Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

pm@paulomarcos.com | msg: 74.9110 4596
Jornalismo no Rádio, TV e Internet

http://www.dotpod.com.ar/wp-content/uploads/2008/06/sonico-logo.jpg

 

 

http://static.wix.com/media/1ff96be45122890f6b04ceeaa7dbd2d3.wix_mp

PM no Twitter

Invalid feed format.

Este perfil não tem posição geográfica registrada.

Paulo Marcos

Paulo Marcos
Pintadas - Bahia - Brasil
Tela cheia
 Feed RSS

Paulo Marcos no Rádio, TV e Internet

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Paulo Marcos, radiojornalista formado em Rádio e TV pela UNEB. Especialista em rádio, TV e comunicação digital junto a jovens e lideranças do movimento social. Coordenador da Rádio Barreiros/ADASB. É empreendedor individual e através da produtora NaCangaia presta serviços nas áreas de vídeo, fotografias e radiojornalismo.

Lançamento do Projeto Comunicação pelos Direitos

28 de Outubro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda
29 de Outubro de 2009, 0:00 http://www.comunicacaopelosdireitos.org.br Centro Comunitário de Coité

Comunicadireitos

O evento será uma espécie de Coletiva de Imprensa

O Movimento de Organização Comunitária (MOC) realiza no dia 29 de outubro, às 09h da manhã, no Salão Paroquial do município de Conceição do Coité, uma coletiva de imprensa para apresentação do projeto Comunicação Pelos Direitos na Região Sisaleira.

Saiba mais.



Ouça aqui alguns destaques do Calila Notícias

28 de Outubro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Ouça aqui alguns destaques do Calila Notícias


Enquanto você pesquisa ou lê alguma notícia pode ouvir os destaques do dia do Calila Noticias.com.


Acesse aqui o áudio onde Paulo Marcos narra as chamadas das informações mais importantes publicadas nas últimas horas.

Da redação



Riachão do Jacuípe sedia seminário da Secretaria de Meio Ambiente

28 de Outubro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) realizará nesta quinta feira (29), em Riachão do Jacuípe um seminário com o tema “Os Determinantes do Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Jacuípe”.

O evento foi aberto a apresentação de projetos de todos os municípios do Território.

Ouça aqui com Paulo Marcos

Mais informações, contatar Marcia, pelos telefones (75) 8186 6537 e (75) 9127 3094, ou no telefone (75) 3264 2789 ( Márcia, Milena ou Leandro).

Fonte: Codes Jacuípe - Articulador Territorial em Exercício, Matheus Martins.



Notícias - 28 de outubro

28 de Outubro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

ADEC/Coité busca o primeiro lugar na última rodada da segunda fase da Copa Feirense

ADEC joga sexta à noite na cidade de Feira de Santana, onde acontecem todos os jogos da competição

Neste final de semana prolongado tem grandes jogos pela Copa Feirense de Basquete. Serão duas partidas sexta (30), duas sábado (31) e duas no domingo (01.11).

Leia mais.

Feira será uma das atrações do VII EnconASA

A previsão é que a feira ocupe 65% da orla II de Juazeiro, à beira do São Francisco. Ao todo, serão 19 barracas onde a população local e os próprios participantes do EnconASA poderão encontrar uma diversidade de produtos trazidos pelos agricultores e agricultores de todos os estados do Nordeste e de Minas Gerais. As barracas serão feitas em sisal, planta típica da região, e em formato de oca.

Leia mais.

Comunidade se mobiliza para a construção coletiva do marco regulatório civil para a Internet brasileira

Fisl10A construção colaborativa de um marco regulatório civil para a Internet brasileira começa nesta quinta-feira, dia 29, quando o Ministério da Justiça lançará o processo de consulta pública para o debate e a redação do texto. O objetivo do marco civil é consolidar os direitos fundamentais dos usuários de Internet e as responsabilidades que podem ser aplicadas a eles, sendo tanto cidadãos, quanto governos e organizações privadas. A cerimônia de abertura do processo de participação popular ocorre no Rio de Janeiro, na Fundação Getúlio Vargas, às 15h.

