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Tela cheia

Reconstrução facial músculo a músculo com Blender

31 de Maio de 2012, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 983 vezes

Enviado por Cícero Moraes (contatoΘciceromoraes·com·br):

“Reconstruí uma face a partir da caveira de um antigo italiano, escavada em um campo de Trento. O método utilizado foi o Manchester, que é um misto do método americano (profundidade de tecido) com o método russo (baseado na musculatura facial).

Pontos da profundidade de tecido de um caucasiano magro foram distribuídos pela caveira, em seguida foram modelados os músculos proncipais da face. Por fim a pele, cabêlos e pelos foram clocados.

O trabalho só foi possível por conta da disponibilização da nuvem de pontos, que consegui diretamente com os arqueólogos italianos que escavaram o campo onde estava a caveira.

Todo o processo foi feito com software de código aberto.

Nuvem de pontos: Arc Team ( [arc-team-open-research.blogspot.com/…] )

Softwares e SO: Bundler (nuvem de pontos), MeshLab (converter a nuvem de pontos em malha 3D), Blender 3D para modelar músculos e pele, Inkscape (para estudar o tecido antes de modelar) and Gimp (para fazer as texturas). Ubuntu 12.04.

Mais detalhes no link: [ciceromoraes.com.br/…]

Espero que apreciem. Grande abraço!” [referência: ciceromoraes.com.br]


Fonte: http://br.linux.feedsportal.com/c/34277/f/623547/s/1fe1e550/l/0Lbr0Elinux0Borg0C20A120Creconstrucao0Efacial0Emusculo0Ea0Emusculo0Ecom0Eblender0C/story01.htm

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