Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Prefeitura de Gavião
Governo Essa Terra é Nossa
Blogue Oficial
@gaviaoagoratem


Ouça o jingle
 Voltar a Blogue Ofici...
Tela cheia

Pastoral da Criança de Gavião-BA promove capacitação para líderes comunitários

25 de Janeiro de 2011, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 467 vezes

Contação de história, construção de brinquedos, fabricação de alimentos e a luta pela garantia dos direitos de crianças e adolescentes fazem parte do dia a dia de 15 líderes comunitários e conselheiros tutelares de Gavião-BA, eles são capacitados para atuarem nas comunidades visando principalmente reduzir a mortalidade infantil.

Este ano já aconteceu uma capacitação sobre hortas caseiras e alimentação saudável. O evento foi realizado quinta-feira (20), na sede da Pastoral no Centro de Atendimento ao Cidadão. Em fevereiro está prevista a capacitação para brinquedista. Sirlene Conceição Souza, coordenadora da Pastoral da Criança, disse que a medida já está surtindo efeito. Outra iniciativa importante é a distribuição da multimistura, que segundo a coordenadora tem melhorado o peso de várias crianças acompanhadas pelos agentes da Pastoral.

Ouça a entrevista no site Radiotube

Campanha da pastoral: Faça a sua doação para a campanha de estruturação e manutenção da Pastoral da Criança de Gavião-BA. Ao longo de mais de seis anos a Pastoral desenvolve cursos, acompanhamento direto às famílias e diversas atividades com as crianças mais carentes do município.

No momento, a Pastoral necessita da doação de uma geladeira, que será utilizada para a consevação de alimentos doados pela comunidade ou adquiridos pela Pastoral como por exemplo leite, frutas, iogurte e outros mantimentos que dependem de refrigeração.

A Pastoral funciona em prédio público doado e mantido pela Prefeitura do município e não dispõe de condições para adquirir este equipamento. Recentemente a organização já conseguiu junto a comunidade, inclusive a Prefeitura, um fogão, um liquificador e outros materiais de cozinha onde são produzidos alimentos como a multimistura.

Dados - O trabalho envolve 27 líderes comunitários, 26 comunidades atendidas, cerca de 250 crianças e 200 famílias beneficiadas. Gavião é o 5º município com menor população entre os 417 municípios da Bahia com 4.561 moradores. Segundo dados do IBGE, em 2009, o Cartório de Registro Civil registrou 149 crianças e no mesmo ano 1.207 pessoas, a maioria crianças e adolescentes, foram matrículadas em instituição de ensino, destas 117 na pré-escola.

Sistema de Garantia dos Direitos - Fazem parte desse sistema: a família, as organizações da sociedade (instituições sociais, associações comunitárias, sindicatos, escolas, empresas), o Conselho de Direito, o Conselho Tutelar e as diferentes instâncias do poder público (Ministério Público, Juizado da Infância e da Juventude, Defensoria Pública, Secretaria de Segurança Pública).

Agecom
Prefeitura de Gavião-BA


Tags deste artigo: pastoral criança gavião bahia

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.