Ir para o conteúdo
ou

Logo noosfero

ODF Alliance Award

Furusho

TDF Planet

redirection forbidden: http://planet.documentfoundation.org/atom.xml -> https://planet.documentfoundation.org/atom.xml

BR.Linux.org

redirection forbidden: http://br-linux.org/feed -> https://br-linux.org/feed

Seja Livre!

redirection forbidden: http://sejalivre.org/feed/ -> https://sejalivre.org/feed/

Linux Feed

getaddrinfo: Name or service not known

Computerworld

getaddrinfo: Name or service not known

PC World

getaddrinfo: Name or service not known

IDG Now!

getaddrinfo: Name or service not known

Info

Invalid feed format.

Users SL Argentina

redirection forbidden: http://drupal.usla.org.ar/rss.xml -> https://cobalto.gnucleo.net/rss.xml

Tecno Libres - Cubas

redirection forbidden: http://gutl.jovenclub.cu/feed -> https://gutl.jovenclub.cu/feed

Software Libre Peru

Linux Venezuela

Invalid feed format.

GNU/Linux Paranguay

getaddrinfo: Name or service not known

Soft Libre Honduras

Invalid feed format.

 Voltar a FREE SOFTWAR...
Tela cheia

HP anunciou que liberará o código-fonte do webOS, e será um projeto em Open Source

14 de Dezembro de 2011, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 892 vezes

http://www.linuxnewmedia.com.br/images/uploads/news/webos.jpgA Hewlett-Packard anunciou que liberará o código-fonte do webOS, o sistema operacional do smartphone Palm Pre e do tablet TouchPad (ambos descontinuados), como um projeto em código aberto. A HP não deu detalhes se cederá o webOS a uma fundação existente, ou se criará uma nova organização para gerir o projeto. A empresa afirmou que planeja ser uma participante ativa e investidora no projeto que buscaria "uma governança boa, transparente e inclusiva, para evitar fragmentação".

A HP também não ofereceu detalhes sobre qual licença planeja liberar o código do webOS, afirmando apenas que será uma "licença de código aberto". No anúncio, a empresa também afirma que planeja abrir o código do framework de aplicativos ENYO em um "futuro próximo" e vai apresentar um plano para os "componentes restantes do espaço de usuário" no mesmo período.

Atualmente, não existem fabricantes ou fornecedores de hardware vendendo dispositivos operando com o webOS. A HP descontinuou todo o seu hardware operando com webOS ainda no começo desse ano, e e seus planos para usar o sistema em impressoras ou como um sistema operacional alternativo de "quick boot" para PCs não resultou em nada.

O sistema operacional baseado em Linux usa HTML, CSS e JavaScript extensivamente em sua camada de aplicativos e já integra contatos do Gmail, Yahoo, Facebook, LinkedIn e outros sistemas de mensagens através do sistema Synergy. A CEO da HP, Meg Whitman, afirmou que o "webOS é a única plataforma desenvolvida desde o princípio para dispositivos móveis, conectada à nuvem e escalonável", quando anunciou os novos planos da empresa para o sistema.

A HP adquiriu os criadores do webOS, a empresa Palm, em abril de 2010 por 1,2 bilhões de dólares, e anunciou o HP TouchPad nos meses seguintes. O tablet HP TouchPad é ironicamente um tablet muito popular, mas só conseguiu essa façanha após vender os dispositivos a preços baixíssimos, para limpar seu estoque do produto, que anunciou em agosto desse ano que seria descontinuado. Até o momento uma série de hackers e modders vem se concentrando em portar o sistema operacional Android para o aparelho, uma vez que o webOS estava sob licenças proprietárias (apesar de possuir componentes GPL).

Fonte: h-online, em inglês.

* fonte: Linux Magazine


Tags deste artigo: tablet linkedin facebook gmail hp webos google whitman smartphone furusho yahoo palm

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.