Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Cachoeirinha (RS) realiza 1º Seminário Municipal de Tecnologia e Inovação

9 de Setembro de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1661 vezes

Nesta quinta-feira, dia 9 de setembro, a cidade de Cachoeirinha, região metropolitana de Porto Alegre, foi sede do 1º Seminário Municipal de Tecnologia e Inovação. Organizado pelas Secretarias do Planejamento e Gestão e Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, com o apoio do Centro de Indústria de Cachoeirinha e da Parks S/A, o Seminário discutiu a criação de um Pólo Tecnológico na cidade.

O coordenador de TI da Prefeitura de Cachoeirinha e sócio da Associação Software Livre.Org (ASL), Daniel Barbieri, conta que o evento reuniu diversas instituições de ensino e empresas da cidade interessadas no fomento da tecnologia. "Tivemos um público extremamente qualificado e motivado em movimentar a economia da cidade através da tecnologia", diz.

Entre os encaminhamentos do Seminário, está a criação de um Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia e de um grupo de trabalho para orientar e discutir ações no que se refere a criação de um Pólo Tecnológico.

Sady Jacques, embaixador da ASL, descatou a importância do uso de software livre entre as empresas participantes do Polo.

Cachoeirinha fica situada em um ponto estratégico na Região Metropolitana de Porto Alegre, com acesso facilitado aos municípios vizinhos. O município faz divisa com Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, Gravataí e Alvorada. Cachoeirinha é famosa por ter um grande Distrito industrial e ser sede de grandes empresas de diversos ramos. Prova disso é que a cidade está na 10ª colocação
no repasse do ICMS e 13º lugar no PIB total comparada a todos os outros municípios do Estado.

Com 4.980 empresas atuantes na cidade e com a população de 112 mil habitantes, a cidade vem crescendo e se destacando no cenário econômico do Estado.


Tags deste artigo: asl cachoeirinha tecnologia

Eventos de Software Livre no Brasil