Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a FISL
Tela cheia Sugerir um artigo

10º Fórum Internacional Software Livre anuncia mais 8 atrações

3 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 701 vezes

Após a recente confirmação da presença de mais 16 palestrantes no 10º Fórum Internacional Software Livre -fisl10, o maior e mais antigo evento de software livre da América Latina anuncia a quarta lista de palestrantes. Com 8 atrações a nova lista contém importantes nomes do software livre, como a diva do Open Source, Danese Cooper , o programador Marcelo Tossati e DJ Bernstein. Somados a estes novos nomes, o fisl10 já ultrapassa a marca de 50 atrações convidadas. Entre os oito anunciados apenas dois não são estrangeiros. São eles:

- Brasileiros - Cláudio Filho - Graduado em Sistemas de Informação, Cláudio Filho trabalha com TI desde 1988 e com Linux desde 1994. Iniciou no mundo do software livre no ano 2001, com a localização do OpenOffice.org para o português do Brasil. Filho criou as comunidades brasileiras de PostgreSQL e Mozilla. Na atualidade, vive na Galícia - Espanha, trabalhando na Consultora Tegnix TIC, uma empresa especializada em projetos de migração para software livre e continua participando nos projetos de Código Aberto e Software Livre brasileiros e galegos.

Marcelo Tosatti - Programador de computadores, Marcelo Tosatti foi responsável pela manutenção da versão 2.4 do kernel do sistema operacional Linux entre novembro de 2001 e agosto de 2006. Atualmente, trabalha na empresa RedHat, onde prepara os softwares para o "Laptop de 100 dólares", que é um projeto de inclusão digital desenvolvido pela One Laptop per Child ("Um Laptop por Criança"), organização sem fins lucrativos que reúne o Massachusetts Institute of Technology (MIT), a empresa RedHat e outros patrocinadores.

- Estrangeiros - Teresa Giacomini - Senior Program Manager na Sun Microsystems, Teresa Giacomini ingressou na equipe OpenSolaris há quatro anos visando construir um relacionamento com alunos e professores ao redor do mundo. Ao longo do tempo, este papel cresceu, com o objetivo de incluir outros tipos de sensibilização da comunidade, tais como conferências, comércio, shows e os grupos de usuários. Através de seus esforços, o número de grupos de usuários de OpenSolaris quase duplicou nos últimos meses. Antes do OpenSolaris, ela realizou uma série de programas de gestão e funções administrativas na Sun, Oracle e várias outras companhias de software.

Danese Cooper - Programadora, cientista da computação, e defensora dos softwares de código aberto, Danese Cooper ficou conhecida como a "Diva do Open Source" após criar a comunidade Open Source na Sun Microsystems e na Intel. Atualmente Danese é membro da diretoria da Open Source Initiative e trabalha na Revolution Computing.

DJ Bernstein - Daniel Julius Bernstein ou simplesmente D. J. Bernstein é professor da Universidade de Illinois em Chicago, matemático, criptologista e programador. Bernstein é autor dos softwares de computador qmail, djbdns e publicfile. Bernstein propôs também o Internet Mail 2000, um sistema alternativo de correio eletrônico, destinado a substituir o Simple Mail Transfer Protocol (SMTP), o Post Office Protocol (POP3) e o Internet Message Access Protocol (IMAP).

Ryan Ozimek - Co-fundador e CEO da PICnet Inc, Ryan Ozimek é também membro da diretoria da Open Source Matters, além de ser membro do Steering Committee da Open Source Initiative. Com enfoque em tecnologias open source, Ozimek está constantemente a procura de formas em que a Internet possa servir melhor o "bem maior" e, mais especificamente, as entidades sem fins lucrativos.

Toshio Kuratomi - Colaborador do Projeto Fedora, Toshio Kuratomi gasta grande parte do seu tempo escrevendo aplicações Phyton, no intuito de impulsionar a infra-estrutura do projeto.

Christoph Hellwig - Envolvido em vários projetos de Software Livre, Christoph Hellwig tem trabalhado com Linux há mais de 10 anos, desde então centrado em questões relacionadas com o kernel. Após uma série de pequenos contratos de programação e administração de rede, trabalhou para a filial alemã da Caldera no desenvolvimento do kernel e sobre vários aspectos do userlevel da distribuição OpenLinux. Mais tarde aderiu ao grupo de armazenamento e filesystem da SGI, focando xfs para Linux. Desde 2004, trabalha como autônomo fazendo consultoria e treinamento em Linux Kernel e armazenamento.

O fisl10 acontece de 24 a 27 de junho, no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre (RS). As inscrições permanecem abertas e podem ser efetuadas através do site do evento (www.fisl.org.br).


Tags deste artigo: fisl2009
Fonte: http://www.softwarelivre.org/news/13670

Eventos de Software Livre no Brasil