Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

pm@paulomarcos.com | msg: 74.9110 4596
Jornalismo no Rádio, TV e Internet

http://www.dotpod.com.ar/wp-content/uploads/2008/06/sonico-logo.jpg

 

 

http://static.wix.com/media/1ff96be45122890f6b04ceeaa7dbd2d3.wix_mp

PM no Twitter

Invalid feed format.

Este perfil não tem posição geográfica registrada.

Paulo Marcos

Paulo Marcos
Pintadas - Bahia - Brasil
 Voltar a Paulo Marcos...
Tela cheia

Boletim Informativo do MOC - N° 212

17 de Outubro de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1221 vezes

 

nº 212 :: 16 de outubro de 2009:: Feira de Santana-BA

CULTURA
IV Mostra Interterritorial de Cultura vai abordar arte e educação contextualizada

O Movimento de Organização Comunitária (MOC) realiza em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) de 21 a 23 de outubro na Pousada Central em Feira de Santana, a IV Mostra Interterritorial de Cultura: Cultura, Arte e Educação contribuindo para o desenvolvimento do semiárido. O evento tem como objetivo principal apresentar à educadores, gestores e sociedade civil os resultados e o impacto do trabalho com educação contextualizada numa dimensão de arte e educação, socializando e trocando experiências de educação, arte e cultura como instrumento de desenvolvimento humano e social. Entre a programação, serão realizadas atividades como oficinas de contação de histórias, teatro, música e apresentação de grupos culturas e danças regionais.


EDUCAÇÃO DO CAMPO
Seminário discutiu sobre Gestão e Currículo Contextualizado

Com o objetivo de diagnosticar a situação das políticas públicas de educação do campo nos municípios, bem como capacitar sobre gestão e currículo contextualizado os secretários municipais de educação e coordenadores pedagógicos, o Movimento de Organização Comunitária (MOC), realizou nos dias 13 e 14 de outubro na Pousada Central em Feira de Santana, o Seminário sobre Gestão e Currículo Contextualizado. O evento reuniu secretários de educação dos municípios que integram os territórios do Sisal, Bacia do Jacuípe e Portal do Sertão, para analisar o contexto das políticas públicas de educação do campo e estudar sobre gestão participativa e currículo contextualizado, além de formas de construção e implementação nas escolas municipais. Entre as presenças, participou a professora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal da Bahia e consultora da Secretaria Estadual de Educação a especialista em Currículo e Gestão, Marise Caldas.

TECNOLOGIAS SOCIAIS
SECTI realiza oficina sobre tecnologias sociais

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) realizou no dia 15 de outubro no auditório do Campus da Universidade do Estado da Bahia (UNEB de Conceição do Coité) a II Oficina de Tecnologias Sociais. O evento teve como objetivo principal aprofundar o conceito de tecnologias sociais, bem como identificar, mapear, mobilizar e integrar os atores que desenvolvem tecnologias sociais na Bahia. Durante a oficina foram debatidos os seguintes temas: Discussão conceitual sobre Tecnologias Sociais; Apresentação de experiências de Tecnologias Sociais no Brasil; Identificação de ações de Tecnologias Sociais desenvolvidas no Estado da Bahia; Identificação de organizações que desenvolvem Tecnologias Sociais na Bahia e Identificação de demandas dos atores sociais para a elaboração de uma política pública de tecnologias sociais na Bahia.

PUBLICAÇÃO

Livro estimula debate sobre políticas públicas para o Semiárido
As políticas públicas destinaram nos últimos anos recursos técnicos e financeiros para o Semiárido com o objetivo de melhorar a vida dos agricultores familiares e de incentivar o desenvolvimento rural de modo mais sustentável. Mesmo com estes avanços, existem contradições cada vez mais visíveis com o modelo da agroindústria irrigada, com culturas não adaptadas às condições climáticas da região, provocando grandes desperdícios dos escassos recursos hídricos e trazendo prejuízos para a economia e a cultura regional. O livro “Políticas Publicas para o Semiárido”- Experiências e conquistas no Nordeste do Brasil, que acaba de ser lançado pela rede Macambira, pretende dar maior visibilidade aos projetos das organizações da sociedade civil que estão mostrando estratégias e experiências concretas que podem inspirar políticas públicas inovadoras de desenvolvimento sustentável do Semiárido. O livro, organizado por Ângela Küster e Jaime Ferré Martí, com 150 páginas, reúne artigos que relatam os exemplos e a diversidade dos projetos e atividades desenvolvidas por algumas entidades nessa região. Para adquiri-lo basta acessar o endereço eletrônico: http://www.sustentavel.inf.br/detProd.php?vidprod=57


TERRITÓRIO
Bacia do Jacuípe articula conclusão do Plano de Desenvolvimento Territorial

O Conselho de Administração do CODES Bacia do Jacuípe realiza nos dias 15 e 16 de outubro no CTL- Centro de Baixa Grande, a Oficina Territorial para Conclusão do Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável (PTDS). O evento vai reunir membros do Conselho de Administração do CODES Bacia do Jacuípe, integrantes dos grupos de trabalho temáticos, assessores, técnicos e integrantes da sociedade civil, com o objetivo de sistematizar projetos, apresentar e debater estratégias de articulação territorial, definir o cronograma de atividades e fazer um balanço final dos trabalhos desenvolvidos, além da elaboração da redação final e a publicação e lançamento do PTDS.


GÊNERO
Relações sociais de gênero são temas de oficina

O Movimento de Organização Comunitária (MOC) realiza no dia 16 de outubro no Centro de Formação Comunitária em Feira de Santana a Oficina sobre Relações Sociais de Gênero e Trabalho Produtivo e Reprodutivo. O evento faz parte das atividades do Projeto Mulheres em Rede no Semiárido Baiano, e vão participar lideranças femininas de 17 municípios que compõem os Territórios do Sisal, Bacia do Jacuípe e Portal do Sertão. Entre a programação, será debatido as relações de gênero e as divisões de tarefas, o contraponto entre o trabalho masculino e feminino dentro das características da economia capitalista, e a importância da valorização e da visibilidade do papel da mulher ao exercer afazeres domésticos dentro da propriedade privada.


EMPREENDEDORISMO
Arco Sertão e Rede de Produtoras participam da Feira do Empreendedor

Acontece de 15 a 18 de outubro no Centro de Convenções em Salvador a Feira do Empreendedor. O evento é uma realização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e vai reunir empreendimentos de todo o estado da Bahia para discutir sobre atendimento e assessoria empresarial, comércio exterior, acesso ao microcrédito e legalização de empresas. Representando o espaço da agricultura familiar e do comércio justo, a Rede de Produtoras da Bahia e a Arco Sertão vão estar presentes e expondo produtos como artesanato, doces e beijus.

 

 


AGENDE-SE para as atividades do MOC nos próximos dias:
15 e 16 de outubro: Aprofundamento do Baú de Leitura na Secretaria de Educação de Barrocas.
16 de outubro: Apresentação do projeto Comunicação pelos Direitos na Região Sisaleira à sociedade civil de Ichu e Conceição do Coité.
19 de outubro:
Apresentação do projeto Comunicação pelos Direitos na Região Sisaleira à sociedade civil de Serrinha. 
22 de outubro: Capacitação dos novos Conselheiros dos Conselhos Tutelar e CMDCA, na Câmara de Vereadores em Valente.



Tags deste artigo: direitos bahia salbador brasil crianças cidadania prêmio adolescentes odm cecup

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.