Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blog do Marc...
Tela cheia

GNU/Linux juntaDados 4.04

20 de Junho de 2012, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 231 vezes

Logo DadosA nova versão da distribuição GNU/Linux juntaDados 4.04 traz as principais ferramentas para a produção audiovisual voltadas à atividades de Pontos de Cultura e ações de Inclusão Digital relacionadas a Cultura Digital. Esta versão totalmente atualizada possui novos recursos, melhorias na estabilidade, maior performance e suporte a novos dispositivos e periféricos (hardware) com a adoção do Kernel do Linux 3.4.3. Esta versão busca oferecer uma interface mais simples, amigável, rápida e atualizada.
 
Este é o primeiro lançamento da distribuição em 64 bits e com uma nova interface gráfica (LXDE), possibilitando maior performance com menor uso de recursos.
 
Entre as principais novidades desta versão estão o editor de vídeo Kdenlive 0.9.2 e Cinelerra CV 2.2, editor de áudio Audacity 2.0 e Ardour 2.8.2, ferramenta de modelagem 3D Blender 2.62, editor de imagens Gimp 2.6.12, editor de imagens vetoriais Inkscape 0.48.3.1, pacote de ferramensta para escritório LibreOffice 3.5.3.2, navegador web Firefox 13.0.1 e Google Chromium 18 e muito mais. Foram feitas diversas atualizações e otimizações para aumentar a estabilidade e performance do sistema.
 
Download: http://juntadados.org/sites/default/files/juntadados/4.04/juntaDados-4.04-amd64.iso
Download Mirror 1: http://estudiolivre.org/files/juntadados/4.04/juntaDados-4.04-amd64.iso
 
Torrent: http://juntadados.org/sites/default/files/juntadados/4.04/juntaDados-4.04-amd64.torrent
 
Esta distribuição é uma customização do Lubuntu 12.04 (Precise Pangolin) com diversas atualizações feitas desde o seu lançamento. Todos os códigos-fontes, das ferramentas livres, disponibilizadas nesta imagem, incluindo o Kernel do Linux, estão disponíveis livremente nos repositórios Ubuntu e em diversos sites na Internet.
 
O que é?
Um Sistema Operacional completo e livre baseado no GNU/Linux que tem como objetivo simplificar e facilitar as atividades de produção audiovisual dos Pontos de Cultura, ações de Inclusão Digital e Cultura Digital. Algumas das ferramentas disponibilizadas nesta distribuição não são consideradas Software Livre tal como o Adobe Flash.
 
Esta distribuição GNU/Linux possui as principais Ferramentas para escritório, produção de conteúdo de Áudio, Vídeo, Imagem e Texto escolhidas através de levantamentos feitos em Pontos de Cultura e Ações de Inclusão Digital. Todos os códigos-fontes, das ferramentas livres disponibilizadas neste DVD, incluindo o kernel linux, estão disponíveis livremente nos repositórios Ubuntu para download ou em sites na Internet.
 
Quem somos?

Pontão de Cultura Digital, inicialmente sediado na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), conveniado pelo Ministério da Cultura no final de 2008 através do Programa Cultura Viva e tendo suas atividades financiadas por este programa entre Janeiro de 2009 e Janeiro de 2010. Desde Janeiro de 2010 os integrantes do Pontão de Cultura Digital juntaDados continuam suas atividades de forma voluntária.
 
A distribuição GNU/Linux juntaDados é um dos diversos produtos desenvolvidos pela equipe do Pontão que busca facilitar a produção, difusão e capacitação em ferramentas audiovisuais pelos Pontos de Cultura do Brasil.
 
Dúvidas e Sugestões nos envie um e-mail: juntadados@juntadados.org


Tags deste artigo: software livre pontos de cultura cultura digital audiovisual distribuição linux inclusão digital juntadados gnu