Diante da atual ausência de uma regulação da rede no país, a proposta de criar um marco regulatório civil para a internet e a luta pela defesa dos direitos fundamentais dos usuários já possuem um histórico de mais de um ano, em função dos protestos contra a aprovação da Lei Azeredo. Para a comunidade que defende a liberdade na rede e o conhecimento livre, esta é uma boa consequência dos protestos contra o projeto Azeredo.

Leia mais

 

O cantor e compositor Erivan Lima lança duas novas canções na internet

ErivaanA primeira que já está tocando nas emissoras da Região Sisaleira é "Primeiro Olhar" de composição própria. A segunda chama-se "Decide". A canção é de Luiz Fagundes, que também participa da gravação. Além de intérprete é o tecladista. Erivan Lima é do Povoado de Terra Branca em Riachão do Jacuípe-Ba. Tem 19 anos e está envolvido com a música desde criança. Profissionalmente tem 3 anos de carreira e quatro composições próprias gravadas. O músico domina vários instrumentos como violão, guitarra, baixo, teclado e bateria.

Ouça as músicas e baixe em MP3 aqui


Campus Party 2010 abre inscrições para o público geral

CpA Campus Party Brasil 2010 abriu nesta segunda-feira, dia 26, as inscrições para o público geral. Quem quiser participar da maior festa da internet brasileira tem até o dia 22 de novembro para se inscrever pelo site www.campus-party.com.br e adquirir ingressos no valor promocional de R$ 120,00. Após esse período, será cobrado o valor normal de R$ 140,00. Os serviços de acampamento e de alimentação são opcionais e não estão inclusos no valor do ingresso.

Leia mais

 

Ubuntu 9.10 estará disponível para download a partir de quinta-feira

Ubuntu
A Canonical anunciou que a atualização do novo sistema operacional Linux Ubuntu estará disponível para download a partir desta quinta-feira, dia 29 de outubro. Entre os principais destaques da versão 9.10, que tem o codinome Karmic Koala, está a integração com a nuvem computacional. A nova versão apresenta boot e o login mais rápidos, renovada estrutura de áudio e melhor conectividade de banda larga 3G.

Leia mais


Áudio: Entrevista com Klaus Minihuber, coordenador do Projeto "Comunicação pelos Direitos na Região Sisaleira"

O Movimento de Organização Comunitária (MOC) realiza no dia 29 de outubro, às 09h da manhã, no Salão Paroquial do município de Conceição do Coité, uma coletiva de imprensa para apresentação do projeto Comunicação Pelos Direitos na Região Sisaleira.

Leia mais




Confira também


E outros destaques mais antigos:

Para realizar a sua pré-inscrição, baixe o formulário, preencha e envie para o email conferencia2009@agecom.ba.gov.br

Formulário de pré-inscrição

Meio Ambiente

ONU lança campanha para saber como brasileiros cuidam do meio ambiente

Dicas para cuidar do Meio Ambiente
Brasileiros podem participar com fotos e vídeos que revelam atitudes de cuidado com a natureza; melhores sugestões serão divulgadas nos meio. Leia mais aqui

 

 

 


Destaques do Software Livre Brasil



Tem início o projeto Comunicação Pelos Direitos na Região Sisaleira

28 de Outubro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Com o projeto, alunos serão estimulados a produzirem peças de comunicação sobre os direitos de crianças e adolescentes

Conhecida pela forte presença das rádios comunitárias, responsáveis por fazer o elo entre indivíduos e entidades, a Região Sisaleira tem se destacado nas discussões sobre políticas públicas de comunicação. Agora, esta região tem a oportunidade de envolver mais atores no debate sobre esta temática, refletindo como os veículos de comunicação, sobretudo os de comunicação comunitária, podem contribuir com o desenvolvimento das comunidades.

