Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil


Cecup – Centro de Educação e Cultura Popular ||| Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescentes - Bahia
 Voltar a Blog Gerando...
Tela cheia

Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente foi realizada em Santaluz

7 de Agosto de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1146 vezes
Município Santaluz
DEU NO CALILA NOTÍCIAS - www.calilanoticias.com

O encontro aconteceu no plenário da Câmara Municipal, nenhum vereador nem o prefeito compareceu.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente promoveu na segunda-feira, dia 13 de julho, a 3ª Conferência Municipal de Santa Luz.

O evento foi realizado no auditório da Câmara de Vereadores e contou com aproximadamente 115 pessoas, reunindo representantes da sociedade civil, Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente, das igrejas, de todos os sindicatos de classe do município, da Assistência Social, professores, diretores das escolas, adolescentes que estudam nas escolas de ensino fundamental e representantes dos coletivos de jovens.

Segundo a presidente do CMDCA, professora Adelaide Carneiro de Oliveira Santos,(foto abaixo), o objetivo geral do evento foi o de fortalecer a relação entre o governo e a sociedade civil para uma maior efetividade na formulação, execução e controle da política pública para a criança e o adolescente. "Vamos definir eixos estratégicos que promovam a devida implementação do estatuto da criança e do adolescente, em consonância com o tema discutido", afirmou Adelaide.

Para o conselheiro e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Amadeus Alves Júnior,(destaque) o importante é a definição de caminhos estratégicos que promovam a garantia de direitos para crianças e adolescentes em conformidade com o tema da Conferência: "Construindo diretrizes da Política e do Plano Decenal".

Programação - A abertura das atividades aconteceu ás 09h e, segundo Amadeus Alves, houve uma frustração por conta da ausência do prefeito Joselito Araújo Júnior (DEM), que não justificou a ausência e não encaminhou representante.O mesmo aconteceu com todos os vereadores, "do presidente da Câmara, vereador Antonio Carlos Teixeira, conhecido por Branco, aos demais integrantes da mesa diretora, aos vereadores que simplesmente exercem seus mandados, ninguém compareceu e não justificaram a ausência. Uma falta respeito a um evento de tamanha grandeza", desabafou o líder sindical e conselheiro.

A secretária de Ação Social, Quitéria Carneiro mandou o funcionário da secretaria, Cosme Ferreira lhe representar.

A presidente do CMDCA, Adelaide fez a abertura oficial da Conferência dando boas vindas aos participantes, desejou sucesso nos trabalhos e foi feita a leitura do regimento interno, sendo aprovado em seguida.

Foi proferida uma palestra sobre diretrizes da política e do plano decenal e a exposição dos eixos orientadores, que são promoção e universalização de direitos em um contexto de desigualdades, proteção e defesa no enfrentamento da violação de direitos humanos de crianças e adolescentes, fortalecimento do sistema de garantia de direitos, participação de crianças e adolescentes em espaços de construção da cidadania e gestão da política.

Após as reuniões setoriais, houve o encaminhamento de propostas e foram escolhidos os delegados que irão representar o município nas conferências territoriais

"O encontro foi proveitosos e atendeu as expectativas dos profissionais, onde registramos um bom público, principalmente dos jovens adolescentes que eram o público alvo da Conferência", enfatizou o antropólogo, Márcio Mascarenhas, técnico do CECUP - Centro de Educação Cultura Popular.

Por: Valdemi de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas


Tags deste artigo: santaluz criança adolescente bahia cecup

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.