Ir para o conteúdo
ou

Logo noosfero

ODF Alliance Award

Furusho

TDF Planet

redirection forbidden: http://planet.documentfoundation.org/atom.xml -> https://planet.documentfoundation.org/atom.xml

BR.Linux.org

redirection forbidden: http://br-linux.org/feed -> https://br-linux.org/feed

Seja Livre!

redirection forbidden: http://sejalivre.org/feed/ -> https://sejalivre.org/feed/

Linux Feed

getaddrinfo: Name or service not known

Computerworld

getaddrinfo: Name or service not known

PC World

getaddrinfo: Name or service not known

IDG Now!

getaddrinfo: Name or service not known

Info

Invalid feed format.

Users SL Argentina

redirection forbidden: http://drupal.usla.org.ar/rss.xml -> https://cobalto.gnucleo.net/rss.xml

Tecno Libres - Cubas

redirection forbidden: http://gutl.jovenclub.cu/feed -> https://gutl.jovenclub.cu/feed

Linux Venezuela

Invalid feed format.

GNU/Linux Paranguay

getaddrinfo: Name or service not known

Soft Libre Honduras

Invalid feed format.

 Voltar a FREE SOFTWAR...
Tela cheia

Última chamada: ajude a compor a lista das 5 distribuições que o BR-Linux deverá recomendar

22 de Dezembro de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 464 vezes

Prezados leitores: já no ano passado manifestei a intenção de publicar e manter uma lista de distribuições de Linux recomendadas para uso no desktop e similares pelos novos usuários e interessados; recebi calorosa participação de vocês no processo, e agora chegou o momento de uma consulta final antes que eu de fato componha e divulgue a lista.

Desde o princípio eu sei que a questão é polêmica, e que uma das alternativas seria simplesmente ir pelo meu próprio gosto, e aí fazer uma lista de 5 distribuições (com os links para download livre da ISO de instalação, documentação em português, comunidade nacional de usuários e recursos de suporte).


“Mas como o LFS não está na lista?”
 

Mas sei que a questão se reveste de zelo quase religioso para muitos, por isso ainda no ano passado iniciei as consultas à comunidade, com uma pergunta aberta: que distribuição você indicaria para que eu recomendasse? A questão gerou 169 respostas dos leitores, complementadas por mais 113 depois.

Eu passei alguns parâmetros, e um em especial eu quero frisar novamente:

Em especial, não estou selecionando distribuições para segurança, administração de sistemas, servidores, sistemas embarcados ou aprendizado. Estou selecionando distribuições desktop para indicar a novos usuários, e o faço tendo em vista o interesse imediato destes usuários, e não o fomento das distribuições escolhidas.

A intenção é indicar distribuições sobre as quais haja uma referência ou contato onde o novo usuário possa ir buscar a resposta às suas dúvidas, em português.

Apresentei também alguns critérios de comparação que pretendo observar:

  • Facilidade de obtenção, instalação e uso (exemplos: instalar por default a partir de Live CD, instalador gráfico, suporte facilitado para instalação via pen drive, etc.)
  • Atualização freqüente (frequência de lançamento de novas versões)
  • Tradução para nosso idioma (suportada desde a instalação)
  • Suporte a hardware
  • Comunidade brasileira atuante (especialmente on-line, com blogs, fóruns, agregadores, suporte a novos usuários…)
  • Recursos de suporte on-line (especialmente o comunitário) e documentação em português
  • Disponibilidade de download fácil das imagens ISO de instalação

Os quase 170 comentários dos leitores na ocasião foram muito interessantes, inclusive apontando para a possibilidade de criar outras listas de indicações no futuro, com escopos diferentes ou mais amplos, que incluam excelentes distribuições que certamente ficarão fora dessa. Aliás, se alguém mais for criar uma, com seus próprios critérios, não deixe de me enviar o link para que eu possa ajudar a divulgar também!

Mas no momento permaneço com meu projeto inicial, e as respostas recebidas do público até agora (incluindo uma segunda rodada com mais 113 comentários) indicam 5 nomes, sendo um deles (o quinto) incluído em uma categoria à parte, que é o das distribuições oriundas e mantidas pela comunidade nacional.

No momento, a lista é composta por:

  1. Ubuntu,
  2. Fedora,
  3. Mandriva,
  4. openSUSE e
  5. Big Linux.

Como propor alterações

Eu preciso novamente da ajuda de vocês. Em primeiro lugar, gostaria que quem tiver objeções à lista acima (cujas condições podem ter mudado ao longo deste ano) acrescente nos comentários as distribuições que desejar, ou diga se alguma delas deve ser retirada, sempre detalhando seus argumentos com base nos parâmetros e critérios acima – simplesmente expressar seu desejo, sem expor a razão à luz dos parâmetros e critérios desta seleção, ou tentando desviar para outro conjunto de critérios, terá bem menos efeito.

Um argumento forte para a substituição na lista seria a presença de uma distribuição que ao longo deste ano tenha ultrapassado alguma destas da lista (lembrando que a quinta da lista só “concorre” com as mantidas essencialmente no Brasil) em boa parte dos critérios de comparação apresentados ali em cima. Não sei se é o caso, mas quem quiser afirmar isso, por favor me indique também qual foi a que foi ultrapassada e deve sair da lista para a sua entrar, para que eu possa fazer uma avaliação mais objetiva depois.

A ajuda extra que as comunidades podem me oferecer: URLs atualizadas

Como complemento, para reduzir o risco de eu passar informações erradas ou incompletas, preciso que entusiastas das distribuições acima respondam, também nos comentários, as seguintes informações atualizadas sobre suas distribuições, preferencialmente apontando para URLs oficiais, perenes e com conteúdo em nosso idioma:

a) site oficial
b) site da comunidade nacional
c) site para download (oficial e link para a lista de mirrors)
d) guia ou apoio à instalação e configuração
e) principal fórum ou lista em português
f) URL de screenshots representativas
g) principal URL para encaminhar a quem precisar pedir ajuda sobre instalação e uso

Em uma futura etapa do processo, pretendo pedir à comunidade nacional de cada uma das distribuições escolhidas para que aponte um voluntário responsável por garantir que estas informações sejam mantidas atualizadas.

Agora é com vocês. Obrigado pela participação e colaboração!


Fonte: http://br-linux.org/2009/ultima-chamada-ajude-a-compor-a-lista-das-5-distribuicoes-que-o-br-linux-devera-recomendar/

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.