Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

pm@paulomarcos.com | msg: 74.9110 4596
Jornalismo no Rádio, TV e Internet

http://www.dotpod.com.ar/wp-content/uploads/2008/06/sonico-logo.jpg

 

 

http://static.wix.com/media/1ff96be45122890f6b04ceeaa7dbd2d3.wix_mp

PM no Twitter

Invalid feed format.

Este perfil não tem posição geográfica registrada.

Paulo Marcos

Paulo Marcos
Pintadas - Bahia - Brasil
Tela cheia
 Feed RSS

Paulo Marcos no Rádio, TV e Internet

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Paulo Marcos, radiojornalista formado em Rádio e TV pela UNEB. Especialista em rádio, TV e comunicação digital junto a jovens e lideranças do movimento social. Coordenador da Rádio Barreiros/ADASB. É empreendedor individual e através da produtora NaCangaia presta serviços nas áreas de vídeo, fotografias e radiojornalismo.

Serrinha é beneficiada com ações do Água para Todos

22 de Julho de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

A falta de água no verão agora faz parte do passado dos 65 mil moradores do município de Serrinha (a 173 Km de Salvador). Na próxima sexta-feira (24), às 11h, o governador Jaques Wagner visita a cidade do Território do Sisal e inaugura juntamente com o prefeito de Serrinha, Osni Cardoso, a ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água da cidade, que integra o Programa Água para Todos.
 
A obra aumenta em 25% a oferta de água e melhora a saúde da população local, que sofria períodos de desabastecimento, especialmente no verão. A ampliação do sistema absorveu recursos da ordem de 680 mil, em caráter emergencial. Ainda serão perfurados três poços e implantada mais uma estação elevatória, uma adutora e mais dois reservatórios.
 
Executada pela Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa), a intervenção vai regularizar o fornecimento de água de Serrinha. O governo vai investir ainda, mais de R$ 42 milhões em obras para sanar o abastecimento de água da região, atendendo a uma população de cerca de 123 mil habitantes dos municípios de Serrinha, Conceição do Coité, Teofilândia, Biritinga e Retirolândia.
 
A Embasa em parceria com a Companhia de Engenharia Ambiental (Cerb) também investiu R$ 203 mil em intervenções que vão levar água às torneiras de 650 moradores das comunidades de Mombaça, Boa Vista, Canto Alegre, Rural de Regalo II, Bom Jesus do Brejo, Loteamento Netinho Bacelar, Maroto, Santana I e II, e Sussuarana.
 
O sistema integrado de abastecimento de água de Serrinha/Conceição do Coité é composto por uma adutora de 262.465 metros, estações elevatória e de tratamento, reservatórios, e 379.214 metros de rede de distribuição. Para melhorar a oferta de água, a Embasa executou obra na estação elevatória de água tratada 2, substituindo os conjuntos de moto-bombas que agora têm potência de 300 cavalos, além de instalar dois reservatórios metálicos de 500 e 1.000 metros cúbicos.



Lei Maria da Penha em debate na Bahia

22 de Julho de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

A Comissão da Mulher da Assembléia Legislativa da Bahia, presidida pela deputada Neusa Cadore, em parceria com a vice-presidente da Comissão de Mulheres da Câmara Municipal de Vereadores de Salvador, vereadora Marta Rodrigues, vão realizar uma audiência pública para discutir os desafios e avanços da Lei Maria da Penha, que completa três anos de vigência no dia 07 de agosto. A audiência acontece no dia 05 de agosto, às 9h30, no Plenarinho da Assembleia.

Já no dia 10 de setembro, a Comissão dos Direitos da Mulher da ALBA, através de um projeto de resolução apresentado da deputada Neusa Cadore, promoverá uma Sessão Especial para a concessão do título de utilidade pública a Maria da Penha, às 10 horas.

Os preparativos e o formato das duas atividades foram definidos em reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 22, com participantes de diversos segmentos e movimentos feministas e de mulheres. Além de dar visibilidade à temática, o grupo pretende mobilizar a sociedade para participar mais ativamente do enfrentamento à violência contra a mulher.