Com o patrocínio do programa Desenvolvimento & Cidadania da Petrobras, o Movimento de Organização Comunitária (MOC) está iniciando as atividades do projeto Comunicação Pelos Direitos na Região Sisaleira, que vai trabalhar diretamente com 340 pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens, educadores e comunicadores. O objetivo é contribuir para o fortalecimento dos direitos das crianças e adolescentes da Região Sisaleira da Bahia através da qualificação profissional de jovens comunicadores comunitários e da democratização da comunicação.

O projeto tem atuação em dez municípios. São eles: Araci, Conceição do Coité, Ichu, Nordestina, Queimadas, Quijingue, Retirolândia, São Domingos, Serrinha e Valente. Coordenador do Programa de Comunicação, Klaus Minihuber conta que em cada um destes municípios foi escolhida uma comunidade da zona rural para ser contemplada com a montagem de um sistema de alto-falante nos postes de energia, que irão veicular a produção de crianças e adolescentes realizada nas salas de aula. O coordenador explica ainda que, no total, 20 jovens serão selecionados para receber formações técnicas e de conteúdo na área de comunicação, direitos da criança e do adolescente, desenvolvimento territorial, entre outros. “Os jovens vão receber uma bolsa auxílio por mês e serão responsáveis por acompanhar o trabalho das rádios comunitárias e dos educadores em sala de aula, estimulando o debate e a produção de peças de comunicação sobre os direitos das crianças e dos adolescentes”, disse Minihuber.

Envolvimento das comunidades - Com a chegada do Comunicação Pelos Direitos na Região Sisaleira, os movimentos sociais dos municípios envolvidos participaram ativamente das discussões nos eventos de apresentação do projeto. Em Nordestina e Retirolândia estiveram presentes cerca de 30 associações comunitárias, além da participação da juventude e dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais (STR), um dos principais parceiros nas ações municipais. “Acreditamos que o projeto chegou em boa hora, pois, a juventude dessa região tem muito potencial, mas ainda é pouco valorizada, sem contar da importância de discutir comunicação aliado com os direitos das crianças e adolescentes do nosso município”, relata Marinalva Alves, diretora do STR de Nordestina e integrante do Conselho Municipal de Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA).

Para Marta Rios, conselheira tutelar de Retirolândia, as ações irão contribuir na disseminação da temática. “Na comunidade escolhida em Retirolândia, Lagoa Grande, o índice de violação dos direitos é muito presente, sobretudo porque na maioria das vezes as políticas não chegam até aquela localidade o que faz crescer as denúncias. Queremos trabalhar em parceria com os jovens, educadores e movimentos envolvidos no processo, para garantir a construção de políticas que fortaleçam o meio rural”, afirma a conselheira.

Disseminando a Educomunicação - Uma ação forte dentro do projeto está voltada para o fortalecimento da educação municipal, através da educomunicação. Na Região Sisaleira, a metodologia tem sido trabalhada em escolas do campo de Conceição do Coité, Retirolândia e Valente. Esta será a oportunidade de expandir o trabalho para mais sete municípios.

Através da educomunicação alunos e educadores refletem os meios de comunicação, conhecem as etapas de produção do jornal e do rádio e, a partir da discussão, constroem juntos em sala de aula peças de comunicação como fanzines, jornal-mural, jornal impresso e programas de rádio que valorizam e fortalecem a cultura e identidade local.

No município de Queimadas, o projeto será desenvolvido na comunidade Lagoinha, distante 25 km da sede. De acordo com o secretário municipal de educação, Leonir Floriani, o projeto irá contribuir com o desenvolvimento da comunidade. “Por ser um pouco distante da sede, Lagoinha tem pouco acesso aos meios de comunicação, como a rádio comunitária. O projeto possibilitará às famílias a interação entre a comunicação, os direitos e o conhecimento da sua própria comunidade, por isso, estamos apostando no trabalho e somos parceiros em todas as ações que forem necessárias e que estiverem dentro de nossas possibilidades”, ressaltou o secretário.

