nº 213 :: 23 de outubro de 2009:: Feira de Santana-BA
CULTURA
Mostra de Arte revela talentos infantis
Durante a IV Mostra de Arte, Cultura e Educação que teve início no dia 21 de outubro,na Pousada Central em Feira de Santana, as crianças e adolescentes do semiárido emocionaram os participantes com a sua desenvoltura e expressão. Diante de uma platéia formada por gestores de educação, educadores, representantes de entidades do movimento social e do poder público, quatro alunos da Escola Municipal Fazenda Tatu, em Quijingue, interpretaram um trecho da obra de Graciliano Ramos, Vidas Secas, que narra a história de uma família que tenta sobreviver no sertão, sem água, sem comida, sem oportunidades.
JUVENTUDE
Trabalho e renda para a juventude do semiárido
Acontece nos dias 23 e 24 de outubro na Pousada da Nice, em Retirolândia, a Oficina Sócio Formativa do Projeto Juventude e Cidadania no Sertão da Bahia. O evento é uma realização do Programa Especial de Juventude do Movimento de Organização Comunitária (MOC) e vai reunir 30 jovens dos dez municípios que integram o projeto para discutir acerca da identificação de oportunidades geradoras de trabalho e expectativas de emprego e renda para a juventude do semiárido.
ÁGUA
Projeto Cisternas nas Escolas realiza encontro de planejamento
Técnicos que atuam na construção de cisternas no semiárido baiano estarão reunidos no município de Feira de Santana, na próxima segunda-feira (26). Durante o encontro, que acontece na sede do Movimento de Organização Comunitária (MOC), serão planejadas as ações do Projeto Cisternas nas Escolas para os próximos meses. A atividade faz parte das mobilizações do Centro de Assessoria do Assuruá (CAA), entidade responsável pelo projeto, que acontece em parceria com o Governo Federal e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes). Na avaliação dos gestores, o andamento dos trabalhos está cumprindo as metas estabelecidas, a exemplo da capacitação de pedreiros e de educadores, além de construção de cisternas nas unidades escolares, que serão concluídas até o final do ano. O Cisternas nas Escolas é considerado uma iniciativa pioneira, ampliando a oferta hídrica nos 13 municípios contemplados e garantindo segurança alimentar para a população.
COMUNICAÇÃO
MOC convida imprensa para apresentação do projeto Comunicação pelos Direitos na Região Sisaleira
O Movimento de Organização Comunitária (MOC) realiza no dia 29 de outubro, às 09 horas, no Salão Paroquial do município de Conceição do Coité, uma coletiva de imprensa para apresentação do projeto Comunicação Pelos Direitos na Região Sisaleira. A coletiva irá reunir comunicadores dos municípios de Araci, Conceição do Coité, Ichu, Nordestina, Queimadas, Quijingue, Retirolândia, São Domingos, Serrinha e Valente para conhecer detalhes do projeto como objetivos, área de atuação e público prioritário. “O Comunicação Pelos Direitos vai beneficiar as rádios comunitárias no processo de produção e desenvolvimento”, disse Klaus Minihuber, coordenador do Programa de Comunicação. Neste mesmo dia, 40 jovens estarão concorrendo a 20 vagas para bolsistas do projeto, que irão atuar nos espaços de comunicação comunitária e apoiando os educadores no desenvolvimento das ações de educomunicação em sala de aula.
SISTEMATIZAÇÃO
Entidades despertam para importância de sistematizar experiências
Preocupados com a importância de sistematizar as experiências acompanhadas pelas entidades que fazem parte da Rede Parceiros da Terra, aconteceu entre os dias 14, 15 e 16 de outubro a Oficina de Sistematização, em Feira de Santana. O evento reuniu diversas entidades para aprofundarem um debate acerca da importância de identificar práticas êxitosas e refletir os caminhos para documentar e divulgar essas ações já existentes. Durante o curso houve o intercâmbio do material que já é produzido. A atividade foi facilitada pelo educomunicador Gerson Flávio da Escola de Formação Quilombo, de Pernambuco.
AGRICULTURA FAMILAR
Ciclo de Intercâmbios foi concluído em Araci
Promover a troca de experiências entre agricultores dos municípios de Barrocas, Ichu, Araci e Riachão do Jacuípe foi o objetivo do ciclo de intercâmbios que teve início no dia 09 de outubro. Agricultores e agricultoras, juntamente com técnicos visitaram cinco propriedades que estão em transição agroecológica. Além da troca de experiências, os agricultores puderam identificar os desafios para tornarem suas propriedades um sistema sustentável. O último intercâmbio aconteceu em Araci, na comunidade de Baixa, onde foi visitada a propriedade de José Reis Boaventura, conhecido como Reizinho.
AGENDE-SE para as atividades do MOC nos próximos dias:
27 de outubro: Reunião da Diretoria da Abraço Sisal na Agência Mandacaru, em Retirolândia.
29 e 30 de outubro: Encontro microrregional da Articulação no Semi-Árido, na Pousada Central, em Feira de Santana.
0sem comentários ainda