Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Of Course It Runs NetBSD

Tela cheia

Instalando Programas no NetBSD – pkgsrc

3 de Março de 2011, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1201 vezes

Vamos ver como instalar programas no NetBSD. Para tal espera-se que o seu NetBSD já esteja devidamente instalado. Caso ainda não o tenha instalado e precise de um guia para a instalação do mesmo, use o artigo que eu escrevi na edição 3 da revista espirito livre. Faça o download da revista AQUI.
Uma vez que o seu sistema esteja instalado, certifique-se de que ele tenha conexão com a Internet:

# ping insetoverde.wordpress.com

PING lb.wordpress.com (76.74.254.123): 56 data bytes

64 bytes from 76.74.254.123: icmp_seq=0 ttl=53 time=154.486 ms

64 bytes from 76.74.254.123: icmp_seq=1 ttl=52 time=233.096 ms

^C

----lb.wordpress.com PING Statistics----

2 packets transmitted, 2 packets received, 0.0% packet loss

round-trip min/avg/max/stddev = 154.486/193.791/233.096/55.586 ms



Caso não tenha conexão use o comando “dhclient” para obter um IP por DHCP e teste novamente a conexão com o exemplo de PING demonstrado cima.

Uma vez que a conexão com a Internet esteja configurada adequadamente, já estamos prontos para instalar programas no NetBSD. Vamos agora baixar um pacote que contém a coleção de programas disponíveis para o NetBSD – o pkgsrc.tar.gz.

Digite o seguinte comando:

# ftp ftp://ftp.netbsd.org/pub/pkgsrc/current/pkgsrc.tar.gz

Aguarde até que o download tenha terminado e…

# ls

.cshrc .logout .shrc
.login .profile pkgsrc.tar.gz


Observe que o pacote está agora em nosso computador. Vamos movê-lo para um local apropriado e descompactá-lo a fim de que possamos verificar os pacotes disponíveis, escolher um deles, e instalá-lo:

# mv ./pkgsrc.tar.gz /usr/
# cd /usr/
# tar -zxvf ./pkgsrc.tar.gz

O comando “tar” irá descompactá-lo dentro de “/usr” criando um diretório chamado “pkgsrc“. Destro dele estarão os profgramas portados ou desenvolvidos para o NetBSD.


INSTALANDO UM PROGRAMA

Vamos escolher um programa para instalar. Um programa que costumo instalar antes de qualquer um outro é o “pkgfind” acho ele super útil, por que ele me ajuda a encontrar outros programas dentro dos diretórios do pkgsrc (são muitos diretórios, às vezes não sei onde está o programa que quero instalar). Por isso, vamos instalá-lo e ver a sua utilização básica.

# cd /usr/pkgsrc/pkgtools/pkgfind/

Agora dentro do diretório do pkgfind, precisamos apenas digitar: make install. Feito isso, pronto!!! Temos o pkgfind instalado :) Vamos aprender a usar ele agora. Se quisermos instalar o programa “nmap”… onde ele está para nós podermos entrar em seu diretório e digitar o “make install”??? Vamos usar o pkgfind para descobrir:

# pkgfind nmap

net/nmap: Network/port scanner with OS detection

net/p5-Nmap-Parser: Parse nmap scan data with perl

Perceba que ele deu um caminho relativo (não temos o caminho completo desde a raíz). Esse caminho está levando em consideração o local onde você colocou o pkgsrc, que em nosso caso é “/usr/pkgsrc“. Sendo assim, o caminho para o nmap que queremos instalar seria “/usr/pkgsrc/net/nmap“. Bastante útil o pkgfind não é?! Agora você pode encotrar qualquer programa e instalá-lo.

Tags deste artigo: pkgsrc shell

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.