Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Projeto Lab Cultura Viva lança série de televisão produzida com plataforma livre

7 de Junho de 2013, 0:00 , por Mariel Zasso - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1218 vezes
Por Gabriel Galli
O Pontão de Cultura da Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lançou, nesta quarta, 6 de junho, uma série de televisão produzida utilizando como apoio uma plataforma livre de armazenamento e edição de vídeos online. A série, que retrata a produção audiovisual de Pontos e Pontões de Cultura no Brasil, pode ser assistida na plataforma online do projeto e será exibida na TV Brasil e pela TVE/RS.
Atualmente, 5 mil horas de vídeo estão hospedadas na plataforma, que transmite 40 gb de streaming por mês e permite a incorporação dos vídeos em outros sites. Ao todo, o servidor possui oito terabytes de disco rígido e utiliza um link de 1 gbps de velocidade, fornecido pela Rede Nacional de Pesquisas (RNP).
Cícero Silva, coordenador da plataforma, classifica a iniciativa como o primeiro servidor púbico de video que hospeda videos e realiza streaming. Ele explicou que a ferramenta de gerenciamento de conteúdo usada é o Drupal, combinado ao Kautura, software livre de edição de video online. "Não queríamos usar uma ferramenta comercial, pois precisamos garantir o arquivamento deste material independentemente das mudanças nas plataformas. Estes vídeos são patrimônios gerados com dinheiro publico e precisam de uma atenção especial. Se formos alugar um servidor de streaming e colocar uma grande carga, também pagaríamos muito caro", afirma. 

Tags deste artigo: pontão de cultura eco ufrj video livre tv brasil tve/rs drupal kautura software livre

Eventos de Software Livre no Brasil