Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blog coletivo
Tela cheia Sugerir um artigo

Rede Mocoronga é Rede Livre - PA

23 de Julho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1186 vezes

Mocoronga é quem nasce em Santarém, PA, e seu significado tem raízes na cultura indígena. Mocoronga é gente humilde e receptiva, ao contrário do sentido pejorativo que adquiriu em outras regiões do país. É com esse nome,    A  apropriação pelos ribeirinhos dos instrumentos de comunicação vem reduzindo este isolamento e mostrando quais são os problemas e soluções criados pela  população. O coordenador Fábio Pena explica que a Rede Mocoronga foi um um laboratório para o novo passo  dessa inciativa. “Estamos ampliando o nosso raio de ação com as novas possibilidades que as ferramentas da cultura digital nos permitem. Se antes utilizávamos mimiógrafos para impressão de jornais, hoje várias comunidades como Abaré, Muratuba, Cachoeira de Aruã, Piquiatuba, Maguari, Belterra e Suruacá estão unidas por blogs que contam o que acontece por lá.”

O projeto capacita adolescentes e jovens como repórteres comunitários através de oficinas para a produção de programas de rádio, vídeos, jornais locais e conteúdos para internet. Eles alimentam a circulação de informações e campanhas educativas  com suas sucursais comunitárias, difundindo a cultura regional da população para a população, ajudando na difusão de seus conhecimentos para o resto do país. Cada comunidade tem um núcleo com estúdio de gravação e alto falantes. “Cada um produz seus programas que são ouvidos em suas comunidades, depois  são editadas e aos sábados vão “ao ar” na Rádio Rural, em Santarém”, explica Fábio.

A Rede Mocoronga também foi uma das selecionadas pelo MinC no edital do Prêmio Mídia Livre. Fábio explica que o grupo tem grandes planos para rede. “Queremos aperfeiçoar o nosso trabalho. Investir na capacitação dos jovens e adolescentes, na manutenção da equipe de comunicadores e na aquisição de mais computadores e equipamento digital !”


Tags deste artigo: ong saúde e alegria pontão de cultura digital do tapajós rede mocoronga

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.