Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Distrito Federal adota Software Livre como política oficial

13 de Fevereiro de 2012, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 3110 vezes

 

 

 

 

GDF

 

Mais um marco importante para a comunidade SL. O Governo do Distrito Federal (GDF) publicou hoje no Diário Oficial a Estratégia Geral de Tecnologia da Informação (EGTI), que contém diretrizes para a política de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) a ser adotada por seus órgãos de administração direta.

A EGTI contém um item específico sobre Software Livre, e dá 120 dias para os órgãos governamentais produzirem novos Planos Diretores de TI.

A estratégia, aprovada pelo governador Agnelo Queiroz (PT), tem como objetivo nortear e aprimorar o gerenciamento da área de TIC em toda a esfera governamental, para torná-la mais eficaz, transparente e interativa com o cidadão.

O documento foi elaborado pelo Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC), composto por sete secretarias dotadas de especialistas na área.

A EGTI propõe privilegiar soluções baseadas em SL "sempre que possível", obrigando os órgãos governamentais a apresentarem justificativas para escolhas contrárias.

Além disso, os departamentos de TI dos diversos órgãos do GDF são incentivados a desenvolver soluções baseadas em padrões livres.

Com isso, o GDF retoma o controle do setor de TIC, de importância estratégica para a administração pública e, há anos, terceirizado pela iniciativa privada. 

O estímulo ao uso de tecnologias basedas em softwares livres e soluções abertas tem por objetivo promover não só redução de custos, mas também a independência administrativa, possibilitando a autonomia tecnológica.

Vale lembrar a declaração do então presidente Lula durante o FISL 10, em 2009, quando defendeu a adoção de Software Livre pelo governo: 

"Ou íamos para a cozinha preparar o prato que queríamos comer, com os temperos que queríamos colocar, ou íamos comer aquilo que a Microsoft queria vender para a gente'' (Reveja o vídeo aqui)

Embora o decreto seja mais um incentivo do que uma obrigação, a escolha de um solução proprietária será dificultada. Como justificar gastos que podem chegar a muitos milhões em licenças do softwares proprietários em detrimento de investimentos em pesquisa e desenvolvimento de softwares livres e públicos? Sem falar na qualificação dos servidores.

 Confira o decreto na íntegra no Diário Oficial do DF.

 


Tags deste artigo: distrito federal software livre agnelo queiroz

55 comentários

  • Dbfea7d870d01e7bac111e81b4ee435d?only path=false&size=50&d=404André Luiz Coelho da Silva(usuário não autenticado)
    14 de Fevereiro de 2012, 11:20

    Agradecimento

    Agradeço aos camaradas Alex Castilho, Antônio Albuquerque e Deivi Kuhn...


  • B6f246fdbe38ad8bd04b237d89c23a21?only path=false&size=50&d=404Antonio Souza(usuário não autenticado)
    16 de Fevereiro de 2012, 7:08

    Apoiado

    Eu apoio e uso software livre. Se podemos gastar milhões, para não dizer bilhões com softwares proprietários que ainda vem de outros países, porque não investir dentro de nosso país, qualificar milhares de jovens aqui, sermos independentes do mercado mundial em muitos pontos. Chega de ficar ouvindo conversa de que software proprietário é melhor. Tem muito mais coisas em jogo. Nós podemos sim, temos capacidade para muitas coisas sim. Um Brasil livre, é o que queremos.


  • Pedrosa1 minorPedrosa
    18 de Fevereiro de 2012, 15:02

     

    GOVERNADOR AGNELO QUEIROZ APOIE A CAMPANHA DA 'AVAAZ' PELA LIBERDADE DA INTERNET - ELA É PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE!, O POVO BRASILEIRO (os 90% da população) PARTICIPA INTEGRALMENTE !!!


  • Pedrosa1 minorPedrosa
    18 de Fevereiro de 2012, 16:14

     

    GOVERNADOR AGNELO QUEIROZ APOIE A CAMPANHA DA 'AVAAZ' PELA LIBERDADE DA INTERNET - ELA É PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE!, O POVO BRASILEIRO (os 90% da população) PARTICIPA INTEGRALMENTE !!!


  • 5a4ec9249a926eb7c33a9770a2f9624f?only path=false&size=50&d=404Adottato(usuário não autenticado)
    24 de Fevereiro de 2012, 7:46

     

    É uma grande política. E 'certo para ajudar as pessoas. Olá a partir de Bellimbusto


Eventos de Software Livre no Brasil