Ir para o conteúdo
ou

Logo noosfero

ODF Alliance Award

Furusho

TDF Planet

redirection forbidden: http://planet.documentfoundation.org/atom.xml -> https://planet.documentfoundation.org/atom.xml

BR.Linux.org

redirection forbidden: http://br-linux.org/feed -> https://br-linux.org/feed

Seja Livre!

redirection forbidden: http://sejalivre.org/feed/ -> https://sejalivre.org/feed/

Linux Feed

getaddrinfo: Name or service not known

Computerworld

getaddrinfo: Name or service not known

PC World

getaddrinfo: Name or service not known

IDG Now!

getaddrinfo: Name or service not known

Info

Invalid feed format.

Users SL Argentina

getaddrinfo: Name or service not known

Tecno Libres - Cubas

redirection forbidden: http://gutl.jovenclub.cu/feed -> https://gutl.jovenclub.cu/feed

Linux Venezuela

Invalid feed format.

GNU/Linux Paranguay

getaddrinfo: Name or service not known

Soft Libre Honduras

Invalid feed format.

 Voltar a FREE SOFTWAR...
Tela cheia

Nagios e o software livre: Demanda por desenvolvedores está em alta

10 de Março de 2011, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1074 vezes

Cloud computing e aplicativos móveis continuam a ser o principal foco comercial dos chamados software de código aberto (Open Source Software), é o que acredita Ethan Galstad, pai e criador do Nagios, a ferramenta de monitoramento OSS mais usada em todo o mundo. “Acredito que iremos ver essa tendência por um bom tempo”, revela Ethan. “Nos Estados Unidos, por exemplo, o setor médico é uma área que pode certamente se beneficiar do desenvolvimento de soluções Open Source viáveis  financeiramente, seguras e transparentes.

O uso de soluções OSS nesta área dominada pelo uso de software proprietário deve crescer rapidamente”, completa o especialista que está com sua primeira viagem ao Brasil marcada para o mês de abril, para participar da 1ª Nagios World Conference, promovida pela OpServices (http://www.opservices.com.br), em São Paulo.

http://convergenciadigital.uol.com.br/media/foto_ethan-galstad.jpg

Para Ethan, o futuro do software livre está mais claro do que nunca. Com a tecnologia cada vez mais presente nos negócios e na vida das pessoas, há na mesma proporção uma crescente necessidade de soluções flexíveis, intuitivas, seguras, colaborativas, e com bom custo benefício. “As ferramentas open source atendem a estas demandas, e as pessoas estão encontrando nos OSS opções atrativas desde um browser até ferramentas mais especializadas, como o Nagios”, destaca.

Uma crescente demanda pela evolução tecnológica cria a necessidade de aplicativos adicionais e consequentemente, desenvolvedores. “O modelo de desenvolvimento de software livre fornece uma importante porta de entrada para profissionais iniciantes neste mercado. Nossa experiência nos ensinou que os trabalhos com OSS, realizados em grupos distribuídos globalmente, possibilitam compreender diferenças culturais, e trazem muitos benefícios aos profissionais que ingressam na área de desenvolvimento”, revela.

Novidades

O ano de 2010 foi de muitas atividades para a comunidade Nagios (HTTP://www.nagios.org). Em 2011, o ritmo continua acelerado, com diversos projetos novos. A afirmação é do pai e criador da ferramenta desenvolvida para monitorar e gerenciar TI, com mais de 400 mil usuários em todo o mundo, o norte-americano Ethan Galstad.

“São recebidos semanalmente diversos complementos à ferramenta, acrescentando novos aplicativos aos mais de dois mil projetos registrados, desde sua criação, em 1999. Os administradores de Nagios têm atualmente mais ferramentas e opções disponíveis para fazer suas implementações funcionarem melhor do que nunca”, destaca Ethan, que já está com sua primeira viagem ao Brasil marcada para o começo do mês de abril.

Estão sendo desenvolvidos muitos novos aplicativos para Nagios com código aberto. Um deles é a ferramenta de para a transferência de checagens passivas (NRDP), outro é um novo "add-on" destinado aos processos de negócios (Nagios BPI), e uma nova interface web desenvolvida em PHP (Nagios V-Shell), além de diversos novos pugins. “Nos já iniciamos também os trabalhos acerca da nova ferramenta de configuração web em PHP para o Nagios”, revela o criador e desenvolvedor.

No momento, membros da comunidade estão trabalhando no núcleo da ferramenta e em outros novos plugins bem como algumas das melhorias são contribuições da base de membros regulares. “O núcleo Nagios recebeu melhorias com objetivo de melhorar sua performance, e interfaces padrão irão receber um novo visual em breve”, destaca.

No lado comercial, a Nagios Enterprises acabou de lançar um projeto de treinamento oficial. Aulas presenciais em grupo acontecem regularmente, e tambem são oferecidas pela internet. E, em breve, serão iniciadas aulas individuais. A empresa planeja também implementar a certificação oficial em Nagios até o final de 2011.  Além disso, destaca Ethan,  “estamos bem atarefados desenvolvendo soluções em relatórios para nossos clientes – inclusive novas ferramentas de assistência de configuração e monitoramento distribuído, bem como “failover solutions” – um segundo Nagios instalado para evitar queda total do sistema.


Nagios Conference no Brasil

Este ano, a 1ª Conferência oficial sobre Nagios vai ser no Brasil, em São Paulo, capital. Estados Unidos e Itália podem também sediar uma conferência a cada ano, mas ainda não há confirmação. De acordo com Ethan, a conferência na América Latina promove uma empolgante oportunidade de escutar os muitos usuários de Nagios na região. Detalhes e inscrições para o evento que é organizado pela OpServices (HTTP://www.opservices.com.br) podem ser obtidas no site http://www.monitoringconferencelatinamerica.com

“Descobri que mesmo o e-mail ajudando muito na comunicação, quando o assunto é ferramenta open source, nada se compara a encontrar e conversar pessoalmente. É também uma ótima oportunidade de entender melhor as necessidades dos usuários de Nagios e dos profissionais de TI da América Latina”, revela.

Para ele, conferências como esta costumam oferecer aos profissionais de TI insights e dicas acerca das melhores práticas por desempenho, escalabilidade, usabilidade, e um melhor entendimento sobre as razões e métodos de monitoramento. “A oportunidade de encontrar e conversar com outros especialistas no tema pode promover um tremendo benefício aos profissionais de TI”, destaca.

Assessoria de Imprensa.

* fonte: Convergência Digital


Tags deste artigo: nagios ethan cloud computing open source furusho

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.