Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blog do Marc...
Tela cheia

Fundação Free Software Europe lança a campanha "Free Your Android!"

28 de Fevereiro de 2012, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 243 vezes

Logo Free AndroidOriginalmente: http://h-online.com/-1444629

A fundação Free Software Europe [1] lançou a campanha "Free Your Android[2]!" fomentando a criação de um ecossistema de software livre para o Android, das ROMs e drivers para dispositivos a aplicações. "Os usuários merecem ter total controle sobre seus dispositivos móveis", disse Torsten Grote, iniciador da campanha e membro da FSFE, e adicionou "Se o seu dispositivo roda software proprietário, você está entregando o controle da sua vida digital aos fabricantes e desenvolvedores de aplicativos."
 
A campanha diz que com a Carrier IQ registrando[3] informações dos telefones para as operadores, sem o conhecimento do usuário, e com o surgimento de aplicativos que fazem upload dos contatos[4], o usuário pode ser beneficiado ao utilizar um dispositivo que apenas roda software livre. "Mesmo que você não tenha todas as habilidades para exercitar diretamente toda sua liberdade, você será beneficiado por uma comunidade vibrante que pode fazê-lo juntos", diz o site da campanha.
 
A campanha pretende abrir tanto o sistema operacional quanto as aplicações[5]. Para o sistema operacional, é sugerido o Replicant OS como um Android 100% aberto, embora ele só funcione em alguns dispositivos[6], ou o CyanogenMod que funciona em muitos mais dispositivos pois utiliza de muitas drivers fechados já disponíveis nos dispositivos.
 
No lado das aplicações, a campanha diz que mesmo os softwares livres baixados do Android Market não são confiáveis e recomenda que as pessoas não os utilizem. Como alternativa, eles oferecem o projeto F-Droid[7] que criou um repositório apenas com aplicativos livres. Convocar os desenvolvedores de aplicativos proprietários, questionando-os sobre a possibilidade de abrirem seus códigos também é sugerido[8][9].

Links
[1] http://fsfe.org/
[2] http://fsfe.org/campaigns/android/android.en.html
[3] http://www.h-online.com/news/item/Carrier-IQ-points-at-manufacturers-for-insecure-logs-1390359.html
[4] http://www.h-online.com/news/item/Path-apologises-for-iPhone-address-book-uploading-1431197.html
[5] http://fsfe.org/campaigns/android/liberate.en.html
[6] http://replicant.us/supported-phones/
[7] http://f-droid.org/
[8] http://fsfe.org/campaigns/android/help.en.html
[9] https://wiki.fsfe.org/Android


Tags deste artigo: campanha free software europe fsfe android software livre

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.