Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Assista ao vivo o evento do Serpro e Dataprev sobre PostgreSQL

25 de Maio de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 3104 vezes

Assista ao vivo em http://streaming.serpro.gov.br/pgday Postgres ou PostgreSQL é um projeto de Sistema Gerenciador de Banco de Dados open-source que foi iniciado em 1986, na Universidade de Berkeley, na Califórnia.

PGDay, ou Dia do PostgreSQL, é um evento não tão formal quanto o PGCon-BR (Conferência PostgreSQL Brasil) e de caráter regional, podendo ser realizado com poucas pessoas em qualquer/vários estados do País.

Quais são os objetivos?

É uma chance para que usuários, DBAs e desenvolvedores Brasileiros de PostgreSQL aprendam, se conheçam, troquem experiências, exponham casos de sucessos, desafios e fortifiquem sua rede de relacionamento profissional.

Algumas palestras são selecionadas, alguns temas levantados para serem debatidos, (como projeto de tradução por exemplo) e serve também como um termômetro sobre quais assuntos podem vir a se destacar para um futuro PGCon-BR.

Outro objetivo fundamental do evento é promover o uso do PostgreSQL como uma ferramenta completamente gratuita de gerenciamento de banco de dados, de ótima qualidade e altamente competitivo com soluções proprietárias.

Qual o público alvo?

Dentre o público esperado estão:

  • Organizações governamentais;
  • Estudantes de cursos técnicos e de Universidades;
  • Profissionais de empresas;
  • Entusiastas de Software-Livre;

Inscrições

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas aqui.


Doação
No dia do evento, serão aceitas doações de alimentos não perecíveis ou produtos de higiene pessoal ou cobertores ou  agasalhos. Os donativos serão destinados às duas instituições de caridade: Campanha Auta de Souza do Grêmio Atualpa e da Comunhão Espírita de Brasília.

Data e Local

O evento será realizado no dia 31/05/2010 no auditório do Serpro na regional SGAN Av.L-2 Norte Quadra 601 – Módulo G - Brasília - DF - CEP: 70830-900

Palestrantes confirmados

  • Fernando Ike: :Consultor, Mantenedor Debian, voluntário em projetos de Software Livre como PostgreSQL e Zabbix.Consultor, Mantenedor Debian, voluntário em projetos de Software Livre como PostgreSQL e Zabbix
  • Euler Taveira de Oliveira: membro da equipe de desenvolvimento do PostgreSQL, professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e consultor na área de banco de dados. Atua em projetos de integração e desenvolvimento de sistemas de informação utilizando software livre.
  • Edson Ie: Bacharel em Matemática Aplicada pela USP, é analista do SERPRO desde 2006. Inicialmente trabalhou com administração de bancos de dados Oracle e SQL Server e atualmente é DBA PostgreSQL e MySQL do Centro de Dados em São Paulo
  • João Cosme de Oliveira Júnior: Técnico em Análise de Sistemas e Projeto de Redes pelo CEFET-AL. Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Alagoas. Atualmente trabalha como Analista do SERPRO.
  • Leonardo Cezar:  Administrador de banco de dados há 10 anos e colaborador de projetos e utilitários para gerenciamento de dados desenvolvidos em software livre. Atualmente trabalha na unidade de Software Livre da  Dataprev.
  • Fábio Telles: é DBA há 7 anos, já foi colaborador no CDI-SP, PSL-ABCD, Debian Zine e atuamente contribui com a Comunidade Brasileira de PostgreSQL.
    Já foi palestrante em diversos eventos como FISL, CONISLI e Maratona HowTo Database. Possui artigos publicados e vários locais e se dedica ao seu blog, o "SAVEPOINT
    Assistam ao vivo em http://streaming.serpro.gov.br/pgday/" em http://www.midstorm.org/~telles
  • Leandro DUTRA: é Administrador de (Bases de) Dados com 14 anos em Informática, sendo 10 anos com SGBDs SQL. Trabalhou em empresas e projetos nacionais e estrangeiros de todos portes no Brasil e no Exterior, em organizações públicas e privadas, com e sem fins lucrativos, é coordenador de traduções do projeto GNU, contribuinte à lista usuários PostgreSQL Brasil e participante da comunidade, inclusive como palestrante. Também conhecido como o chato da pgbr-geral.
  • Lúcios Iglezias Pacheco: Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), começou sua carreira como técnico/analista do antigo banco Meridional, trabalhando com Natural/Abadas/DB2. Em seguida, ingressou no CPD da UFRGS como analista de sistemas Delphi, onde trabalhou com os sistemas de RH e participou da migração do último sistema em Mainframe da UFRGS: o sistema de Matrículas, que foi migrado para Delphi/ASP/PHP com banco Sybase / SQLServer. O próximo passou foi ingressar no SERPRO em 2005, onde é analista de sistemas do setor SUNAC/ACPAE/ACDPD. Atualmente atua em sistemas e framework's Java, tais como o e-Safira, o framework para "desktop" JSerpro (usado pelo eSafira) e PGD's diversos (em especial o DNF, confeccionado com a utilização da PPGD [outro framework Java]). Ainda na linha de sistemas Java, atua em sistemas de extração e processamento de dados, como o que realiza a carga dos dados do DNF a partir de uma base Adabas para uma base PostgreSQL e que, a partir desta, alimenta o sistema DW denominado SIEFDW-Setores de Risco. No SERPRO atuou, ainda, como arquiteto do pólo ACPAE, visando orientar os novos projetos desta unidade de forma a alinhá-los com as definições arquiteturais corporativas.:-)

Grade atual

Manhã

  • 08:00 - 08:30 Abertura
  • 08:30 - 09:30 -> Mudando de Oracle para Postgresql (Edson Ie)
  • 09:30 - 10:30 -> Postgresql 9: O que vem por aqui (Euler Taveira)
  • 10:30 - 11:30 -> Full Text Search (João Cosme Jr)
  • 11:30 - 12:30 ->  Por que as aplicações sofrem em arquiteturas distribuídas! (Fernando Ike)
  • 12:30 - 14:00 -> Almoço

Tarde

  • 14:00 - 15:00 ->SQL Proficiente: Recursos de manipulação de dados (Leonardo Cezar)
  • 15:00 - 16:00 -> Tudo o que você queria saber sobre o uso de discos em servidores PostgreSQL mas tinha vergonha de perguntar (Fábio Telles)
  • 16:00 - 17:00 ->  Migração Adabas para Postgresql com estudo de caso de migração dos sistemas: DNF e SMV (Lúcios Pacheco)
  • 17:00 - 18:00 ->Modelagem e Administração de Dados em PostgreSQL ( Leandro Dutra)
  • 18:00 -> Encerramento
  • 18:30 -> Happy Hour: Líbanus

 

Organizadores

Fonte PostgreSQLl


Tags deste artigo: postgresql pgday serpro dataprev

Eventos de Software Livre no Brasil