Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

MTE e Dataprev apresentam novos sistemas que atenderão estados e municípios

1 de Março de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 2497 vezes

Ocorreu no dia 4/2, durante todo o dia, no auditório do edifício sede da Dataprev, em Brasília, reunião de trabalho entre a empresa, MTE e representantes estaduais e municipais. O objetivo do encontro foi compartilhar as mudanças que serão implantas nos sistemas desenvolvidos pela Dataprev para o MTE, como o Seguro Desemprego (SD), Intermediação de Mão-de-Obra (IMO) e o Plano Nacional de Qualificação Profissional (PNQ).

Segundo o gerente do Departamento de Produtos do MTE e Cadastros Sociais (DETC) da Dataprev, Gilmar Queiroz, “os novos produtos tem a previsão de estarem em funcionamento a partir do segundo trimestre de 2010”. Por isso, 84 representantes de estados e municípios conveniados ao MTE vieram à reunião para conhecer como funcionarão essas novas ferramentas e a infraestrutura necessária para que os programas funcionem corretamente nos órgãos estaduais e municipais.

O desenvolvimento desses produtos pela Dataprev visa cumprir o Termo de Cumprimento de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado com entre Ministério Público, MTE, a empresa e empresas privadas, que estabelece a migração da base de dados dos ambientes proprietários para novos sistemas em plataforma web, que utiliza tecnologia livre.

Todos esses sistemas são desenvolvidos em plataforma aberta Java (disponibilizados na web) e utilizam banco de dados relacional.

O presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, ressaltou, durante a abertura do encontro, a importância da consolidação dos dados do MTE e Previdência Social e o trabalho desenvolvido com clientes que possam colaborar com as políticas sociais do Governo Federal.

Seguro Desemprego – O sistema Seguro Desemprego (SD) será responsável pela gestão de todo o trâmite do benefício concedido pelo MTE. Desde o requerimento até o pagamento ao trabalhador, a ferramenta analisa se o cidadão atende as exigências para obter o benefício, agenda o pagamento e ainda faz batimento de dados em diversos bancos de dados, como, por exemplo, o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

IMO - O objetivo do sistema é apoiar o MTE na recolocação do trabalhador no mercado de trabalho. O sistema dispõe de um banco dados com vagas disponíveis e perfil dos cadastrados. Dessa forma é possível encontrar vagas compatíveis ao perfil dos trabalhadores que buscam uma oportunidade junto a um posto do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

PNQ – O Plano Nacional de Qualificação Profissional (PNQ) está relacionado à contratação de executores para a capacitação de pessoas para o mercado de trabalho, mediante uma demanda prevista, e sua Base de Gestão.

Por Jorge de Castro - Quinta, 04 de fevereiro de 2010

Fonte Dataprev


Tags deste artigo: dataprev seguro desemprego governo mte pnq tecnologias livres imo migração

Eventos de Software Livre no Brasil