Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blog
Tela cheia

Vem aí o rodízio tucano

28 de Janeiro de 2015, 13:47 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 2 vezes

Dois dias com água; cinco dias sem. Eis a “restrição hídrica” que pode ser adotada em São Paulo segundo diretor metropolitano da Sabesp.

Geraldo Alckmin não gosta de falar em racionamento. O que existe em São Paulo, segundo ele, é restrição hídrica. Seja como for, parece que os paulistas não ficarão mais muito tempo livres de rodízio de água. Refiro-me ao rodízio oficial, uma vez que o rodízio já acontece na prática em quase todos os bairros da capital e em muitas cidades do interior.
Durante visita à estação de tratamento de água em Suzano, nesta terça-feira, o diretor metropolitano da Sabesp, Paulo Massato Yoshimoto, declarou que um rodízio 5×2 poderá ser necessário caso o volume de chuvas não aumente e a companhia seja obrigada a reduzir ainda mais a quantidade de água retirada diariamente do sistema Cantareira. “Se nós tivermos que retirar somente 10 ou 12 metros cúbicos por segundo, seria necessário implantar rodízio de dois dias com água, cinco dias sem água”, disse ele. “Se for necessário, para não chegar ao zero na represa, não ter mais água nenhuma para distribuir, lá no limite, se as obras não avançarem na velocidade que estamos planejando, podemos correr esse risco de um rodízio drástico.”
O “rodízio drástico”, na expressão usada por Yoshimoto, não é apenas uma hipótese remota. Atualmente, a companhia tem explorado o Sistema Cantareira a um ritmo de 16 metros cúbicos por segundo e, mesmo assim, o nível vem baixando 0,1% ao dia. A Agência Nacional das Águas (ANA) determinou que a Sabesp reduza ainda mais a captação do Cantareira, adotando como meta a retirada de 13 metros cúbicos por segundo, algo muito próximo dos 12 metros cúbicos que, na análise do especialista, obrigaria a adoção de um “rodízio drástico”.
Ou seria mais apropriado chamar de “restrição hídrica drástica”?


Fonte: http://www.pauloteixeira13.com.br/site/noticias/vem-ai-o-rodizio-tucano/

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.