Participaram do encontro Márcia Queiroz, do Observatório da Lei Maria da Penha, Lucivalda Santana, do Fórum de Mulheres de Lauro de Freitas, Deise Oliveira, coordenadora da Casa de Acolhimento de Salvador, Sílvia Andrade, do Gabinete da deputada Fátima Nunes, Célia Lopes, da Secretaria Municipal de Mulheres de Lauro de Freitas, Helena Torres, do Setorial de Mulheres do PT de Lauro de Freitas, a vereadora Marta Rodrigues, Lorena Rocha, representante da Marcha Mundial de Mulheres do Recôncavo, além da assessoria do Mandato de Neusa.



Festa de Vaqueiros de Barreiros apresenta mais uma novidade

22 de Julho de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Desta vez um agricultor familiar vai apresentar num stand formas de produção diversificadas e revalorização da cultura local

Por Diego Sandes e Paulo Marcos


Esse ano a Festa de Vaqueiros de Barreiros, em Riachão do Jacuípe, contará com diversas novidades uma delas será o Barracão Cultural realizado pela comunidade, na Praça Teodoro Queiroz, onde concentrará maior parte do evento.

Eduardo Emídio, um dos organizadores do espaço falou em entrevista para o Blog da Rádio Comunitária Barreiros FM sobre a importância desse barracão. Segundo ele a importância desse barracão é revalorizar a cultura regional, que cada tempo que passa vai sendo esquecida. Ele destaca também que terá artesanato e apresentação de animais da caatinga, que vivem numa propriedade de preservação ambiental.

A apicultura também será destaque com a exposição de diversos tipos de abelhas. Será apresentada a importância de cada uma das espécies criadas na região e como é a produção na comunidade.

Eduardo é um agricultor familiar que está desenvolvendo um projeto piloto de preservação ambiental e diversificação da pequena propriedade rural.

Baixe e ouça aqui a entrevista em MP3 - 900 kb



Destaques desta quarta no Programa de Notícias na Sabiá FM - Coité-Ba

22 de Julho de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 1Um comentário

O Programa de Notícias é produzido pela Agência Calila nas Rádios: Educativa Sabiá FM e webradio Calila News, em Conceição do Coite no Sertão da Bahia.

NOTICIAS DA CIDADE

Abertas as inscrições do Pró Jovem Urbano em Coité

Integrante do FNDC diz que a Bahia está prepatada para a Conferência de Comunicação

Seminário de Comunicação abre a Semacom em Coité

Uneb convoca 10 estudantes do vestibular 2009.2, em Coité, e encerra hoje pedido de isenção 2010


POLÍCIA

Homem é encontrado morto dentro de casa em Coité

Oito mortos em acidente com Microônibus em Coração de Maria


ESPORTE

Seleção de Capim Grosso vence e vai com vantagem para Várzea da Roça


REGIÃO SISALEIRA

Morades de Barrocas combram do Governador a conclusão da construção da estrada

Wagner visitas três municípios do Sisal e Jacuípe

Festa de Vaqueiros de Barreiros apresenta mais uma novidade


POLÍTICA

Bassuma desiste da vida pública e detona aliança do PT com o PMDB


GERAL

Infrações leves poderão deixar de marcar pontos na carteira de motorista

Radialistas protestam contra o Grupo Lomes

Para ouvir as notícias são três opições:

Ao vivo das 7h às 9h da manhã nos canais: http://estudiolivre.org:8000/radiosabiafm ou http://estudiolivre.org:8000/calilanoticias

Ou a qualquer hora do dia na Rádio Calila News em http://www.calilanoticias.com

Por Paulo Marcos || Radialista e estudante de Rádio e TV na UNEB.



Bassuma desiste da vida pública e detona aliança do PT com o PMDB

21 de Julho de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

image


Com 20 anos na carreira pública, o deputado federal do PT baiano, Luiz Bassuma, afirmou ao repórter Maurício Oliveira da Rádio Comunitária Barreiros FM, de Riachão do Jacuípe, que não aguenta mais a sujeira do mundo partidário.

image


Bassuma falou que desde o início da aliança do PT com o PMDB ele foi contra e agora chegou ao limite. "Ele Geddel vai sugar até o último dia desse governo aproveitando dessa estrutura”, alerta.

Na entrevista o parlamentar comentou sobre a estrutura precária da educação pública no Estado e defendeu a revitalização do Rio Jacuípe.

