Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

pm@paulomarcos.com | msg: 74.9110 4596
Jornalismo no Rádio, TV e Internet

http://www.dotpod.com.ar/wp-content/uploads/2008/06/sonico-logo.jpg

 

 

http://static.wix.com/media/1ff96be45122890f6b04ceeaa7dbd2d3.wix_mp

PM no Twitter

Invalid feed format.

Este perfil não tem posição geográfica registrada.

Paulo Marcos

Paulo Marcos
Pintadas - Bahia - Brasil
 Voltar a Paulo Marcos...
Tela cheia

Raul Seixas - Caros Amigos Especial - TOCA RAUL!!!

8 de Agosto de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 2571 vezes

RAUL SEIXAS PERMANECE ATUAL

Foi há 20 anos. Poucos ídolos da indústria cultural e de massas conseguem sobreviver por tanto tempo. A sociedade de consumo torna a maior parte descartável rapidamente. Por isso mesmo o caso do compositor e cantor Raul Seixas, morto em 1989, pode ser considerado um fenômeno de popularidade. O seu legado – músicas, histórias, tiradas, símbolos e modismos – ganhou força nos últimos 20 anos, manteve fiel o fã clube dos anos 80 e se reproduziu nas novas gerações. Recentemente, na Virada Cultural de São Paulo, um espaço de apresentações dedicado ao Maluco Beleza bateu recorde de público embalado no grito de guerra “TOCA RAUL!”.

Qual o segredo? Evidentemente as músicas do roqueiro brasileiro estão recheadas de idéias e sacadas sintonizadas com o gosto popular; avançam pelos costumes com debochada irreverência; tratam dos lugares comuns com a devida atemporalidade – e, com freqüência, insinuam a contestação e a rebeldia juvenil, embora não se possa inscrever o autor e seus parceiros no rol dos músicos engajados que se opuseram à ditadura militar e ou se opõem ao sistema político econômico dominante. A sua arte, no entanto, permanece encantando.

A revista Caros Amigos, que já fez uma edição especial por ocasião dos 10 anos da morte de Raulzito, rende agora nova homenagem ao numeroso público de fãs e admiradores do cantor. Com reportagens sobre o mito, os seus amigos, a mercantilização de sua imagem e as influências da sua produção musical, procuramos refletir um pouco mais sobre esse fenômeno da resistência nos tempos do sucesso online.

Boa leitura.


Tags deste artigo: raul seixas bahia história vida música rock

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.