A mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu estado original
Segundo dia na Feira do Empreendedor
6 de Novembro de 2010, 0:00 - sem comentários aindaOntem, a feira foi excelente! Fiz bons contatos para a DeadSimple e para o Mural de Ideias! Tive a oportunidade de distribuir o folder que mandei fazer para muita gente bacana, como o Joselé Martins que organiza o Interaje e para o Ricardo Coêlho, diretor na Nexy.
O ponto alto da noite foi a palestra sensacional do JEX (http://www.jeffersonxavier.com.br/), com o título "Empreendedorismo é uma questão de atitude". Foi também uma excelente oportunidade para divulgar o Mural de Ideias e fazer networking.
Mural de Ideias de volta
3 de Novembro de 2010, 0:00 - sem comentários aindaInformo que o meu projeto pessoal, o Mural de Ideias, está de volta e pode ser acessado através da minha página profissional, a deadsimple.com.br.
Trata-se de uma aplicação web onde os colaboradores podem expor e comentar ideias para melhorar a empresa onde trabalham!
Estou à procura de parceiros para comercializar este sistema. Se você estiver interessado entre em contato através do email contato@deadsimple.com.br.
No mais, veja a seguir a apresentação do sistema no Slideshare e não deixe de seguir @deadsimplerules no Twitter para receber mais informações.
Pluralizando strings internacionalizadas
20 de Outubro de 2010, 0:00 - sem comentários aindaProblema: tenho um sistema, o Mural de Ideias, onde todo o texto é internacionalizado. Desta forma, na área de estatísticas de acesso, por exemplo, tenho strings como "1 ideia" ou "2 ideias". Existem ainda textos como "usuário mais popular" e "usuários mais populares". Se o texto deve aparecer no plural ou não, depende da quantidade de elementos. No último caso, da quantidade de usuários populares.
Para resolver esse problema, fiz seguinte (vou utilizar o exemplo das "ideias mais populares"):
1 - Internacionalizei a palavra "ideia" e o texto "mais popular":
2- Configurei o plural de "mais popular" no arquivo config/initializers/inflections.rb:
3 - Implementei este método em app/helpers/application_helper.rb:
4 - Pronto! O trecho da página ficou assim:
É isso! Fiz esse código já faz um tempinho e resolvi divulgá-lo pois imagino que outros programadores possam precisar disso.
Resumo do ICCYBER 2010
23 de Setembro de 2010, 0:00 - sem comentários aindaRecentemente fui ao ICCYBER 2010 em Brasilia. Apesar de não trabalhar diretamente com segurança nem com computação forense, gostei muito do evento.
Entre as várias palestras, a que mais me interessou foi uma sobre um modelo baseado em CobIT para definir planos de ação e reação contra ataques a um sistema de informação. Isso me interessou por que nunca estudei direito a tal governança de TI (achei um material muito bacana), mas agora acho que é extremamente relevante, principalmente em empresas médias e grandes.
Do lado de fora, os stands apresentaram muitas soluções para recuperação de dados, mas o que mais chamou a atenção foi o software do NetWitness. Que interface fantástica! Veja este vídeo e depois este.
Bem, gostei muito do evento e se puder gostaria de ir novamente, ano que vem. Gostei muito das palestras e do pessoal, que é bem descontraído e engajado na luta contra os crimes cibernéticos.
Uma coisa a mais: alguns encartes e artigos traduzidos foram entregues no evento e através deles encontrei um wiki que parece reunir muito material bacana sobre computação forense: http://www.forensicswiki.org/wiki/Main_Page.
Nginx é o cara!
24 de Agosto de 2010, 0:00 - sem comentários aindaEstou desenvolvendo um webservice que faz umas consultas e inserts em uma base Oracle. Fiz um script que cria X requisições e manda para o webservice. A velocidade do programa no Apache estava boa, mas eu queria que fosse mais rápido.
Testei o Nginx e fiquei totalmente impressionado com a performance. Muuuito superior. Instalei-o a partir da minha instalação do Ruby Enterprise (achei esse tutorial bacana). Tive um probleminha com o script para executar o servidor como serviço e esse tutorial aqui resolveu.
Surgiu uma outra questão: a memória RAM não estava sendo liberada nem quando eu parava o serviço do Nginx (o sistema operacional é o CentOS e não sei por que isto está acontecendo). Então alterei o arquivo /etc/init.d/nginx e adicionei as seguintes linhas no final, logo antes da instrução exit 0:
Agora, sempre que eu fizer um /etc/init.d/nginx restart, por exemplo, a memória vai ser parcialmente limpa. Depois coloco mais dados sobre os testes que estou fazendo :)