Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Serpro discute gestão de conteúdo na Latinoware

23 de Outubro de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1628 vezes

A 6ª Conferência Latino-Americana de Software Livre - Latinoware 2009 começou no dia 22 de outubro, em Foz do Iguaçu – PR. No primeiro dia do evento, a empresa integrou o painel Gestão de Conteúdo para Web.

O painel reuniu diversas empresas que trabalham com diferentes experiências de gerenciamento de portais: a Companhia de Informática do Paraná - Celepar apresentou o caso de sucesso da utilização do Xoops, que acelerou consideravelmente o processo de alimentação de seus sítios; o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - MPOG identificou as vantagens de trabalhar com o Open ACS, que acelerou a evolução do Portal do Software Público; o Serpro e a Caixa defenderam a adoção de Zope/Plone.

Comunidade Plone

O representante da Coordenação de Software Livre do Serpro, Paulo Pastore, apresentou a Comunidade PloneGov.BR, criada com o intuito de estabelecer um espaço de colaboração entre instituições que fazem uso, desenvolvem e incentivam a tecnologia livre Python/Zope/Plone.

“Fomentar a criação de uma rede de profissionais que trabalham com essas tecnologias, trocar experiências, auxiliar instituições que estejam iniciando a implantação em suas unidades e compartilhar conhecimento, incluindo a promoção de cursos e fortalecimento da tecnologia dentro do governo são os objetivos desta comunidade”, ressaltou Pastore.

Liberdade e economia

Durante sua apresentação, Mauro Lemes, responsável pela intranet da Caixa Econômica Federal,informou que o banco decidiu, em 2008, mudar seu sistema de intranet: “migramos para o conceito de portal corporativo e optamos pela ferramenta livre Zope/Plone, por causa de sua robustez, segurança, flexibilidade e ativa comunidade”. Mauro destacou ainda que a adoção do software livre no banco como um todo economizou mais de 40 milhões de reais.


Tags deste artigo: latinoware

Eventos de Software Livre no Brasil