Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia

Ponto de Cultura: o livro de Celio Turino

8 de Novembro de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 2367 vezes

Acontece no dia 11 de novembro em São Paulo, a festa de lançamento do livro “O Brasil de baixo para cima” onde o historiador Celio Turino conta a sua versão da criação dos Pontos de Cultura. No dia 31 de novembro o livro será lançado na cidade natal do secretário da Secretaria da Cidadania Cultural. Lançados na gestão de Gilberto Gil à frente do Ministério da Cultura (MinC) e mantidos na administração de Juca Ferreira, os Pontos de Cultura agregam diversas formas de expressão: música, poesia, literatura, artes plásticas, saúde e dança. Espalhados por todos os cantos do país, eles envolvem as comunidades e seus líderes, um reconhecimento do Ministério da Cultura à ação cultural de tantos brasileiros. Uma cartografia da cultura e da criatividade da população brasileira.

No Programa Cultura Viva, do qual os Pontos de Cultura fazem parte, o Secretário Célio Turino acompanhou de perto o cotidiano de cidadãos comuns e extraordinários, que através do Programa foram reconhecidos em seu direito de manifestar-se culturalmente. Essa vivência está presente no “Brasil de baixo para cima”.

Hoje são quase 1 mil Pontos de Cultura perfazendo todo o território nacional em abrangência continental única, e mais, articulados em rede, seja através dos encontros do Programa Cultura Viva, como a TEIA; seja na Internet pelo Portal i-Teia; seja pelo Fórum dos Pontos de Cultura, estrutura auto-gestora do Programa idealizado e agora relatado por Célio Turino. Além de Pontos de Cultura – O Brasil de Baixo Para Cima lançado pela editora Anita Garibaldi, ele é autor de livros como Na Trilha de Macunaíma – Ócio e Trabalho na Cidade, editado pelo SESC.

As dimensões do Ponto de Cultura estão se alargando. E agora o autor perfaz uma peregrinação fora do país na disseminação da proposta acolhedora e democrática dos Pontos de Cultura. Célio esteve de Berkley a Londres, de Buenos Aires a República Dominicana, de Berlim a Paris, entre outras cidades de países interessados no Programa Cultura Viva como modelo.

Serviço:
Lançamento em São Paulo dia 11 de novembro, a partir das 19h no Itaú Cultural.
O Itaú Cultural fica na Avenida Paulista, 149, São Paulo, SP (próximo à estação Brigadeiro do metrô).

Lançamento em Campinas, cidade do interior paulista, dia 31 de novembro, a partir das 19h na CPFL Cultura.
Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632- Chácara Primavera

Vendas pelo site: http://www.anitagaribaldi.com.br/loja/


Tags deste artigo: pontos de cultura – o brasil de baixo para cima celio turino

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.