Ouça aqui entrevista em MP3

image
Saiba mais sobre o depautado:

Luiz Carlos Bassu ma nasceu em agosto de 1956, em Curitiba (PR). Em 1981, casou-se com Rose Marie, nascendo dessa relação três filhos: João Luiz, Caroline e Vinícius.

Começou a trabalhar aos 12 anos de idade, formando-se em Engenharia Mecânica, na UFPR, em 1979. Neste ano, ingressa na Petrobrás, através de concurso público, quando chega à Bahia para ficar. Trabalhou nos campos de petróleo do Recôncavo, especializando-se em Administração de Recursos Ambientais, até o ano de 1992, assumindo naquele período a coordenação do Sindicato dos Petroleiros da Bahia.

Luiz Bassuma foi Vereador em Salvador (1996), Deputado Estadual (1998) e está no segundo mandato de Deputado Federal sempre pelo PT . As informações são do site do parlamentar.

Leia aqui o artigo sobre a aliança PT/PMDB

Por Paulo Marcos
Colaborou Diego Sandes da Rádio Comunitária Barreiros FM
Fotos de divulgação da plenária do deputado em Riachão do Jacuípe.



Seminário de Comunicação abre a Semacom em Coité

21 de Julho de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

A programação debate políticas públicas de comunicação voltadas para o desenvolvimento territorial e a cidadania até sexta-feira na UNEB

Por Paulo Marcos || Rádio Calila News

image

Pelo sétimo ano consecutivo os movimentos sociais da Região Sisaleira realizam o
Seminário Regional de Comunicação. A iniciativa do Comitê pela Democratização da Comunicação pretende preparar as organizações e estudantes para à 1ª Conferência Nacional de Comunicação. O evento que faz parte da Semana de Comunicação da UNEB (SEMACOM) foi realizado hoje no Auditório do Campus XIV da UNEB,em Conceição do Coité.

Com o tema “Políticas Públicas de Comunicação: Desenvolvimento Territorial e Cidadania”, o encontro contou com a participação de educadores, radialistas, estudantes de comunicação e integrantes de ONGs e do movimento social.
Berenice Mendes, cineasta e integrante do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) foi uma das debatedoras do seminário. Para ela, a Bahia está preparada e terá grande participação na Conferência Nacional de Comunicação.

Áudio disponível - MP3 - Clique aqui para baixar e ouvir a entrevista - 2.3 Mb

Jerônimo Rodrigues, assessor da Secretaria de Ciências, Tecnologia e Inovação (SECTI) do Governo do Estado da Bahia abordou a participação do governo na construção de conhecimentos e tecnologias apropriadas para a região. Ele apontou os Centros Digitais de Cidadania (CDCs) como uma iniciativa que precisa ser fortalecida pelas organizações.
Rodrigues também pediu empenho da sociedade em cobrar do governo as propostas elencadas no PPA Participativo.

Áudio disponível - MP3 - Clique aqui para baixar e ouvir a entrevista - 3.5 Mb

Entre os debates, o seminário abordou uma discussão sobre a formação de comunicadores comunitários, além da relação entre comunicação e desenvolvimento territorial. Rosely Arantes, da Assessoria Geral de Comunicação do Estado da Bahia apresentou durante o evento a proposta do Programa Ondas Livre, que pretende atuar na qualificação de adiocomunicadores no interior do Estado. Uma das etapas do projeto está prevista para os dia 07 e 08 de agosto na cidade Juazeiro.

O 7º Seminário Regional de Comunicação integra a 2ª SEMACOM que acontece até sexta-feira (24), em Conceição do Coité. A professora Vilbégina Monteiro, coordenadora do Curso de Rádio e TV, explicou que o evento não é fechado para os acadêmicos e tem uma programação diversificada que pode envolver toda a comunidade.

Áudio disponível - MP3 - Clique aqui para baixar e ouvir a entrevista - 2.6 Mb

Confira mais:
Leia aqui o artigo: A tal da ética em nosso meio - Paulo Marcos

Confira aqui a programação


Leia e saiba mais sobre o evento no Blog da Semacom




Bahia registra crescimento na economia pelo quinto mês consecutivo

21 de Julho de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Conversa com o Governador | Jaques Wagner | 6min. 12seg.

