Ir para o conteúdo
ou

Logo noosfero

ODF Alliance Award

Furusho

TDF Planet

redirection forbidden: http://planet.documentfoundation.org/atom.xml -> https://planet.documentfoundation.org/atom.xml

BR.Linux.org

redirection forbidden: http://br-linux.org/feed -> https://br-linux.org/feed

Seja Livre!

redirection forbidden: http://sejalivre.org/feed/ -> https://sejalivre.org/feed/

Linux Feed

getaddrinfo: Name or service not known

Computerworld

getaddrinfo: Name or service not known

PC World

getaddrinfo: Name or service not known

IDG Now!

getaddrinfo: Name or service not known

Info

Invalid feed format.

Users SL Argentina

redirection forbidden: http://drupal.usla.org.ar/rss.xml -> https://cobalto.gnucleo.net/rss.xml

Tecno Libres - Cubas

getaddrinfo: Name or service not known

Linux Venezuela

Invalid feed format.

GNU/Linux Paranguay

getaddrinfo: Name or service not known

Soft Libre Honduras

Invalid feed format.

 Voltar a FREE SOFTWAR...
Tela cheia

Descobrindo o Linux: Novatec publica a 3a. edição do livrão de Linux – Ganhe seu exemplar

31 de Julho de 2012, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1609 vezes

924 páginas. O tamanho do livro “Descobrindo o Linux” é um testemunho à sua abrangência e à profundidade com que aborda os temas, e merece o destaque da abertura desta desenha.

924. Páginas.

A 3ª edição do livro de João Eriberto Mota Filho dá continuidade às anteriores, mas foi revisada e (muito evidentemente – mencionei que são 924 páginas?) ampliada para tratar da série de tópicos que são relevantes para entender, configurar e operar um sistema Linux moderno.

O livrão usa como base o Debian em seus exemplos, mas na página 81 o autor achou inportante incluir a pergunta: “Este livro é sobre o Debian?”, e eu acho importante incluir sua resposta, com a mesma ênfase: “NÃO!”. A maior parte dos conceitos é aplicável indistintamente a outras distribuições, e em várias ocasiões as diferenças aplicáveis a elas são mencionadas de forma específica.

É difícil resenhar em curto espaço uma obra com este volume de informação, então vou logo para a conclusão, dizendo que gostei. É uma boa obra de referência, e se for seguida como livro-texto, também permite ter um bom entendimento para o uso do Linux, ou mesmo para tentar alguma certificação profissional. Fora isso, o que me cabe é tentar transmitir a você quais os assuntos tratados no compêndio.

O sistema é apresentado “de dentro pra fora”, iniciando por capítulos dedicados a componentes como discos, memória virtual, sistemas de arquivo, estrutura de diretórios e a sequência do boot.

Em seguida começa a atenção ao processo de instalação: requisitos, a instalação em si, o funcionamento e convenções do sistema, os ajustes pós-instalação, navegação entre diretórios, conceitos de usuário, grupo e processos, e mais. Isso conclui a primeira parte do livro, que ocupa cerca de 30% do seu conteúdo.

A partir daí começa uma parte dedicada aos fundamentos do uso mais prático, voltada aos comandos de gerência do sistema, incluindo o boot, a gerência de pacotes (sim, com pacotes Debian e também RPM!), os recursos essenciais do shell (wildcards, caracteres especiais, man, etc.), operações com arquivos, usuários, memória, processos, hardware, kernel e rede.

Em seguida vêm os conceitos de uso avançado: permissões, pipes e redirecionamentos, scripts shell, os logs nossos de cada dia, gestão de serviços do sistema, agendamento com cron, montagem e formatação, e um belo capítulo voltado à recuperação de desastres..

Este é o ponto em que são introduzidas as operações mais complexas realizadas pelo usuário, incluindo a configuração do ambiente gráfico, as várias formas de lidar com arquivos compactados, as instalações de programas a partir de compilação do código-fonte, quotas, monitoramento, particionamento e uso de gerenciamento de volumes (LVM), paravirtualização e virtualização.

Fechando a sequência vêm um conjunto de capítulos de interesse específico dos usuários de Debian, e outro (de 7 capítulos) que trata de redes, desde o básico da conectividade e passando por aspectos como acesso remoto, compartilhamento de discos, administração de servidor web e mais.

Entre os apêndices, destaque para um que apresenta uma longa lista de jogos para o Linux. Quem disse que não tem? ツ

Ganhe seu exemplar

A Novatec disponibilizou um exemplar para eu sortear entre os leitores do BR-Linux. Para participar até a meia-noite da próxima quinta-feira, 2/8/12, você pode usar 2 formas diferentes, mas não mais do que uma vez em cada uma delas, por pessoa:

a) mencionar aqui nos comentários que distribuição recomendaria a alguém que queira hoje aprender como usar o Linux no desktop, e por que (não precisa escrever um livro: 3 linhas no formulário está ótimo, e se eu suspeitar que você copiou o argumento de outro participante, anularei sua participação silenciosamente), e/ou

b) Postar no Twitter: Estou concorrendo ao livrão Descobrindo o Linux, que o @brlinuxblog e a @novateceditora estão sorteando: http://br-linux.org/?p=44058

Cada participação nos termos acima irá gerar um número que eu sortearei, com ajuda do random.org, na sexta-feira. Divulgarei o resultado no BR-Linux dando um prazo de 3 dias úteis para o sorteado entrar em contato informando o endereço postal no Brasil para onde a Novatec deverá remeter seu exemplar. Os casos omissos ou excepcionais serão resolvidos soberanamente pela administração do BR-Linux.




Fonte: http://br.linux.feedsportal.com/c/34277/f/623547/s/21e5c221/l/0Lbr0Elinux0Borg0C20A120Cdescobrindo0Eo0Elinux0Enovatec0Epublica0Ea0E3a0Eedicao0Edo0Elivrao0Ede0Elinux0Eganhe0Eseu0Eexemplar0C/story01.htm

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.