Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Contatos

 

Fotos

Divulgação

 


 

 

 Voltar a Blog Mulhere...
Tela cheia Sugerir um artigo

Rosa é para meninas e azul é para meninos?

10 de Dezembro de 2013, 21:45 , por Adriana Costa - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 149 vezes

Olá,

 

Hoje vou comentar sobre um viral que circulou pela internet nas últimas semana. Trata-se de uma propaganda da marca GoldieBlox, para quem não conhece é uma marca de brinquedos e que agora está bastante conhecida pelo incentivo para aumentar o número de engenheiras.

No site é possível ver vários brinquedos que tem aparência atrativa e que sem dúvida são interessantes para as crianças. Vejo essa idea bem positiva, já que a nossa herana cultural ainda é  marcante quando falamos de gênero. Ainda é bastante comum ver divisões do que "é para meninos" e o que pode ser feito por meninas.

Um desses exemplo são os cursos na área de ciências exatas, conforme a pesquisa da Catho de 2012 a Área de tecnologia conta com 16% de mulheres e a Engenharia com apenas 20%. Esses números são bem pequenos, demonstrando que embora a quantidade de pessoas cursando o nível superior tem aumentado, o número de mulheres ainda é reduzido em áreas historicamente com maioria masculina.

A ação da GoldieBlox é bem interessante por tratar do assunto de forma lúdica e assim incentivar a superar  as questões de gênero e trazer naturalmente as mulheres  para as áreas do conhecimento que ainda tem baixa participação feminina.

 

Não vou narrar o que acontece no vídeo porque é bem melhor assistir. :-) E vcs, o que acham desse tipo de ideia? Gostaram do vídeo?

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Sg4dhYlakJI


Tags deste artigo: brinquedos propaganda gênero