Bahia registra crescimento na economia pelo quinto mês consecutivo

A geração de emprego e renda em tempos de crise é assunto tratado esta semana no programa Conversa com o Governador, que destaca o desempenho positivo da Bahia. Segundo Wagner, junho foi o quinto mês consecutivo de crescimento no estado, com um saldo de 6.119 empregos, elevando o saldo acumulado para 23.098 novos postos de trabalho em 2009.
¤ ¤“Isso é muito bom porque a minha preocupação primeira é exatamente com o trabalho, com o emprego e com a renda das pessoas”, afirmou. Wagner lembrou que a Bahia é o primeiro estado do Nordeste e mantém uma média de recuperação superior à do resto do país.

A boa novidade, segundo o governador, é que 75% das oportunidades de emprego estão surgindo em municípios do interior. Entre os 83 municípios com mais de 30 mil habitantes avaliados, 50 apresentaram saldo positivo na geração de emprego. “Isso é o acerto da política de interiorizar o desenvolvimento e, é claro também, mostra a pujança da agricultura e do agronegócio em geral”, avalia.

Dentre os destaques da geração de emprego e renda, Wagner aponta o Vale do São Francisco, principalmente a área irrigada, responsável por 42% das exportações de frutas do país, o que representa quase US$ 1 bilhão por ano. Para o governador, a fruticultura passou por dificuldades, mas graças à ação dos governos federal e dos estados da Bahia e de Pernambuco, o negócio foi recuperado e já emprega 240 mil pessoas na região, ocupando 120 mil hectares de terras irrigadas. “Esse é um exemplo de como você, levando energia, infraestrutura, financiamento e tecnologia, leva também o desenvolvimento para o interior do estado, garantindo o emprego”.

Indústria
Outro segmento analisado por Wagner é a indústria, que obteve uma taxa de crescimento de 7,5% em maio em relação ao mês de abril. “Isso mostra que a política do presidente Lula, compartilhada pelos governadores, de redução do IPI – e nós aqui com a redução do ICMS – foi uma política acertada para reaquecer a economia, principalmente a área industrial, cuja cadeia produtiva emprega muita gente”, observou.
Wagner diz que o incremento de 29% no segmento de refino de petróleo e álcool também aponta para uma recuperação da economia. “Nós estamos caminhando para um segundo semestre melhor do que o primeiro e para 2010, sem dúvida nenhuma, de uma normalização ainda maior”, previu.

O incentivo aos microempreendedores também é assunto do Conversa com o Governador desta semana. Para o financiamento dos pequenos negócios, Wagner diz que o programa Credibahia atua, por meio da Desenbahia e da Secretaria do Trabalho, em 161 municípios, dando suporte e empréstimo para quem quer iniciar ou melhorar um pequeno empreendimento.
“Ao longo desses dois anos e meio nós já aprovamos R$ 5 milhões para esse programa, dos quais praticamente R$ 3 milhões já estão em mãos dos empreendedores e nós estamos liberando agora mais R$ 2 milhões. Para você ter uma idéia, esse primeiro dinheiro emprestado – os R$ 3 milhões – já se transformaram nas mãos dos empreendedores em R$ 11,9 milhões, ou seja, quadruplicou”, contabilizou.

Wagner diz que essa é a capacidade que o pequeno negócio tem de avançar, gerando emprego e riqueza principalmente em cidades do interior. Segundo ele, a preocupação do governo é dar o suporte, ajudar na comercialização e dar o financiamento através do Credibahia. “Nós criamos também a Ceap – que é a Central de Apoio ao Pequeno Empreendedor – e, por meio dela, somando-se ao Sebrae e outras instituições de apoio ao pequeno empreendedor, nós estamos melhorando a condição dessa gente de ganhar a sua vida e até de empregar outras pessoas”, concluiu.

O Conversa com o Governador é produzido semanalmente pela Assessoria Geral de Comunicação do Governo da Bahia (Agecom) e disponibilizado na página http://www.comunicacao.ba.gov.br/conversa e no telefone gratuito 0800-071-7328, além de ser reproduzido pela Educadora FM 107,5 e vários veículos de comunicação da capital e do interior.



A tal da ética em nosso meio*

20 de Julho de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Verdade, imagem e ética na profissão de comunicação no Sertão dos coronéis eletrônicos


“O rádio é pra ser feito com raça”,

radialista Marcus Aurélio.

