Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

ePub - O MP3 dos livros

29 de Março de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 5282 vezes

O ePub (electronic publication) é um padrão aberto reconhecido internacionalmente e com leitores disponíveis para diversos equipamentos, sendo assim, acredito na portabilidade literária junto a explosão dos visualizadores de ebook e smartphones.

Por: Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A. CABELO)


O ePub é um padrão internacional de formato eletrônico para e-books (http://en.wikipedia.org/wiki/EPUB) criado por um consórcio de empresas como Sony, Adobe, McGraw-Hill e outras. O IDPF (International Digital Publishing Forum) criou este fabuloso padrão que é compatível com diversos modelos de equipamento.

Na foto abaixo podemos encontrar um arquivo em ePUB visualizado em aparelhos distintos (um computador, Adobe Digital Editions, Sony Reader e um iPhone ou aparelho com Android). Muitas pessoas associam a palavra eBooks aos arquivos PDFs e criam ou apresentam uma certa barreira, compreensivelmente, pois este formato não proporciona um boa leitura pelo fato de não possuir recursos para modificar a diagramação do texto em questão.

Thumb_devices-epub

Linux: ePub - O MP3 dos livros
Foram precisos quase 10 anos de pesquisas para criação e aprovação da indústria do livro por este padrão. Mas valeu a pena... Pois um documento elaborado em ePUB proporciona um boa leitura visual em qualquer aparelho independente do tamanho e/ou formato do visor. O mesmo apresenta recursos como redução ou aumento do corpo da fonte, tamanho da página, assim permitindo a adaptação do texto conforme as necessidades do hardware.

Para gerar um documento no formato ePub utilizaremos neste tutorial o Calibre. Embora exista outras alternativas, optei por este pacote devido a sua flexibilidade com os formatos de entrada (PDF, Word, OpenOffice, HTML e outros).

Resumido, devemos deixar bem claro que o ePub são livros digitais visualizados em PCs, smartphones, como também em e-readers. E não devemos associar estes documento a obras disponíveis em PDF, odt ou . doc ou qualquer outro formato disponível na internet. Embora estes formatos até o presente momento sejam utilizados para leitura de livros, eles carregam a fragilidade referente a limitação de leitura extensas.

Justamente em função desta limitação, o ePub nasceu oficialmente em setembro de 2007 com o seu enorme diferencial no formato: compatibilidade em diversos dispositivo, como também ser composto de um padrão aberto.

Existem programas disponíveis para diversas plataforma e hardware. A seguir uma pequena relação contendo softwares compatíveis com o formato ePub:

Fonte Viva o Linux


Tags deste artigo: e-book linux epub

Eventos de Software Livre no Brasil