Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil


Otávio Gonçalves de Santana

Otávio Gonçalves de Santana

 

 

Twiter

redirection forbidden: http://twitter.com/statuses/user_timeline/223911499.rss -> https://twitter.com/statuses/user_timeline/223911499.rss

Tela cheia
 Feed RSS

Linguagil

28 de Novembro de 2011, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

II Encontro Ágil

18 de Maio de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Em Fevereiro aconteceu o I Encontro Ágil entre empresas, que teve a Petrobras como organizadora. Agora, é a vez do Serpro, regional Salvador, organizar o II Encontro Ágil. Serão 2 palestras sobre métodos ágeis e 3 Lightning Talks de 15min mais técnicas.

Horário Palestra Palestrante
14h00 A Evolução no Uso da Metodologia Ágil e a Cultura de Testes Alabê Duarte, Sabrina Araujo e Taíse Assis (Petrobras)
14h50 XMPP - Comunicação em Tempo Real Márcio Albuquerque (Serpro)
15h05 JRuby: linguagem Ruby na JVM. Por que não? Abner Oliveira (Serpro)
15h20 Versionamento Distribuído: Conhecendo o Git Wilson Guimarães (Serpro)
15h35 Intervalo ---
16h00 Porque projetos tradicionais não funcionam Rafael Miranda (Serpro)
16h50 Fishbowl (mesa redonda) ---

A ideia do evento é tentar juntar as empresas - públicas e privadas - para discutir sobre os métodos ágeis no âmbito regional, saber o que outras empresas estão fazendo dentro deste tema. Para quem não puder comparecer pessoalmente, o evento será transmitido ao vivo pelo endereço http://assiste.serpro.gov.br/agile/.



Linguágil 3.0 com data definida

6 de Junho de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

 

Definida a data para a terceira edição do Linguágil, o Linguágil 3.0. A filosofia linguágil visa a mistura de linguagens e metologias ágeis de desenvolvimento de software. E para consagrar esta mistura, diversos grupos de usuários de metologias ágeis e de linguagens de programação como python, php, ruby e java e se juntaram para fazer um único evento.
O evento será na Faculdade AREA1 entre os dias 14 à 17 de setembro de 2011. Nesta edição, também será aberta uma nova thread para dispositivos móveis como o Android. Para maiores informações sobre este evento e eventos anteriores, acessem: http://www.linguagil.com.br/


semana de informática da Faculdade Dom Pedro II

28 de Maio de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

logo.jpg

Acontecerá entre os dias 1 à 3 de junho a semana de informática da Dom Pedro II que fica localizado no comércio, confira abaixo a programação do evento:
Quarta-feira ( 1 de junho)
Palestra: O futuro do java
Horário: 18:00
Palestrante: Otávio Santana
Graduando em Engenharia de Computação. Desenvolvedor em soluções Open Sources. Equipe de desenvolvimento do projeto Ekaaty Linux, líder da célula de Desenvolvimento da Faculdade AREA1 e membro ativo da comunidade JavaBahia e do grupo Linguágil.
Palestra: Computadores de grande porte: uma área com muitas oportunidades
Horário: 19:00
Palestrante: Ednálvaro Falcão
Formado em Processamento de Dados e pós graduado em Administração. Atua na área de computação de grande porte desde 1969, tendo passado por empresas e instituições bancárias. Também atuou como consultor independente e, atualmente, é instrutor do SENAI Cetind.
Palestra: Android Poliglota: várias linguagens, uma plataforma
Horário: 20:00
Palestrante: Márcio Albuquerque
Analista de sistemas do Serpro/Salvador, membro atuante do grupo PHP-Bahia e do grupo linguágil. Ensina orientação a objetos aos seus alunos usando Coding-Dojo.
Mini-Curso: Python na Google Application Engine
Horário: 18:00-21:00
Instrutor: Luiz Cláudio
Formado em Processamento de Dados, especialista em Redes de Computadores e mestrando em Modelagem Computacional. Atualmente é Assessor do IEL/BA. Trabalha com desenvolvimento e administração de sistemas desde 1996, tendo usado diversas linguagens e metodologias. É membro dos grupos Python Bahia e LinguÁgil.