 

Depois de 12 anos de atuação nos meios de comunicação de massa na Região Sisaleira eu sempre me pergunto: O que é ética? Onde ela está? Com quem ela está? Para que serve? Também veem outros questionamentos e ao mesmo tempo algumas ideias.

 

No artigo "Sociedade, Ética e Cultura", o escritor Danilo Santos de Miranda diz que:

 

"entre os valores que todas as culturas criam, necessariamente – sejam eles bons ou ruins – existem aqueles que dizem respeito mais de perto às ações dos homens entre si, aos seus comportamentos individuais e coletivos. De maneira sumária, portanto, a Ética é uma investigação ou ciência dessas condutas – tanto dos motivos, das formas, quanto das finalidades das ações" (MIRANDA).

 

Neste sentido também tenho estudado a atuação e conduta dos profissionais da minha região. Começando por mim. Onde estou e o que estou fazendo? O que fiz para chegar até aqui? Volta e meia me pego pensando ou mesmo passando por situações como essas.

 

Outro dia um dono de rádio escreveu a seguinte orientação para a coordenação de jornalismo da emissora:

 

"Decidir que todas as matérias de cunho político seriam enviadas para meu conhecimento na véspera (...) peço-lhe, então, que não veicule mais matérias de natureza política sem que eu tenha ciência anteriormente e que tenha, sempre, meus comentários (...) quanto ao conteúdo dos programas de notícias, devemos ter uma postura jornalística, sem qualquer conotação de rádio chapa branca. A rádio não é não deve parecer chapa branca do Governo ou de qualquer prefeitura, e isso será evidenciado nos meus comentários" (DIRETOR da emissora).

 

O comunicado termina com uma utopia. São palavras muito bonitas, fabulosas e que enchem os olhos de qualquer cidadão coerente de seus princípios. E o início? O que significa? Censura, controle de qualidade ou falta de um sistema organizacional que permita o debate, a participação, a independência do profissional e é claro o exercício do trabalho?

 

Neste semestre, 2009.1, na faculdade de Rádio e TV na UNEB, aprendi que um dos papéis do profissional de comunicação institucional e de relações públicas é ajudar na implantação do código de ética. Mas esse eu creio que é um papel de cada pessoa e não apenas do profissional de RP.

 

TORQUANTO (2002) dedica o terceiro capítulo do seu livro à exposição da função de assessoria e consultoria de imprensa nas organizações, ressaltando os novos cenários e as características sócio-culturais do mercado da comunicação e de seus públicos.

 

É importante dizer que o autor se baseia em Brecht para enunciar a verdade por "cinco lados": de quem diz, quem ouve, o momento, o lugar e as circunstâncias. O escritor destaca a importância dos profissional de assessoria e consultoria por ele possuir uma ampla visão sistêmica e política da comunicação numa organização.

 

No entanto penso que não terás sucesso os profissionais e empresas que não seguirem algumas orientações para atingir esta conduta. Neste caso, citado como exemplo, só nos resta recorrer a um código de ética interno.

 

Os passos para implantar este código são descritos nos diversos estudos e mostram a necessidade de construirmos o documento e o entendimento por etapas. É fundamental identificar os valores reais que são praticados por essa empresa. É preciso fazer acordos, criar consensos geral sobre os pontos e que não haja dúvidas.

 

De fato é importante criar os mecanismos de acompanhamento e monitoramento das ações na empresa, mas não uma censura prévia como na ditadura. Para isso acontecer é imprescindível que haja a ampliação dos níveis de confiabilidade entre patrão e empregados, diretores e colaboradores, dentre outros. Para finalizar a empresa deve definir as ações punitivas com critérios claros.

 

HUMBERG (2002) define que Ética organizacional significa auto-regulação:


a organização estabelece seus padrões de comportamento, confiáveis e satisfatórios, de modo que não é necessária a intervenção do Estado ou de fiscais. E sempre que preciso, ou obrigada, ela explica aos diversos segmentos da sociedade porque, sendo confiável, o diálogo é possível e produtivo. O código deve ser o resumo desse procedimento, ou seja, ter base na realidade” (HUMBERG 2002).


Um depoimento do radialista Edivânio Nascimento também me convenceu que existem práticas consolidadas ou a caminho de consolidação. Ele atua na Rádio Comunitária Santaluz FM deste o final dos anos 90.