Coordenadora da área de educação do campo no município de Valente, Joelma Santos fala da interação do projeto com as políticas públicas. “Mesmo fazendo divisão geográfica com mais quatro municípios, a comunidade de Itareru é muito carente de ações que contribuam com o seu fortalecimento e desenvolvimento local, por isso acreditamos que a comunicação terá um papel estratégico na proposição e construção de políticas públicas que garantam o desenvolvimento”.

Entre as atividades, o Programa de Comunicação do MOC realiza no dia 29 de outubro, às 9 horas da manhã, no Salão Paroquial de Conceição do Coité, uma coletiva de imprensa para apresentação do projeto Comunicação Pelos Direitos na Região Sisaleira. Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas no site www.comunicacaopelosdireitos.org.br

Fonte: MOC
Fotos: Paulo Marcos



Feira será uma das atrações do VII EnconASA

28 de Outubro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Nesta segunda-feira (19) foi realizada a última reunião de preparação do VII Encontro Nacional da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA), que acontecerá de 16 a 20 de novembro, em Juazeiro, Bahia. Um dos pontos debatidos foi a realização da feira, que será um dos espaços mais ricos de troca de experiências e de expressão da cultura local.

Visão panorâmica da feira

Visão panorâmica da feira

A previsão é que a feira ocupe 65% da orla II de Juazeiro, à beira do São Francisco. Ao todo, serão 19 barracas onde a população local e os próprios participantes do EnconASA poderão encontrar uma diversidade de produtos trazidos pelos agricultores e agricultores de todos os estados do Nordeste e de Minas Gerais. As barracas serão feitas em sisal, planta típica da região, e em formato de oca.

A feira do VII EnconASA funcionará de 17 a 19 de novembro, todas as noites. Os artistas Roberto Malvezzi, Nilton Freitas, Maviael Melo e as bandas Matingueiros e Samba do Rodeadouro são algumas das atrações culturais que irão se apresentar no local.

A sétima edição do EnconASA, cujo tema é ASA – Construindo Futuro e Cidadania no Semiárido, pretende celebrar os 10 anos da Articulação, avaliar e discutir as novas perspectivas da convivência com o Semiárido dentro do atual contexto sócio-político e econômico. Cerca de 400 pessoas vão participar do evento. Desse total, 151 são agricultores e agricultoras. Seu Juvenal Januário Matos, da comunidade Batateira, no município do Crato, no Ceará, é um deles.

O agricultor já participou de vários intercâmbios dentro e fora do estado, mas não esconde a ansiedade de participar do Encontro Nacional. “A minha expectativa é que esse encontro seja melhor do que os outros”, afirma Seu Juvenal, destacando o compromisso que cada agricultor deverá ter em repassar o que aprendeu para os outros agricultores que não poderão estar presentes no EnconASA. “O importante é prática e não a teoria, por isso, não adianta participar de cursos e mais cursos e não por em prática [o que aprendeu]”, conclui.

Família beneficiária da cisterna de placa

Família beneficiária da cisterna de placa por ASA Brasil.
Foto: Roberta Guimarães

Fonte: Site do EnconAsa



Ponto facultativo do dia do servidor público será sexta-feira em Serrinha

28 de Outubro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

O Governo Municipal de Serrinha informa, através do Decreto 066/2009, publicado no site da prefeitur, que foi transferido o ponto facultativo do Dia do Servidor Público. Desta forma, o ponto facultativo de 28 de outubro, relativo à comemoração do Dia do Servidor Público, no exercício 2009, foi transferido para dia 30 de outubro, sexta-feira.


 



Direc 12 capacita aplicadores da Prova Brasil em Serrinha

28 de Outubro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 1Um comentário

Aplicadores da Prova Brasil serão capacitados nesta sexta (30) e sábado (31), na Direc 12, em Serrinha. Eles serão responsáveis por aplicar as provas de 09 a 27 de novembro de 2009, nas escolas da região.

