Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Nuvem do Serpro será 100% em código aberto - OpenStack é a solução

7 de Maio de 2013, 0:00 , por Mariel Zasso - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1934 vezes

Por Luiz Queiroz

 

 

Em agosto, o Serpro planeja concluir o desenvolvimento de sua solução definitiva para processamento em nuvem, migrando os atuais ambientes que dispõe, inclusive proprietários, por força de contratos com a Receita Federal,para uma solução exclusiva em código aberto. O trabalho vem sendo desenvolvido pela regional do Serpro do Paraná, através da plataforma "openstack", segundo revelou à CDTV do portal Convergência Digital o presidente do Serpro, Marcos Mazoni.

 

"Em agosto nós vamos migrar esses serviços que já implantamos na nossa nuvem, que são ou em soluções proprietárias ou gratuitas, mas não absolutamente livres, passando para o "openstack", afirmou.

 

Segundo Mazoni, com a nova plataforma, alguns dos principais clientes do Serpro, entre eles o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, poderão interagir melhor no ambiente em nuvem, hoje restrito ao seu pessoal da área de desenvolvimento.

 

Nesta entrevista Mazoni fala também sobre novos projetos, o uso de novos aplicativos e todo o trabalho que a empresa vem tendo para concluir a implementação da nuvem que atenderá ao governo federal, além dos investimentos que ainda serão necessários para a conclusão do serviço.

Fonte: Convergência Digital


Tags deste artigo: serpro software livre nuvem openstack governo dados abertos

Eventos de Software Livre no Brasil