Queremos sim, sermos homens de bem, primando pela ética pessoal e profissional e tentando realizar sonhos, digo sonhos porque ainda são sonhos, que é de vermos um dia um pais, uma Bahia, um território do Sisal mais justo e que, sobretudo, possamos ter uma comunicação democrática e sem sofrer aborrecimentos e retaliações, por parte dessa gente” (EDISVÂNIO NASCIMENTO).


Agora vamos ao serviço. Nesta semana acontece, em Coité, a Semana de Comunicação da UNEB. Um importante espaço para debates sobre a atuação de cada profissional de comunicação desse Sertão dos Coronéis Eletrônicos e no final do ano a Conferência Nacional de Comunicação também será um marco histórico do movimento. É preciso ação. É preciso construir sempre


* Paulo Marcos Santos. Estudantes de Rádio e TV da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).


Bibliografia

 

TORQUATO, Gaudêncio. Comunicação Organizacional e Política. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002. Pag. 81 - 96.

 

 

MIRANDA, Danilo Santos. "Sociedade, Ética e Cultura”. www.sescsp.org.br/sesc/images/upload/conferencias/11.rtf - Acesso em 18 de julho de 2009.

 

HUMBERG, Mário Ernesto. A Ética e os Profissionais de Comunicação. Publicado originalmente nos Anais Intercom (setembro/1993) e reproduzido no livro Ética na política e na empresa: 12 anos de reflexões (São Paulo, Editora CLA, 2002. Disponível em

http://www.sinprorp.org.br/Clipping/2002/057.htm. Acesso em 18 de julho de 2009.



Barreiros comemora 26 anos de festa de vaqueiros

19 de Julho de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Barreiros - No próximo final de semana completa 26 anos, que aconteceu a primeira Missa de Vaqueiros do Distrito de Barreiros, em Riachão do Jacuípe. O evento que sempre é realizado na última semana de julho e é considerado um dos maiores do seguimento na Região Sisaleira.

O presidente da festa deste ano, Neto Broa, informou que já está ajustando os últimos detalhes para a realização do evento. Segundo ele, é muito difícil estruturar uma festa como esta, mas o povo da comunidade é sempre unido e lutador. Para Neto Broa a emoção é grande ao assumir a responsabilidade de uma festa que já foi organizada pelos avôs, pai e outros amigos.

image

Na programação deste ano terá o forrozeiro Del Feliz "O Rei do Forró Enredo" que faz um show especial no dia 25 para comemorar a temporada dos festejos juninos, quando o cantor barreirense fez shows nos maiores cenários da Bahia. Del que foi uma das atrações de Senhor do Bonfim e é a primeira contratação para o ano que vem, conforme divulgou o site da prefeitura. Leia aqui.

No sábado a festa começará às 20h com shows na Praça Teodoro Queiroz, no centro da comunidade. Um novo documentário será apresentado às 22h mostrando os aspectos culturais que evolve o evento. Vaqueiros, fazendeiros e organizadores da festa contam a história, as dificuldades e realizações.

No domingo ao meio dia começa o desfile dos vaqueiros seguido de homenagens aos vaqueiros, coroação de Rainha e Princesa, entrega das bandeiras, julgamento e premiação dos vaqueiros e grupos. Simultaneamente no Alto do Cruzeiro acontece o Concurso de Marchas com julgamento da ABCC- Associação Baiana dos Criadores de Cavalos.

Outras bandas também já estão confirmadas: Axé Vip, Estrela Midi, Forrozão Eletroxote, Juca dos Teclados, Wesley & Igor, DJs nas barracas, dentre outras apresentações regionais.

Participação popular - Os vaqueiros têm participação garantida e são eles que fazem o evento acontecer. Muitos aproveitam o dia para tocar berrante e fazer aboios e toadas. O jovem Ivanildo, conhecido por Muí da Cancela Preta, também um apaixonado pela festa e disse que vai aproveitar o momento para fazer homenagens. Ele comentou que irá soltar seus versos, mas tem uma condição. "Só vou se me chamarem no palco, se não num eu não canto", brincou



Definida a programação da 26ª Festa de Vaqueiros e Fazendeiros de Barreiros-B

16 de Julho de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

O forrozeiro Del Feliz "O Rei do Forró Enredo" será a atração do evento que acontece dias 25 e 26 de julho no distrito de Barreiros, em Riachão do Jacuípe

image

Histórico - Em julho de 1983, amigos se reuniram para comemorar o aniversário de Mundinho e acabaram inventando o que se tornaria tempos mais tarde a maior festa de vaqueiros da Região Sisaleira.