Quinta-feira ( 2 de junho)
Palestra: Software Livre como Alternativa Sustentável
Horário: 18:00
Palestrante:Cristiano Furtado
U
m dos fundadores do Projeto Ekaaty Linux e atualmente é o articulador da distribuição. Membro ativo de comunidades de software livre em todo território nacional e líder da Célula de Software Livre da Faculdade AREA1 em Salvador – Bahia.
Palestra: Primeiros passos com php
Horário: 20:00
Palestrante:Lucas Gomes
Graduando em engenharia de Computação e analista atualmente é responsável pela célula de php da Faculdade AREA1.
Mini-Curso: DOJO Rails
Horário: 18:00-21:00
Instrutores: Luciano Borges e Alex Chastinet
Luciano Borges
Mestrando em Sistemas de Computação pela Unifacs, analista de desenvolvimento do SERPRO e professor da Faculdade Hélio Rocha. Experiência em desenvolvimento de sistemas web, tendo atuado de programador a gerente de projetos nas empresas em que atuou. Entusiasta dos temas: sistemas web, sistemas de informações geográficas nas web (sigweb) e ruby on rail
Alex Chastinet
Membro do grupo LinguÁgil, é fundador do grupo de usuários de metodologias ágeis Agile Bahia. Atua como Scrum Master a mais de 3 anos. É certificado PSM (Professional Scrum Master) pela Scrum.org.
Sexta-feira ( 3 de junho)
Palestra: Ekaaty Linux
Horário: 18:00
Palestrante:Cristiano Furtado
U
m dos fundadores do Projeto Ekaaty Linux e atualmente é o articulador da distribuição. Membro ativo de comunidades de software livre em todo território nacional e líder da Célula de Software Livre da Faculdade AREA1 em Salvador – Bahia.
Palestra: Criando Aplicações com o SUSEstudio
Horário: 19:00
Palestrante:Raul Libório
Amante de Shell-Script, é Membro do openSUSE, com participação nas equipes de Artwork, Wiki e Tradução. É também moderador do fórum forums.opensuse.org
Palestra: Criando Aplicações com o SUSEstudio
Horário: 20:00
Palestrante:Lucilia de Oliveira
Graduada em Sistemas de Informação pela FIB - Estácio de Sá, atualmente exerce o cargo de Analista de Testes da SAEB - Secretaria de Administração do Estado da Bahia. Iniciando, o curso de Especialização em Engenharia e Qualidade de Software no Centro Universitário Unijorge.



JavaBahia-NovaLogo.pnglogogrupo.pngekaaty.png



Encontro mensal na IFBA dentro do II SETE

26 de Maio de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda
O grupo do JavaBahia e o grupo Linguágil estarão na II Semana de Engenharia, Tecnologia e Inovação do IFBA (SETE). O evento ocorrerá de 23 a 27 de maio nas instalações do IFBA (Antigo CEFET-BA) campus Salvador. Dentre as atividades programadas, haverá palestras, mesas redondas, minicursos e visitas técnicas sobre temas específicos das áreas abordadas, além de recolhimento de lixo eletrônico e ações beneficentes. Como de costume, a taxa de inscrição da SETE será 1kg de alimento não-perecível por minicurso.
Confira abaixo a programação dos palestrantes que fazem parte do grupo:
Terça-feira - 24 de maio de 2011
SALA 1:
horário: 18h00-19h00
Palestra: Google maps API
Palestrante - Luciano Borges
horário: 19h00-20h00
Palestra: TDD – Aplicando princípios OO
Palestrante: Alex Chastinet
horário: 20h00-21h00
Palestra: Usando Python na Google Application Engine
Palestrante: Luiz Cláudio
Quinta-feira - 26 de maio de 2011
SALA 2:
horário: 18h00-19h00
Palestra: Por que Java?
Palestrante: Otávio Santana
horário: 19h00-20h00
Palestra: Gaelyk: Desenvolvimento Ágil em Groovy nas Nuvens da Google
Palestrante: Serge Rehem
horário: 20h00-21h00
Palestra: Android
Palestrante: Marlon S. Carvalho
horário: 21h00-22h00
Palestra: Android Poliglota: várias línguas uma plataforma
Palestrante: Márcio Albuquerque
Para verem a programação completa acessem: http://www.sete.ifba.edu.br/




Maré de Agilidade - Edição MAREBASE: Bahia, Alagoas e Sergipe. Uneb, 14 a 16/abr/2011

18 de Fevereiro de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Um evento feito por e para comunidades, o Maré de Agilidade vem fomentando a "cultura" ágil pelo país. Depois de percorrer vários estados, as Ondas do Desenvolvimento Ágil retornam novamente a Salvador, na edição MAREBASE. O evento está sendo organizado pelo Grupo LinguÁgil e será parte do ERBASE 2011 - XI Escola Regional de Computação Bahia Alagoas e Sergipe.

Planejamentos realistas, adaptáveis a mudanças; software com qualidade real, dentro do prazo; equipes motivadas e produtivas; retorno rápido do investimento. Mini-cursos, palestras e discussões com importantes nomes do cenário nacional (Alexandre Gomes, Manoel Pimentel, Klaus Wuestefeld, Rafael Sabbagh, Christiano Milfont,  Bernardo Heynemman e tantos outros) sobre as novas tendências em gerência de projetos e técnicas de desenvolvimento de software que constituem atualmente o grande diferencial de empresas como Apple, Google, Microsoft, Yahoo e Globo.com.

Mini-cursos:

14/04 - Coaching para Times Ágeis, Desenvolvimento web com Sencha/Javascript, Escopo Flexível de Projetos

15/04 - Criando uma Cultura de Aprendizado, User Experience (UX) Design em Processos Ágeis, Workshop Scrum e Práticas de Eng. de SW

Palestras:
16/04 - Coaching, Kanban, Empreendedorismo, Scrum, Agile Testing,  TDD/BDD, Cultura de Aprendizado, Estimativas Ágeis e Painel com Todos Participantes

Local:

UNEB, Cabula, Salvador - BA

Inscrições:

A partir de R$35 (Consulte descontos para estudantes, professores e membros da SBC)

Programação detalhada, inscrições e mais informações em
www.maredeagilidade.com.br

---
Ajude-nos a divulgar o evento encaminhando esta mensagem em suas redes de contato e também colocando algum dos nossos banners web em seu site ou blog. Também siga nosso twitter @maredeagilidade e utilize a hashtag #maredeagilidade.


Tags deste artigo: java linguagil javabahia comunidade mes java java 7 java7 comunidade java