Ir para o conteúdo
ou

Logo noosfero

ODF Alliance Award

Furusho

TDF Planet

redirection forbidden: http://planet.documentfoundation.org/atom.xml -> https://planet.documentfoundation.org/atom.xml

BR.Linux.org

redirection forbidden: http://br-linux.org/feed -> https://br-linux.org/feed

Seja Livre!

redirection forbidden: http://sejalivre.org/feed/ -> https://sejalivre.org/feed/

Linux Feed

getaddrinfo: Name or service not known

Computerworld

getaddrinfo: Name or service not known

PC World

getaddrinfo: Name or service not known

IDG Now!

getaddrinfo: Name or service not known

Info

Invalid feed format.

Users SL Argentina

redirection forbidden: http://drupal.usla.org.ar/rss.xml -> https://cobalto.gnucleo.net/rss.xml

Tecno Libres - Cubas

redirection forbidden: http://gutl.jovenclub.cu/feed -> https://gutl.jovenclub.cu/feed

Linux Venezuela

Invalid feed format.

GNU/Linux Paranguay

Invalid feed format.

Soft Libre Honduras

Invalid feed format.

 Voltar a FREE SOFTWAR...
Tela cheia

V ENSOL - Cooperação é a chave para o desenvolvimento

21 de Julho de 2011, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 776 vezes

http://softwarelivre.org/articles/0029/5842/V_Ensol.jpeg?1296760478A abertura da quinta edição do Encontro de Software Livre da Paraíba (Ensol) promoveu o lema "liberdade ao extremo". O evento debateu a importância do espírito colaborativo e cooperativo frente ao paradigma da competição.

Na abertura do evento, realizada no final da tarde de ontem, 20 de julho, a palavra repetida por todos as autoridades foi "cooperação". De acordo com Marcos Mazoni, diretor-presidente do Serpro e coordenador do CISL, a cooperação deve ser o contraponto da competição. Ele falou por cerca de 10 minutos e iniciou uma discussão que foi fomentada pelos demais componentes da mesa.

De acordo com Mazoni, ao longo dos últimos anos, a primeira meta para a utilização de softwares de código aberto já foi atingida, que era tornar a tecnologia conhecida e reconhecida. "Deixou de ser utópico", esclareceu. Segundo ele, o momento atual é outro. "Não adianta muito mudar de tecnologia, se não mudar de filosofia. Ela tem de ser agregadora, valorizar o trabalho do outro e reconhecer o seu esforço. O mundo do software livre vive um momento crucial e precisa se firmar com a filosofia da cooperação, em contraponto à competição", disse.
A secretária de Planejamento da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Estelizabel Bezerra, concordou: "A informática agora não é de competidores, é dos colaboradores".
O diretor de TI de Itaipu, Marcos Siríaco, direcionou sua fala aos professores. "Peço que os professores sejam educadores. São vocês que devem explicar esta filosofia aos seus alunos. É o estímulo a pensar desta forma, que fará mudanças nesta geração", apontou.
Investimento em Software Livre é questão de soberania
Siríaco ainda destacou que em 2010, no Brasil, incluindo-se a iniciativa pública e privada, gastou-se 32 bilhões com licenças e investimentos em software proprietário. "É como se todo o agronegócio do Estado do Paraná trabalhasse o ano inteiro para pagar este déficit da TI do Brasil", comparou. "É muito injusto este cenário. Esse dinheiro vai todo para fora do país", lamentou.
O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, comentou os dados apresentados. "Imaginem pegar estes R$ 32 bilhões e investir no Nordeste, que poderia sair de seu atraso secular. Software Livre, definitivamente, é questão de soberania nacional", concluiu.
Ensol termina no sábado
Também presente na mesa de abertura, o coordenador geral do evento, Rodrigo Vieira, agradeceu ao Serpro, lembrando que desde a primeira edição do Ensol, a empresa se fez presente, inclusive patrocinando quatro das edições do evento. Até sábado, o Ensol é realizado na Estação Cabo Branco, em João Pessoa. O tema deste ano é "Liberdade ao Extremo", em referência à intensificação da cultura livre e também à localização do evento, próxima à Ponta do Seixas, ponto extremo do continente americano, o local mais ao oriente que é possível se chegar em terra.
Saiba mais em www.ensol.org.br.   

 
 
 
 

Tags deste artigo: joão pessoa anauac paraíba cooperação serpro ensol furusho

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.