A missa do vaqueiro surgiu para comemorar as vitórias de brasileiros esquecidos pelas nação, que nem direito de se aposentar eles têm. A origem da Missa do Vaqueiro é assentada em uma história sangrenta. Precisamente na madrugada de 8 de julho de 1954, o vaqueiro Raimundo Jacó, é traiçoeiramente assassinado com uma pancada na cabeça nas caatingas do Sítio de Lages, distrito do município de Serrita, localizado no alto sertão Araripe, em Pernambuco.

Nos dias de hoje os vaqueiros ainda sofrem. Um herói do sertão é assim que se chama esses homens que nos dias atuais faz o que Zé de Zezito é capaz. O vaqueiro barreirense que sozinho já chegou a tirar 300 litros de leite por dia. Ele trabalha todos os dias e não se cansa.

Barreiros é uma terra onde o povo faz, inventa e não fica parado. Tem artesão, como seu Paterniano de 84 anos, que prepara e conserta os acessórios dos vaqueiros. Miúdo Preto é um dos velhos vaqueiros que todo ano está de olho nos vaqueiros encourados para fazer o julgamento dos encourados.

Desde o início muita coisa já mudou. Antes era missa do vaqueiro e hoje é festa. Antes eram inúmeros vaqueiros encourados e hoje são os grupos com uniformes de pano.

No documentário Barreiros dos Vaqueiros, 2006, o vaqueiro "João do Cantinho", que faleceu no ano passado, diz que não abria mão de montar em cavalo bom e participar da festa de vaqueiros de Barreiros considerada por ele a maior da região. Outro vaqueiro que também já morreu, mas deixou seu recado no vídeo é "Hamilton Grande". Ele disse que não esquecia os tempos de vaqueiro na Fazenda Muricí. Para ele cavalo tinha que ser bom.

image

Barreiros é mesmo a terra do forró. Lá nasceu o cantor Del Feliz, que já conquistou o povo nordestino com sua música e seu talento. Del também canta e encanta o Nordeste com seu Projeto Forró Enredo, que conta a história dos municípios brasileiros através da música. Batizado de Rei do Forró Enredo por Geraldo Azevedo, Del, está de volta este ano ao evento de sua terra.

A premiação da Festa de Vaqueiros de Barreiros é bancada pela própria comunidade e algumas empresas da região. Os vaqueiros organizam um dos maiores concursos de marcha da região em todas as categorias com o julgamento da ABCC - Associação baiana dos Criadores de Cavalos. E quem não perde um só concurso de marcha é o amigo inseparável de seu Zé de Martilo. O jumento Lampião é o melhor de todos. O dono já achou até sete R$ 7 mil reais no jegue e não vendeu. "Não há concorrente pra ele e eu não vendo por dinheiro nenhum", afirma Zé.

29 e 30 de julho de 2005: a maior feste de todos os ano - Barreiros nunca viu nada igual. O maior show de forró do Brasil com Alcymar Monteiro, que retornou em 2008. E mais de mil cavaleiros no desfile. Nos anos de 2001 e 2002, o forrozeiro Adelmário Coelho foi a grande atração. Outras bandas como Flor D'Açucena, Menina Faceira e Catuaba com Amendoim também já participaram do evento.

Confira a programação:

Sábado dia 25 de julho

22h - Abertura

Shows com Forrozão Eletroxote, Wesley & Igor, e Del Feliz

Domingo dia 26 de julho

12h - Desfile dos vaqueiros;

14h - Homenagem aos vaqueiros, Coroação de Rainha e Princesa, entrega da bandeiras, jugamento e premiação dos vaqueiros e grupos;

15h - Concurso de marchas;

18h - Encerramento com show com de Axé Vip e Estrela Midi;

Saiba mais aqui: http://festadebarreiros.blogspot.com/



Tags deste artigo: bahia artes bacia do jacuípe cultura radialista rádio tv esportes