Grupo: Angélica, Catia, Laura e Mirian.
A atividade, nesse dia, inicia com a exibição do documentário "Rip a Remix: o manifesto" dirigido pelo ciberativista Brett Gaylor. O documentário trata de temas como direitos autorais, propriedade intelectual, compartilhamento de informação e a remissagem de músicas; assuntos polêmicos que nos fez refletir e discutir.
Em seguida construímos um mapa conceitual para organizar e visualizar com clareza as etapas a serem percorridas.
Nossa equipe, Miriam, Laura, Angélica e Cátia optou por pesquisar sobre o tema: Direitos Autorais e responder a questão: Por que devemos citar referenciais em uma pesquisa?
Através da pesquisa na internet obtemos e registramos muitas informações. E o desafio maior se concentrou no momento de transcrever a nossa pesquisa, ou seja, as nossas descobertas no formato de histórias em quadrinhos.
As principais dificuldades foram:
- Como elaborar diálogos curtos com tantas informações?
- Como escolher os personagens e os cenários adequados ao contexto?
- Como criar uma história interessante para o público alvo?
O ToonDoo, site sugerido para a construção da história em quadrinhos, nos forneceu as ferramentas adequadas e o grupo superou as dificuldades anteriormente levantadas e concluiu a tarefa.
Para ler a nossa história clique: HTTP://salainformatizadajoaogoncalves.blogspot.com
Conclusão
Consideramos o conteúdo estudado muito importante, pois muitas vezes não nos damos conta de que como educadores devemos ser mais exigentes e profissionalmente éticos. Devemos entender que quando nos apropriamos de um determinado conhecimento/conceito/trabalho/ciência , etc, estamos utilizando em benefício próprio e com isto utilizando para determinados fins que podem ser importantes ou não. Essas informações quando chegam até nós, devemos lembrar que muitas pessoas as utilizaram para estudos e pesquisas e, portanto, registrar essas fontes é senão nossa obrigação.
Percebemos que a linguagem das HQs pode ser utilizada tanto para temas livres, como também, para temas dirigidos. E o que mais nos surpreendeu foi que os conteúdos aparentementes sérios podem ser apresentados no formato de uma HQ, sem perder o humor característico de uma boa HQ. Observamos ainda que foi de suma importância o planejamento na criação de uma HQ e destacamos os seguintes pontos:
1. Pesquisar e conhecer o assunto.
2. Planejar o percurso.
3. Definir o público alvo.
4. Selecionar: diálogos, cenários, balões, etc.
5. Texto atrativo e informativo, com sequência lógica dos fatos.
6. Imagens seguindo a sequência dos fatos.
7. Revisão de texto/ contexto/ imagens..
8. Avaliação do produto.
Referências Bibliográficas
www.wikipedia.org.br. Acesso 19 de junho de 2010.
www.quatrocentos.com/tec_web/refere/index.html. Acesso 19 de junho de 2010.
http://web.utk.edu/~hokmamn/why.html. Acesso 19 de junho de 2010.
0sem comentários ainda