos acerca do software livre e sua filosofia. O dinamarquês Ole Peter Smith dá continuidade com sua palestra “Teoria das Ciências: Software Livre e Sociedade”.

A atração internacional ficou por conta de Richard Stallman, fundador do Projeto GNU e presidente da Free Software Foundation. O pai do software livre proferiu uma longa palestra de encerramento sobre o conceito do software livre, começando às 19:30hs e se extendendo ao final do evento. Ao terminar sua palestra, Stallman leiloou um pequeno gnu de pelúcia, arrematado por um dos participantes do fórum, que teve seu mais novo gnuzinho devidamente autografado pelas mãos de Stallman.

O evento se encerrou às 22:00hs com o auditório ainda lotado. Muitos querendo tirar fotos com Stallman e tantos outros querendo comprar “uma lembrancinha” da Free Software Foundation.

Aproveitamos para agradecer aos colaboradores que estiveram dando uma força na recepção do evento, trabalhando arduamente durante todo o dia. Não poderia ser diferente: sem um grupo de parceiros fortes e importantes que deram uma incrível força para a realização deste evento: Prefeitura Municipal de Vila Velha, Pewebhosting, Linux Solutions, SECTTI, NID Forensics, Prefeitura de Vitória, ALTA, Tamigrupo, Workshop SegInfo, ES Convention & Visitors Bureau e CRA-ES. Sem estes, o evento não seria possível.

Nos vemos na próxima edição do Fórum da Revista Espírito Livre, que já tem data e local para sua realização: Dia 27 de setembro em Colatina/ES.


Fonte: http://www.revista.espiritolivre.org/ii-forum-da-revista-espirito-livre-sucesso-absoluto

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.