Criada em 2005, a Prova Brasil avalia as habilidades em Língua Portuguesa (foco em leitura) e Matemática (foco na resolução de problemas) de estudantes de ensino fundamental, de 4ª e 8ª séries (5° e 9° anos) e também avalia as escolas públicas localizadas em área urbana.

Sua primeira edição foi em 2005, e em 2007 houve nova aplicação. A avaliação, segundo divulgou o MEC, é quase universal: todos os estudantes das séries avaliadas, de todas as escolas públicas urbanas do Brasil com mais de 20 alunos na série, devem fazer a prova.

Ainda segundo o MEC, por ser universal, expande o alcance dos resultados oferecidos pelo Saeb. Como resultado, fornece as médias de desempenho para o Brasil, regiões e unidades da Federação, para cada um dos municípios e escolas participantes. Saiba mais visitando o site oficial aqui.

Fonte: MEC



ADEC/Coité busca o primeiro lugar na última rodada da segunda fase da Copa Feirense

28 de Outubro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

ADEC joga sexta à noite na cidade de Feira de Santana, onde acontecem todos os jogos da competição

Equipebasquetecoite

Neste final de semana prolongado tem grandes jogos pela Copa Feirense de Basquete. Serão duas partidas sexta (30), duas sábado (31) e duas no domingo (01.11).

30/10 GEM SEX 19h C 51 REI DA CONSTRUÇÃO - X - ADEC/COITÉ
30/10 GEM SEX 20h30 D 52 BECKMANN - X - CASA AVANTE
31/10 GEM SAB 15h C 53 UNISA/SONICS - X - SERRINHA/FALCON
31/10 GEM SAB 16h30 D 54 FEIRA INFO - X - MADRE DE DEUS

A Seleção da ADEC/Coité vai lutar pelo primeiro lugar do grupo D. Hoje é segunda colocada com 4 pontos. O time "Rei da Construção" está na última posição.

Confira a classificação:

CHAVE D
CLASSIF. EQUIPE JOGO VITÓRIA C/P C/C Averege PONTOS
SERRINHA/FALCON 2 2 194 131 1,480916 5
ADEC/COITÉ 2 1 144 128 1,125 4
UNISA/SONICS 2 1 97 112 0,866071 3
REI DA CONSTRUÇÃO 2 0 99 163 0,607362 2,5

No domingo voltam à quadra os melhores de cada grupo.

1° do C x 2° do D

1° do D x 2° do C

Saiba mais aqui

Confira aqui a classificação geral

Conheça aqui os cestinhas da competição. Destaque para o coiteense Frank Cedraz (foto) que está em 5° lugar com 136 pontos.

Veja a tabela completa



Aniversário do Presidente Lula no Alvorada

27 de Outubro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

‘Parabéns pra você’ em grande estilo no Alvorada

Na data em que comemora 64 anos, o presidente Lula foi surpreendido, na manhã desta terça-feira (27), no Palácio da Alvorada, por 212 integrantes da Banda da Guarda Presidencial.

Presidente Lula até "tocou" trompete durante homenagem da Banda da Guarda Presidencial ao seu aniverśario. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Presidente Lula até "tocou" trompete durante homenagem da Banda da Guarda Presidencial ao seu aniverśario. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Ao som de “Amigos para sempre” e “Parabéns pra você”, os músicos chamaram a atenção de Lula no momento em que se preparava para o deslocamento até o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde fica o gabinete provisório da Presidência da República. Bem-humorado, Lula “ensaiou” alguns acordes de trompete.

No sábado (24), Lula ganhou um bolo e soprou velinhas oferecidos por amigos e militantes do Partido dos Trabalhadores (PT).

Fonte: Blog do Planalto



Tags deste artigo: bahia artes bacia do jacuípe cultura radialista rádio tv esportes