Ir para o conteúdo
ou

Logo noosfero

ODF Alliance Award

Furusho

TDF Planet

redirection forbidden: http://planet.documentfoundation.org/atom.xml -> https://planet.documentfoundation.org/atom.xml

BR.Linux.org

redirection forbidden: http://br-linux.org/feed -> https://br-linux.org/feed

Seja Livre!

redirection forbidden: http://sejalivre.org/feed/ -> https://sejalivre.org/feed/

Linux Feed

getaddrinfo: Name or service not known

Computerworld

getaddrinfo: Name or service not known

PC World

getaddrinfo: Name or service not known

IDG Now!

getaddrinfo: Name or service not known

Info

Invalid feed format.

Users SL Argentina

redirection forbidden: http://drupal.usla.org.ar/rss.xml -> https://cobalto.gnucleo.net/rss.xml

Tecno Libres - Cubas

redirection forbidden: http://gutl.jovenclub.cu/feed -> https://gutl.jovenclub.cu/feed

Software Libre Peru

Linux Venezuela

Invalid feed format.

GNU/Linux Paranguay

getaddrinfo: Name or service not known

Soft Libre Honduras

Invalid feed format.

 Voltar a FREE SOFTWAR...
Tela cheia

Opinião do leitor: Será mesmo que você usa software livre?

30 de Junho de 2014, 8:30 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 544 vezes

Enviado por Juliano Ramos (julianoΘtux4·com·br):

“Aqui em nossas terras tupiquinis tivemos uma grande disseminação do software livre principalmente pelos programas de inclusão digital que se iniciaram à uns sete anos atrás e pela adoção de algumas camadas governamentais. As comunidades começaram a pipocar na rede e o bom trabalho das distros user-friend começaram a consolidar o sistema operacional Gnu/Linux como viável e não somente a opção "Gratuita" como muitos pensavam.

Acontece que a atenção ao conceito de software livre tem se dissipado aos poucos. Distribuições são carregadas de software proprietário (Plugins, módulos - Drivers, aplicativos) além de uma busca incansável de alguns para a compatibilidade com os padrões proprietários.

Eu acredito na filosofia do Software livre e na fundação FSF. Não sou radical como Stallman, mas concordo em muito com ele sobre o uso cada vez maior de apps proprietários nas distribuições de "Software livre".

Atualmente estou usando a distribuição 100% livre Trisquel; para isto, tive que comprar um adaptador wifi externo porque meu notebook Samsung vem com uma placa que só funciona com driver proprietário (Centrino) e eu optei em não aceitar isto.

Eu poderia colocar um repositório do ubuntu e instalar o dito cujo; mas neste caso, estaria apoiando a empresa que continuaria criando soluções fechadas para seus produtos. Uso a maior ferramenta que tenho disponível contra esta atitude "proprietária", não consumo mais seus produtos fechados.

Usar uma distribuição deste modo exige buscar alternativas para o dia-a-dia, mas com mais usuários e apoio aos desenvolvedores, estas alternativas são aceleradas. Por exemplo: O Gnash está excelente na minha opinião para assistir vídeos em flash (Site do youtube por exemplo); além disto, faço parte de um grupo que acessa o www.youtube.com.br/html5 - Quanto mais usuários, maior será a atenção do google em converter seu formato atual.

Aqui na rede, alterei a visualização dos vídeos (que antes só carregavam em um applet) de modo que agora consigo ver os vídeos com o gnash (antes não era possível).

Converti meus vídeos e músicas para um formato livre e tive uma grande surpresa em diminuir o tamanho de um vídeo de 64 mb para 16mb e perceber a mesma qualidade. (Mp4 para Ogv).

Às vezes eu observo alguns usuários instalando o playonlinux, rodando o Microsoft Office, instalando o Skype, rodando até o IE pelo wine e me pergunto: Por quê ele não migra de vez para o Windows?

Se você utiliza software livre pela liberdade, observe se sua distribuição é compatível com o que você acredita e prega. Muitos usam Gnu/Linux porque acham seguro, rápido e estável e não estão nem ai se é software livre ou não (Eu respeito isto); mas se você carrega seu sistema com wallpaper (Sou livre! uso Gnu/Linux) e está aprisionado a um módulo (Wifi) por exemplo. Reveja seus conceitos.” [referência: rede.tux4.com.br]

O artigo "Opinião do leitor: Será mesmo que você usa software livre?" foi originalmente publicado no site BR-Linux.org, de Augusto Campos.


Fonte: http://br-linux.org/2014/01/opiniao-do-leitor-sera-mesmo-que-voce-usa-software-livre.html

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.