Ir para o conteúdo
ou

Logo noosfero

ODF Alliance Award

Furusho

TDF Planet

redirection forbidden: http://planet.documentfoundation.org/atom.xml -> https://planet.documentfoundation.org/atom.xml

BR.Linux.org

redirection forbidden: http://br-linux.org/feed -> https://br-linux.org/feed

Seja Livre!

redirection forbidden: http://sejalivre.org/feed/ -> https://sejalivre.org/feed/

Linux Feed

getaddrinfo: Name or service not known

Computerworld

getaddrinfo: Name or service not known

PC World

getaddrinfo: Name or service not known

IDG Now!

getaddrinfo: Name or service not known

Info

Invalid feed format.

Users SL Argentina

redirection forbidden: http://drupal.usla.org.ar/rss.xml -> https://cobalto.gnucleo.net/rss.xml

Tecno Libres - Cubas

redirection forbidden: http://gutl.jovenclub.cu/feed -> https://gutl.jovenclub.cu/feed

Software Libre Peru

Linux Venezuela

Invalid feed format.

GNU/Linux Paranguay

getaddrinfo: Name or service not known

Soft Libre Honduras

Invalid feed format.

 Voltar a FREE SOFTWAR...
Tela cheia

1º Encontro Nacional de Municípios

1 de Janeiro de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1523 vezes

Este evento foi organizado e realizado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão com o objetivo de trazer ao conhecimento dos gestores públicos municipais informações sobre o Software Público, projeto encabeçado por esta instituição. O trabalho de trazer informações sobre os softwares disponíveis no portal do Software Público e considerando a sua adoção pelas prefeituras representaria um grande avanço, não apenas nos quesitos econômicos, como também no aumento da produtividade e melhorias de processo.

A participação do BrOffice.org ocorreu no dia 29/10, num bloco iniciado por mim, falando do processo de migração em geral para prefeituras, e terminando com o Jomar Silva, diretor do capítulo brasileiro do ODF Alliance, falando a respeito de padrões e o ODF. Na minha palestra procurei salientar a questão da migração com investimentos e demonstrando que mesmo assim a migração sai mais barata que as licenças, passando por questões como economicidade e responsabilidade social. Na sequencia, o Jomar falou sobre os padrões, mostrando uns slides sensacionais sobre “gambiarras” e fatal de padrões, além da preocupação necessária pelo formato de arquivo, o ODF. Ao final, foi um bate-papo entre nós dois e a plateia, animada com a participação. Minha apresentação encontra-se no final deste post.

No encontro, ao ver que metade das 160 pessoas presentes eram de prefeitura, me senti realmente preocupado ao notar o tamanho do mercado que falamos (o Brasil tem 5564 prefeituras), sendo que uns 30% estão receptivos à este trabalho (leia-se: ter disposição política e visão de investimento no projeto), principalmente se for através do Mercado Sustentável, o canal desenvolvido por nós para garantir o desenvolvimento do BrOffice.org e outros projetos de base dentro do universo do software livre.

Ainda no evento, tive a oportunidade de conversar com o Eduardo, do Ministério do Planejamento, responsável pelo desenvolvimento e suporte do Software Público, onde debatemos sobre a incorporação do BrOffice.org no projeto, e sua preocupação sobre a expansão do Software Público de brasileiro para latino-americano, visto que nos países vizinhos ao Brasil temos uma forma de implementação “mais radical”, pois quando implementam o projeto de Software Público em seus países o processo é mais rápido, talvez pelo fato de já contar com as experiências brasileiras. De qualquer forma, penso que uma “validação” como esta para o BrOffice.org pode ajudar em outras frentes ao projeto.

De qualquer forma, acredito que este foi um GRANDE evento, permitindo que a informação chegasse a um número considerável de prefeituras e com certeza é um assunto que deve ser tratado DENTRO do BrOffice.org com prioridade. Precisamos pensar em um grupo de usuários de prefeituras em parceria com o 4CMBr. Se você é de uma prefeitura e quer ajudar, me contate. ;-)

* fonte: Blog de filhocf


Tags deste artigo: alliance iso nbr broffice cláudio furusho odf jomar 26300

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.