Ir para o conteúdo
ou

Logo noosfero

ODF Alliance Award

Furusho

TDF Planet

redirection forbidden: http://planet.documentfoundation.org/atom.xml -> https://planet.documentfoundation.org/atom.xml

BR.Linux.org

redirection forbidden: http://br-linux.org/feed -> https://br-linux.org/feed

Seja Livre!

redirection forbidden: http://sejalivre.org/feed/ -> https://sejalivre.org/feed/

Linux Feed

getaddrinfo: Name or service not known

Computerworld

getaddrinfo: Name or service not known

PC World

getaddrinfo: Name or service not known

IDG Now!

getaddrinfo: Name or service not known

Info

Invalid feed format.

Users SL Argentina

redirection forbidden: http://drupal.usla.org.ar/rss.xml -> https://cobalto.gnucleo.net/rss.xml

Tecno Libres - Cubas

redirection forbidden: http://gutl.jovenclub.cu/feed -> https://gutl.jovenclub.cu/feed

Linux Venezuela

Invalid feed format.

GNU/Linux Paranguay

Invalid feed format.

Soft Libre Honduras

Invalid feed format.

 Voltar a FREE SOFTWAR...
Tela cheia

Dataprev investe em tecnologia livre

28 de Julho de 2011, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1443 vezes

http://nickmartins.com.br/atualidades/wp-content/uploads/2011/05/concurso-dataprev1.jpgEsse ano, a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), publicou a Instrução Normativa 01, que dispos sobre os procedimentos para o desenvolvimento, a disponibilização e o uso de aplicações hospedadas no Software Público Brasileiro. A iniciativa mostra a importância que o tema alcançou no governo federal. A Dataprev segue essa diretriz há muito tempo, desde o ínício do projeto Cacic em 2005, sendo inclusive, pioneira na inserção desta aplicação no Portal do Software Público. Acompanhe na entrevista com o gerente da Unidade Desenvolvimento Software Livre (UDSL), Érico Ferreira, as principais iniciativas da empresa no desenvolvimento de soluções livres.

http://portal.dataprev.gov.br/wp-content/uploads/2011/07/101015_Tela_Inicial_CAJU_editada_380x171.jpg
DTPNet - Como o Software Livre se incorporou às rotinas e processos na Dataprev?
Érico - O início de uma experiência na área de Software Livre teve início há, aproximadamente, dez anos, quando técnicos resolveram substituir o sistema operacional dos computadores da empresa e de algumas procuradorias do INSS, que passou do sistema proprietário Novell Netware para a solução livre Linux. O objetivo era ter um domínio maior do sistema (já que o Linux tem código aberto), maior atualização tecnológica e economia de custos, o que realmente aconteceu pois tivemos redução de gastos com licenças e atualizações.

Depois disso, outras ações foram implementadas como a adoção do servidor Samba, que permite o gerenciamento e compartilhamento de recursos em redes formadas por computadores com o Windows, do servidor proxy Squid, que permitiu controlar os acessos à internet, identificando quem fazia mau uso da ferramenta, do Concurrent Versions System (CVS), ferramenta de apoio ao desenvolvimento de software (A Dataprev, inclusive, virou referência na utilização da ferramenta na área governamental), entre outros.

DTPNet - E de que forma as soluções livres foram institucionalizadas dentro da empresa?
Érico - Como o Software Livre vinha crescendo, sentiu-se a necessidade de estruturar um setor para organizar e disseminar novas propostas. Por isso, no início dos anos 2000, foi criada uma Coordenação Geral de Software Livre, que, posteriormente, se transformou na Unidade Desenvolvimento Software Livre (UDSL) com foco no desenvolvimento de soluções em tecnologia livre sobretudo para a área-meio e no incentivo do uso do SL em outras unidades.

DTPNet - Hoje como está o desenvolvimento de soluções em SL na empresa?
Érico - Já desenvolvemos diversas soluções com tecnologia livre, entre elas o Configurador Automático e Coletor de Informações Computacionais (Cacic), pirmeiro programa a integrar o Portal do Software Público; o Controlador Centralizado do Ambiente de Rede (Cocar), a TV Digital Social e o Sistema de Gerenciamento do Atendimento (SGA Livre).

Atualmente, estamos desenvolvendo o Sistema de Gestão de Frequência (SisGF), para o controle de ponto dentro da empresa; o Controle e Acompanhamento Jurídico (Caju), que fará o gerenciamento de atividades, mapeamento e controle das demandas e produção de relatórios para o jurídico; o correio eletrônico Expresso, que substituirá o Exchange entre outros.

 

 

 

O novo Expresso é outro software livre em desenvolvimento

 

 

DTPNet - Além do incentivo dentro da empresa, como a Dataprev vem apoiando as iniciativas em SL?
Érico - Fazemos parte do Comitê Técnico de Implementação de Software Livre (Cisl) e patrocinamos eventos na área já há algum tempo. A empresa já foi patrocinadora do Fórum Internacional Software Livre (Fisl), do Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico (Consegi), do Encontro Nacional do BROffice, da Conferência Latino-Americana de Software Livre (Latinoware ),da PostgreSQL Conference (PGCon). Desde 2009, a empresa investiu aproximadamente R$ 332 mil nesses eventos. Além de ser um momento de troca de experiência, esses encontros são uma oportunidade de capacitação de nosso pessoal por meio de palestras e cursos com especialistas na área. Infelizmente por restrições orçamentárias, nem sempre a empresa pode patrocinar todos os eventos que gostaria.

Curso sobre o Cacic ministrado durante o Fisl

Postada por: Érico José Ferreira, erico.ferreira at dataprev.gov.br

* fonte: Dataprev


Tags deste artigo: furusho dataprev érico

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.