Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blog do Marc...
Tela cheia

Motor de Busca Livre e Distribuído YaCy 1.0

28 de Novembro de 2011, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 610 vezes

Originalmente: http://h-online.com/-1386447

Logo YaCyApós mais de 5 anos de desenvolvimento os desenvolvedores do Yacy disponibilizam a versão 1.0 do seu motor de busca descentralizado e de código fonte aberto. O motor de busca peer-to-peer (P2P) YaCy, licenciado sobre a GPL, foi pensado como uma alternativa para serviços de busca, como os fornecidos pelo Google, que são centralizados em uma única empresa.

Assim como as ferramentas de compartilhamento de arquivos P2P, todos os participantes que fazem parte da rede Yacy contribuem com os resultados das buscas e utilizam os resultados de outros participantes da rede. Uma vantagem importante, dizem os desenvolvedores, é que o conteúdo do YaCy não pode ser censurado. Karsten Gerloff, presidente da "Free Software Foundation Europe" descreve o projeto como "um bloco de construção vital" para o "futuro dos sistemas P2P distribuídos".

Mais de 600 participantes (peer) já contribuem para as buscas baseadas no YaCy. O motor de busca atualmente possui mais de 1.4 bilhão de documentos no seu índice e lida com mais de 130,000 requisições por dia. Outros sistemas de busca também são baseados na tecnologia da YaCy, por exemplo, o Instituto de Tecnologia Karlsruhe oferece busca sobre conteúdo cientifico usando o YaCy.

O YaCy pode ser instalado no modo "stand-alone" - por exemplo para buscas locais dentro de uma rede - ou como parte da rede P2P. Os desenvolvedores enfatizam a simplicidade de instalação do mesmo e disponibilizam versões para o Linux, Mac OS X e Windows.

Conheça mais sobre o Yacy
http://yacy.net/en/

Alguns Peers Brasileiros do Yacy
http://yacy.juntadados.org/
http://yacy.estudiolivre.org/


Tags deste artigo: motor de busca p2p software livre google busca java

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.