Ir para o conteúdo
ou

Logo noosfero

ODF Alliance Award

Furusho

TDF Planet

redirection forbidden: http://planet.documentfoundation.org/atom.xml -> https://planet.documentfoundation.org/atom.xml

Linux Magazine

getaddrinfo: Name or service not known

BR.Linux.org

redirection forbidden: http://br-linux.org/feed -> https://br-linux.org/feed

Seja Livre!

redirection forbidden: http://sejalivre.org/feed/ -> https://sejalivre.org/feed/

Linux Feed

getaddrinfo: Name or service not known

Computerworld

getaddrinfo: Name or service not known

PC World

getaddrinfo: Name or service not known

IDG Now!

getaddrinfo: Name or service not known

Info

Invalid feed format.

Users SL Argentina

redirection forbidden: http://drupal.usla.org.ar/rss.xml -> https://cobalto.gnucleo.net/rss.xml

Tecno Libres - Cubas

redirection forbidden: http://gutl.jovenclub.cu/feed -> https://gutl.jovenclub.cu/feed

Linux Venezuela

Invalid feed format.

GNU/Linux Paranguay

404 Not Found

Soft Libre Honduras

getaddrinfo: Name or service not known

 Voltar a FREE SOFTWAR...
Tela cheia

Sumiço e consequências: dificuldades administrativas no CentOS

30 de Julho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1760 vezes

Os mantenedores do CentOS publicaram uma carta aberta a Lance Davis, co-fundador do projeto, que aparentemente sumiu (voluntariamente? consta que o afastamento foi gradual) levando consigo o acesso a recursos importantes do projeto, como o próprio domínio CentOS.org e as receitas dos anúncios do site e das doações recebidas via Paypal - jamais contabilizadas publicamente, segundo consta em diversas manifestações desta quinta-feira no Planet CentOS.

O que o Slashdot descreve como uma ausência sem licença do mantenedor do CentOS.org, e observadores dos projetos de software comunitários com tendências à generalização (muitas vezes injusta) poderiam tentar caracterizar como uma SNAFU típica de projetos desorganizados, ou até mesmo traçar paralelos com fatos não totalmente similares enfrentados anteriormente pelos mantenedores do Gentoo, ou com a solução mais elegante adotada pelo Slackware durante afastamentos de seu líder Patrick Volkerding, certamente ainda dará bastante o que falar.

Mas o CentOS não é um projeto comunitário desorganizado, embora aparentemente tenha mesmo se metido em uma armadilha clássica de projetos comunitários: a dependência extrema em relação a recursos controlados por apenas uma pessoa-chave.

A carta aberta, que no momento está na capa do site CentOS.org, relata as tentativas de contato e as promessas não cumpridas, inclusive quanto a revelar a contabilidade das receitas recebidas. Os relatos no Planet CentOS dão mais detalhes, inclusive quanto a episódios relacionados ao registro do domínio.

A continuidade do CentOS não está ameaçada pela atitude de Lance, mesmo que ele não corrija ou explique as situações apresentadas - afinal, a maior parte dos recursos empregados em seu desenvolvimento provém de doações diretas e de trabalho voluntário.

O que percebo nas manifestações dos desenvolvedores é que eles lamentam a possibilidade de ter de abrir mão do domínio CentOS.org, e ter de reconhecer que os fundos recebidos via banners e nas doações via Paypal foram desviados para finalidades diferentes daquelas que os doadores e anunciantes tinham em mente.

Vamos aguardar, acompanhar e torcer para que um modelo de gestão mais solidamente embasado surja a partir do reconhecimento destas dificuldades.

A mensagem do Irado, abaixo, apresenta as URLs diretas de mais alguns detalhamentos.

Divergências na comunidade CentOS?: “em todos os lugares onde hajam pessoas (mais de uma) haverão momentos em que surgirão divergências. Na CentOS não poderia ser diferente, afinal os developers são pessoas como quaisquer outras, comem pizza, vão ao cinema, etc. Tempos atrás tivemos manifestação de dag wieers, que deixava o time de desenvolvedores mas não a comunidade: http://dag.wieers.com/blog/leaving-centos-team-not-centos-community agora temos carta aberta divulgada por orc_orc e assinada por vários outros membros: http://orcorc.blogspot.com/2009/07/sadly-open-letter-to-lance-davis.html onde as reclamações versam principalmente (IMHO, claro) sobre ações e atitudes despóticas de Lance Davis. Um outro desenvolvedor torna as coisas mais claras, aqui: http://misterd77.blogspot.com/2009/07/what-is-up-with-centos-project.html pequena variação sobre o mesmo tema, aqui nomina-se claramente essas ações, que vão desde o descaso para com as atividades do projeto até a não-apresentação das contas (DINHEIRO) sobre verbas possivelmente advindas de banners e doações para o projeto. Esse movimento/manifesto dos desenvolvedores - sempre IMHO, claro - possívelmente levará o projeto a um patamar mais elevado, com maior transparência, enfim, um novo impulso. É a renovação a caminho. BTW, o dominio centos.org provávelmente se perderá para a comunidade, uma vez que lance davis dele se apropriou indevidamente (segundo os demais desenvolvedores).” [Enviado por irado furioso com tudo (iradoΘglobecom·net) - referência (orcorc.blogspot.com).]

Saiba mais (lwn.net).


Fonte: http://br-linux.org/2009/sumico-e-consequencias-dificuldades-administrativas-no-centos/

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.